Buscar

AD1 2018 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 10 
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
PERÍODO - 2018/1º
Disciplina: FUNDAMENTOS DE FINANÇAS
Coordenadora da Disciplina: ANA LUIZA BARBOSA DA COSTA VEIGA
ALUNO: Leonardo Rodrigues Bastos MATR: 13215060493
1ª questão (1,5 ponto) Defina cada um dos termos
A. Empresa individual
R: É uma empresa onde há apenas um sócio, não havendo problemas de conflitos e interesse.
B. Sociedade Limitada 
R: Sociedade Limitada é um tipo específico de empresa em que os sócios não podem ser responsabilizados pelos prejuízos advindos da atividade da sociedade para além das suas participações (cotas), salvos em casos especiais, previsto em lei, como abuso da personalidade jurídica. 
C. Sociedade Anônima
R: Segundo Brigham (1999, p. 9), sociedade anônima é uma entidade legal (pessoa jurídica) autorizada por uma das escalas de governo, separada e distinta dos seus proprietários e gerentes, com duração ilimitada, propriedade de fácil transferência e responsabilidade limitada.
2ª QUESTÃO (1,5 ponto). Assinale a resposta certa
Nas afirmativas sobre as organizações e seus stakeholders a seguir:
 I – Como nem sempre o interesse de um stakeholder converge para as intenções da organização, as tensões e os conflitos são inevitáveis. 
II – O diálogo com os stakeholders ocorre com mais frequência e intensidade conforme os interesses da organização em persuadir e manipular a opinião pública.
III – O aumento da crítica às atuações empresariais e a maior vigilância da sociedade vêm estimulando as práticas de entendimento entre as organizações e seus stakeholders. 
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
R: (A) I, apenas. 
O Lucro Presumido é assim caracterizado pois resulta de uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano-calendário, à apuração do lucro real. O imposto de renda é devido trimestralmente.
Enquanto que o Lucro Real é caracterizado por ser determinado pela base de cálculo do imposto sobre a renda apurada segundo registros contábeis e fiscais do lucro, mediante adições e exclusões ao lucro líquido do período de apuração (trimestral ou anual) do imposto e compensações de prejuízos fiscais autorizadas pela legislação do imposto de renda. 
R: B) Lucro Presumido e Lucro Real. 
O mercado financeiro pode ser classificado como primário ou secundário, dependendo do momento da negociação do título no mercado. O lançamento de um novo ativo financeiro ocorre no mercado primário. No mercado secundário ocorrem as
negociações posteriores, em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão, envolvendo compras e vendas de títulos já lançados entre investidores
4. Uma das principais funções do mercado é possibilitar que as companhias ou outros emissores de valores mobiliários, com o intuito de viabilizar projetos de investimento, captem recursos diretamente do público investidor em condições mais vantajosas do que as oferecidas pelos empréstimos e financiamentos bancários. O Mercado de capitais é dividido em Mercado Primário e Mercado Secundário. Sabendo disso, assinale a alternativa correta sobre o Mercado secundário:
O mercado secundário é o local onde os investidores negociam e transferem entre si os valores mobiliários emitidos pelas companhias.
3ª QUESTÃO (1,5 ponto) Cite as três razões pelas quais a maximização do lucro não é consistente com a maximização dos acionistas.
O proprietário administrador pode decidir trabalhar menos ou optar por receber um salario maior
Outro conflito potencial entre a administração e os acionistas da empresa ocorre quando se tenta uma aquisição alavancada. Uma aquisição alavancada ocorre quando um grupo que administra a empresa consegue uma linha de crédito para tentar comprar ações que ainda não pertencem ao grupo, para obter o controle acionário da empresa. A seguir, transformam-na de sociedade anônima aberta em sociedade fechada. O grupo que administra a empresa quer que o preço das ações seja mantido baixo até a concretização do negócio (compra das demais ações), enquanto os demais acionistas querem a valorização de suas ações ordinárias.
A remuneração dos administradores financeiros não deve estar vinculada à obtenção de lucros maiores, pois, assim, evita-se que a maximização dos lucros seja o único ou o maior objetivo a ser alcançado. Hoje em dia, é muito mais comum oferecer bônus de desempenho em ações e opção de compra de ações pelos administradores.
Na oferta de bônus de desempenho em ações, o administrador recebe um número de ações de acordo com o desempenho real da empresa. Sendo assim, não vai agir de maneira contrária à valorização das ações da empresa.
4ª QUESTÃO (1,5 ponto) Com as informações sobre os Ativos A e B dadas a seguir, informe qual deles propicia uma melhor compensação entre risco e retorno:
	Ativo A
	
	Ativo B
	Probabilidade
	Retorno
	
	Probabilidade
	Retorno
	0,10
	10%
	
	0,15
	9%
	0,20
	12
	
	0,35
	13
	0,40
	17
	
	0,35
	16
	0,20
	22
	
	0,15
	20
	0,10
	24
	
	
	
5ª QUESTÃO (2,0 pontos) Um consultor recomendou que um investimento de $50.000 em uma carteira contendo os ativos R, J e K; $25.000 seria investido no ativo R, com um retorno anual esperado de 12%; $10.000 seria investido no ativo J, com retorno anual esperado de 18%; e $15.000 seria investido no ativo K, com retorno anual esperado de 8%. Qual o retorno anual esperado da carteira?
6ª QUESTÃO (2,0 pontos) Você foi consultado para opinar na seleção de uma carteira de ativos. Foram-lhe fornecidos os dados que seguem:
	
	Retorno esperado (%)
	Ano
	Ativo A
	Ativo B 
	Ativo C
	1999
	18
	24
	18
	2000
	21
	21
	21
	2001
	24
	18
	24
Nenhuma probabilidade foi fornecida. Disseram-lhe que pode criar duas carteiras: uma consistindo dos ativos A e B e outra composta dos ativos A e C - investindo proporções iguais (isto é 50%) em cada um dos dois ativos componentes.
Qual é o retorno esperado e desvio padrão para cada uma das duas carteiras? (0,50 ponto)
Como você poderia caracterizar as correlações de retornos dos dois ativos feita acima para cada uma das duas carteiras identificadas? (0,50 ponto)
Que carteira você recomenda? Por quê? (0,50 ponto)
Discuta quaisquer benefícios de diversificação obtidos através da criação da carteira. (0,50 ponto)

Outros materiais