Buscar

AD1 FEB 2018 RESOLUCAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO ECONOMICA BRASILEIRA
AD1 – 2018/1
ALUNA: LILIANNA CRUZ MARTINS MATRICULA: 15115060569
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
Discuta os principais determinantes da crise nas bases do antigo sistema colonial no Brasil;
A crise da economia colonial agrícola decorreu de dois aspectos complementares, um de caráter interno e outro externo. O primeiro foi a expansão dos mercados na colônia, resultado direto do aumento da população e do incremento da produção. Surgiram, em consequência conflitos de interesses entre colonos e metrópole. O pacto colonial então passou a ser um empecilho a expansão dos negócios, e, portanto, ao potencial de ganhos de colonos. O segundo, referente ao plano externo, eram os efeitos da Revolução industrial, cada vez mais visíveis na Europa. O processo de acumulação de capital centrava-se fortemente na esfera de produção industrial, o aumento da produtividade era absolutamente fantástico. Essa crise foi resultado de conflito de interesse entre a metrópole e a classe produtiva e comercial atuante na colônia. 
Examine as principais diferenças entre os sistemas de parceria e colonato que marcaram o processo de imigração no Brasil para a cultura cafeeira; 
O sistema de parceria ocorreu no período entre 1847 e 1860.
Os fazendeiro cediam um pedaço de terras aos imigrantes, dentro de suas glebas, para que eles cultivassem alimentos.
Os imigrantes deveriam dividir os lucros com a venda do café e também com a venda dos alimentos; 
Os fazendeiros transferiram todas as suas despensas para a obtenção do trabalho imigrante para os próprios trabalhadores ; os imigrantes não podiam deixar as fazendas antes de pagar todas as dividas pendentes;
Já os colonatos foi um sistema misto de remuneração: podia ser por tarefa e por produção. O colono passa a receber um pequeno salário anual para cuidar de um certo numero de pés de café e no final da colheita o colono recebia outro salário. Além do salário, o imigrante tinha a sua disposição terras, onde cultivavam alimentos para si. 
Explique as causas e os determinantes internos do círculo vicioso da desvalorização cambial no Brasil no último decênio do século XIX.
a desvalorização cambial era uma realidade decorrente de dois fatores: a redução errada de moeda estrangeira do país, devido a queda de preço internacional do café e a pressão politica exercida pelo cafeicultores visando preservar seus ganhos em moeda nacional. O quadro da primeira década da republica velha era complicado, além de ter sofrido os efeitos de uma seca prolongada, esse período foi marcado por uma forte estagnação na economia dada a desorganização da produção de culturas tradicionais recorrente da redução da moeda estrangeira, devido queda do café.

Outros materiais