Buscar

DIMENSIONAMENTO DE ELEVADOR DE CARGA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIMENSIONAMENTO DE ELEVADOR DE CARGA
DIMENSIONAMENTO DE ELEVADOR DE CARGA
O elevador de obra tem grande significado na construção civil, especificamente dentro no canteiro de obras mas os níveis de segurança podem variar conforme sua necessidade. 
Mas o que é elevador?
Máquina (espécie de veículo) que se movimenta na vertical e serve para transporte de passageiros e carga, em geral de um pavimento para outro; 
A ideia de transporte de vertical cargas é antigo. Desde 1500ac os Egípcios utilizaram uma espécie rudimentar de elevador para elevar água do rio Nilo. Porém só em 1854 foi apresentado o elevador de segurança, por seu inventor Elisha Graves Otis. 
Desde então a qualidade dos elevadores de obra obteve uma grande evolução, que teve inicio devido ao surgimento das novas tecnologias e as novas normas a NR18 que a cada ano foi se tornando cada vez mais exigente, tornando o transporte o mais seguro possível e mais produtivo dentro do canteiro de obras.
Mesmo com tanta tecnologia ainda existente m muitos acidentes registrados por elevadores nas obras, á pergunta é: Falta de informação ou Imprudência? E porque ainda vemos hoje em dia nos somos surpreendidos com transportes verticais de madeira?
Este equipamento diversificou-se e hoje temos vários modelos de elevadores de obra, o mais seguro e aplicável é o ELEVADOR DE CREMALHEIRA.
O elevador de cremalheira instalado no início da fase de estrutura da obra tem por principal função o transporte vertical de materiais, equipamentos e pessoas em obras de construção civil. Considerado mais seguro pelos especialistas quando comparado com o convencional (a cabo) é também um equipamento de fácil instalação, manutenção e pode ser solução para outros tipos de transportes como por exemplo as Gruas.
Elevadores com cabina guiada verticalmente para transporte de pessoas e materiais devem atender aos requisitos da ABNT NBR 16.200/2013
REFERENCIAS
http://www.mapadaobra.com.br/inovacao/elevadores-de-obras/
http://projemak.com.br/equipamentos/elevador-de-cremalheira/
http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/68/elevadores-de-obra-seguranca-elevada-tecnologias-e-principais-283126-1.aspx

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais