Buscar

Av1 Gestão do Clima 2014

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0466_AV_201207097454 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MARCELO EDGARD DE CASTRO FARIA
	Turma: 9008/AF
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 0        Data: 06/06/2014 15:30:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201207150487)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em toda a literatura encontramos na própria definição da Administração de Recursos Humanos o compromisso com a motivação, satisfação ou bem-estar dos recursos humanos. Assim, compete à Administração de Recursos Humanos:
		
	
	Realizar a avaliação de posicionamento no mercado.
	 
	Realizar a avaliação coletiva ou institucional.
	
	Realizar a avaliação coletiva ou tático-operacional.
	
	Realizar a avaliação individual dos membros da equipe.
	
	Realizar a avaliação do alcance da metas de venda.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207314125)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cultura é um lento processo de sedimentação: o que deu certo permanece e vai sendo reproduzido. Dessa forma podemos identificar abaixo alguns traços de manifestação da Cultura Organizacional. Identifique a alternativa que melhor responde a essa expectativa.
		
	
	Fusões, aquisições, downsizing, reengenharia e terceirização.
	
	Planejamento anual de Projetos de Produtos e Serviços e produção.
	 
	Arquitetura, layout, Código de ética, Filosofia da empresa, Slogans, missão, visão, valores.
	
	Políticas de remuneração, capacitação de pessoal e planejamento estratégico.
	
	Índice de turnover, absenteísmo, queda da produtividade e desperdício de material.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207150608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vários são os aspectos de uma organização que podem impactar no grau de satisfação dos empregados de uma empresa, e, por consequência, contribuir negativa ou positivamente no Clima Organizacional. Como exemplo, podemos identificar nas afirmativas a seguir alguns deles. Assinale aquela que melhor representa estes aspectos:
		
	
	Integração interdepartamental, Gestão (Liderança), Treinamento, Desenvolvimento, Carreira e Comunicação.
	 
	Relacionamento Interpessoal, Salário, Benefícios, Integração Interdepartamental, Gestão, Possibilidade de ascensão profissional, Treinamento, Desenvolvimento, Carreira e Comunicação.
	
	Treinamento, Recrutamento, Desenvolvimento e Possibilidade de Ascensão Profissional, Relacionamento Pessoal, Gestão, Possibilidade de ascensão, Salário.
	
	O trabalho realizado, Salário, Benefícios, Integração Interdepartamental, Gestão, Relacionamento Interpessoal, Possibilidade de Ascensão Profissional.
	
	Treinamento, Desenvolvimento, Carreira e Possibilidade de Ascensão Profissional, Relacionamento Interpessoal, Gestão, Possibilidade de ascensão, Salário.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207150427)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo pesquisa realizada pela Revista Exame - comentada em nossa disciplina - entre as Empresas classificadas como as ¿Maiores e Melhores para se trabalhar¿, pode-se perceber a preocupação em gerenciar o Clima Organizacional, como ferramenta estratégica em busca de melhores resultados empresariais, e simultaneamente, proporcionar melhor qualidade vida aos seus trabalhadores. Dos percentuais descritos abaixo, qual o que melhor representa o indicador das empresas que adotam esta prática?
		
	 
	80%.
	 
	70%.
	
	40%,
	
	60%.
	
	50%.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207347855)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Planejar e implementar um projeto de pesquisa de clima em uma organização requer cuidados e preparo muito especiais. Partindo dessa premissa e considerando os estudos realizados sobre o tema, analise as afirmativas abaixo: I) Ao buscar o apoio da direção da empresa para a pesquisa de clima, o que se pretende é sua aprovação para a realização da pesquisa. II) Como exemplo de decisões que fazem parte do planejamento da pesquisa de clima podemos citar: a técnica de pesquisa a ser utilizada, o público a ser pesquisado e quem irá conduzir a pesquisa. III) Uma das vantagens de que a pesquisa de clima seja realizada por uma consultoria externa é seu conhecimento especializado. IV) No planejamento da pesquisa de clima, o maior cuidado quanto à coleta é garantir que ela seja bem divulgada. Analisadas as afirmativas, assinale a opção correta:
		
	
	I e IV são falsas.
	
	I e III são verdadeiras
	 
	I e III são verdadeiras.
	 
	I e II são verdadeiras.
	
	III e IV são falsas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207347848)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É sabido que há diversas técnicas adotadas para avaliar e monitorar o clima nas organizações. Nesse sentido, ao afirmarmos que é a técnica mais demorada, a mais dispendiosa, requer pessoas tecnicamente habilitadas, sua principal vantagem é que ela permite ao respondente esclarecer suas dúvidas, estamos nos referindo à técnica:
		
	
	Nenhuma das respostas
	 
	Entrevista
	
	Coaching
	
	Questionário
	
	Observação direta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207150879)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando classificamos os tipos de ¿Tabulação¿ existentes, identificamos um que denominamos de ¿Série Histórica do ISG ¿ Índice de Satisfação Global¿. Assinale nas alternativas abaixo, aquela que melhor descreve a que se refere este tipo de ¿Tabulação¿
		
	
	A Série Histórica é a apresentação dos resultados apenas anuais de todos os fatores analisados pela Pesquisa de Clima.
	
	A Série Histórica é a apresentação dos resultados cumulativos de uma determinada informação, obtidos em pesquisas anteriores, mas que não serve "de fato" para agregar valor ao resultado da pesquisa em pauta.
	
	A Série Histórica é a apresentação dos resultados de todos os fatores analisados pela Pesquisa de Clima.
	
	A Série Histórica é a apresentação dos resultados cumulativos levantados sobre os elementos externos à Organização, obtidos em pesquisas anteriores.
	 
	A Série Histórica é a apresentação dos resultados cumulativos de uma determinada informação, obtidos em pesquisas anteriores. Serve para indicar tendências no comportamento de uma variável qualquer.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207346341)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O desemoenho do trabalhador depende de três faores: saber fazer, poder fazer e querer fazer. Com qual desses fatores a gestão do clima se relaciona? Justifique
		
	
Resposta: Se relaciona com querer faze, pois já vimos que há varios aspectos que influênciam no desenvolvimento de uma organização. Por exemploo: Se um funcionario sabe fazer, pode fazer, mas não quer fazer sigifica que existe um ruído no clima existente entre esse funcionario e o ambiente no qual o mesmo está inserido.
	
Gabarito: Com o querer fazer, pois não basta saber fazer ou poder fazer. É preciso que o trabalhador esteja interessado, comprometido, engajado. Caso contrário o seu rendimento ou a qualidade do seu trabalho cairá
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207151228)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	João Sérgio é o responsável pela empresa GBH Análises Clínicas e delegou para a Administração de Recursos Humanos deve avaliação do clima na empresa. Por que a Administração de Recursos Humanos deve fazer tal análise?
		
	
Resposta: O setor de Recurso Humanos, é quem deve fazer essa análise pelo fatode estar ligadas a varios setores, podendo assim fazer uma pesquisa satisfatoria. Sem falar que de certa forma essa é suafunção, verificar o clima da empresa, saber se esta tudo certinho. Por exemplo, sabemos que em outrasituação quem faria a pesquisa seria o gestor.
	
Gabarito: Padrões de Respostas: As empresas devem ouvir seus funcionários por meio da área de RH, pois faz parte integrante de sua missão proporcionar-lhes um excelente clima organizacional. O compromisso de tornar a mão-de-obra satisfeita ou ¿motivada¿ está contido tanto na literatura técnica fazparte do dia a dia da Administração de Recursos Humanos. A Administração de Recursos Humanos tem como tarefa primordial diagnosticar, periodicamente, o clima organizacional, com o objetivo de saber se está cumprindo sua missão e manter sempre um bom clima organizacional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207151382)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você está elaborando uma proposta para realização de uma pesquisa de clima em uma empresa, aprovada pela diretoria da empresa. Será necessário acrescentar na proposta as variáveis organizacionais que serão avaliadas. Se optar pelas mais utilizadas neste caso, teremos:
		
	
	Análise dos índices de turnover, absenteísmo, desperdício de material e qualidade;
	
	Satisfeitos, insatisfeitos, não tem opinião.
	 
	Imagem da Empresa, Liderança, Remuneração, Comunicação, Treinamento e Condições de Trabalho;
	
	Sempre, Quase Sempre, Raramente, Nunca, Não se aplica;
	 
	Entrevista, Painel de Debates e Questionário;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes