Buscar

Resumo I Zoologia.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS – DCN
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
DISCIPLINA: ZOOLOGIA
DOCENTE: MARCOS CARNEIRO
DISCENTE: IGOR OLIVEIRA FERRAZ
Resumo I – ORIGENS DA VIDA
O vídeo Origens da Vida foi produzido pela National Geographic com o intuito de caracterizar as Poríferas, que são animais de formação simples que existem no ambiente aquático, predominantemente no ambiente marinho. Com sãs levantadas algumas questões básicas sobre a vida. Esses são os questionamentos: De onde viemos? Existiu um primeiro animal? O que tem dado vida a todos nós? 
Esses questionamentos são respondidos quando no vídeo é falado das Poríferas. Esses seres básicos, primitivo, antigo e bizarro, diferentes de todas as outras criaturas. Falando assim, é sabido que as esponjas são os primeiros animais verdadeiros, sendo: multicelular; heterotrófico; eucarionte. Por isso é denominado o precursor da vida na terra. 
Todas as questões levantadas no vídeo são embasadas pelo biólogo Rudy Raff, um dos cientistas que estão auxiliando no conceito a respeito do surgimento dos animais. Esse novo modelo é sustentado através de teses paleontológicas e genéticas. O número de animais no mundo é muito grande e de forma variada. Juntando o DNA com a Anatomia. Essa nova linha de pensamento é muito adaptável, até porque permaneceram no meio durante um grande período de tempo.
O estudo apresentado no vídeo foi feito na Indonésia, lugar onde se encontra mais de 17 mil ilhas verdejantes. A variedade de seres vivos no lugar é maior que em qualquer lugar do mundo. O que atraiu a bióloga Cristina Diaz para a ilha Sulawesi.
Foi percebido que esses se adaptavam com outros seres do ambiente e se fundiam. No século 18, Carolus Linneaeus criou o método genético para nomear os seres vivos. Este considerava os animais como criações perfeitas e imutáveis. Depois de um tempo foi a vez de Charles Darwn, que dizia que as espécies se modicavam com o tempo, também defendia que partindo por esse princípio, todos tinham o mesmo ancestral comum. Darwn suspeitava que se pudesse voltar atrás.
Durante um tempo os animais unicelulares reinavam, depois disso, esses passaram a se agrupar, querendo construir, ou seja, trabalhando em função de algo maior, em um bem comum, seja ditado assim. No vídeo são caracterizadas algumas peculiaridades das esponjas, como: um ser de aparência estranha, desprovido de sistema nervoso, músculos, membros e cérebro. Seu corpo é definido por agrupamentos simples de células. Foi visto a versatilidade da célula da esponja quando relacionado à regeneração e ao desempenho de suas funções. É possível caracterizar as espécies e os grupos das esponjas através da forma como se desenvolve a espícula. As esponjas funcionam como uma bomba, mas precisamente igual um filtro. Buscam alimentos nas partículas da água que são filtradas.

Outros materiais