Buscar

gestao de markenting ad1 cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO CECIERJ – CONSÓRCIO CEDERJ PÓLO UNIVERSITÁRIO DE PARACAMBI
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
DISCIPLINA: GESTÃO DE MARKETING 2017-2
Marketing de serviços públicos, um feedback para a sociedade.
 “O marketing é essencial para o serviço público, pois precisa estar ligado às necessidades sociais” Milton Longobardi, 2006
A frase supracitada reflete, com clareza, o quão necessário é a conexão entre poder público e a sociedade, e como o marketing pode ser o instrumento desta ligação. A frase pertence ao diretor de Marketing da empresa São Paulo Turismo e foi proferida em 2006, durante o 6º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público. 
O marketing de serviços públicos é fundamental não só para articulação política, nos projetos de manutenção de um governante, partido ou coligação partidária, mas também, como resposta à sociedade em relação aos esforços e trabalhos realizados por uma gestão, e/ou os entraves para a não realização de determinados projetos. 
Como forma de responder as demandas sociais de uma população que carece de serviços de qualidade, geridos de forma eficiente e eficaz, o poder público precisa estar familiarizado com metodologias, ferramentas e processos de gestão similares aos adotados pela iniciativa privada. Como salienta Kotler; Lee, 2008, ao destacar 12 ferramentas empregadas com sucesso no setor privado que podem ser adaptadas ao setor público.
Entre tanto, apesar dos benefícios que adoção destas ferramentas pode proporcionar, opera-las no setor público não é uma tarefa fácil. A finalidade do serviço público não é a mesmo do setor privado, bem como a legislação que regulamente e controla as atividades do primeiro possuem certas diferenças em relação ao segundo setor. É um desafio, cuja superação pode ser benéfica para toda a sociedade.

Outros materiais

Outros materiais