Buscar

AD1 Comportamento do Consumidor 2018 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância (2018/1º)
Disciplina: Comportamento do consumidor
Coordenador: Ana Cláudia Azevedo Peixoto
A área de marketing tem uma abordagem muito peculiar para o consumo: é uma troca e um relacionamento, algo mais que a transação. O que se diz sobre a transação?(Aula 1)
Resposta: A transação tem como princípio o direcionamento dos esforços de marketing para a criação de trocas, fazendo com que as pessoas comprem.
A abordagem da troca, foco na transação, diz muito sobre o interesse dos que ofertam, sobre as necessidades operacionais das empresas, mas muito pouco sobre os consumidores, sobre seus reais desejos e necessidades, e tudo o que o produto e a experiência de compra/consumo significaria para eles. A troca é utilitariamente vista como a interação entre uma parte que procura algo que lhe é útil, o comprador, e outra parte, o vendedor, que precisa de algo que lhe é de muito valor, os recursos monetários. No marketing de transação a meta é vender.
Caracterize a tomada de decisão Limitada (dissonância cognitiva reduzida)(Aula 2)
Resposta: Na decisão limitada ou comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida, o envolvimento do indivíduo tende a ser moderado. Ou seja, há grande possibilidade de que o comprador incorra em mais riscos do que apenas funcional ou financeiro. Há comparação de preço e produto, mas o gasto de tempo e dinheiro é bem menor em relação à decisão extensiva. Normalmente o comprador vê pouca diferença entre as marcas do produto pesquisado. Por se tratar de um produto não tão caro e de compra não tão freqüente, o tomador de decisão irá pesquisar sobre ele, mas por fim acabará comprando com relativa rapidez devido ao preço ou à conveniência.
Caracterize o nível Afetivo-social da pirâmide de Maslow (Aula 3)
Resposta: São as necessidades sociais: aquelas relacionadas a amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube.
Na Aula 4, diz-se que existem dois tipos de motivos: os racionais e os emocionais. Explique.
Resposta: Motivos racionais são aqueles nos quais o consumidor se comporta de modo racional, considerando cuidadosamente todas as alternativas e escolhendo as que lhe dão utilidade máxima. Os motivos emocionais são aqueles que implicam a seleção de objetivos de acordo com critérios pessoais. É importante salientar que nem sempre um motivo que parece ser racional para um consumidor será também para outro consumidor. Cada um busca a maximização de sua satisfação e, obviamente, a avaliação da satisfação é um processo muito pessoal.
Na aula 5, diz-se que os profissionais de marketing acreditam que a personalidade atua de forma a influenciar os tipos e as marcas de produtos adquiridos. Explique.
Resposta: Diz-se que a personalidade move o indivíduo a reagir tipicamente às situações. Logo, ela pode ser útil para estudar o comportamento do consumidor, visto que determinados tipos de personalidade estão correlacionados com determinados tipos de marcas, produtos adquiridos e ocasiões de consumo. 
Algumas pessoas preferem comprar em lugares mais calmos, outras não se incomodam com agitação. Há aquelas que se identificam com marcas cuja identidade sinalizam desempenho, como pode ocorrer com um carro esportivo, mas também existem aquelas pessoas que preferem uma marca de automóvel cuja identidade sinalize sobriedade. Há pessoas que valorizam design inovador; outras valorizam o conceito de tradicionalismo no design. 
Os profissionais de marketing acreditam que a personalidade atua de forma a influenciar os tipos e as marcas de produtos adquiridos. Ela pode influenciar não só na escolha de produtos e marcas, mas também possivelmente nas respostas dos consumidores aos esforços promocionais, bem como na forma como consomem produtos e serviços específicos, quando, onde e quando consomem.
Visto isso, é muito útil aos profissionais de marketing procurarem por esse estudo entender melhor o comportamento do consumidor, e o desenvolvimento de estratégias de segmentação de mercado mais eficientes para a identificação de consumidores mais passíveis de responder positivamente à comunicação de seus produtos e serviços.
Explique a relação entre sentimentos preexistentes e as percepções do usuário do serviço de transporte (Aula 6).
Resposta: Como o consumo desse serviço envolve muitos elementos ligados ao indivíduo e também ao ambiente em que este está inserido, é muito importante entender o que pensa e sente e quais são suas opiniões. Conforme demonstrado, as percepções e afetos dos usuários com relação a um meio de transporte estão interligados às restrições de acesso ao serviço, à experiência de utilização do mesmo e às características do sistema de transporte no processo de escolha.
Como visto, os sentimentos preexistentes e as percepções do usuá rio em relação a um sistema influenciam sua preferência, direcionando significativamente a escolha do usuário. Entretanto, quando a preferência é exposta às restrições situacionais da ocasião de consumo dos serviços de transporte, como a não-disponibilidade de mais horários e veículos, a escolha pelo serviço é finalmente efetuada. Cada atributo do serviço forma uma percepção no usuário. Tais percepções vão sendo agregadas em um processo chamado abstração, aqui entendido como acumulação. A experiência de utilização do serviço, por sua vez, reforça as percepções do usuário com relação ao sistema como um todo.
Explique o conceito de estratégias impulsionadoras de mercado (Aula 7).
Resposta: Com o constante processo de inovação observado nos diferentes setores, os consumidores são expostos a uma grande variedade de informações e de produtos, tornando-os praticamente inconscientes de tudo o que existe para consumir, como as coisas funcionam e os benefícios que podem ser obtidos. 
Dessa maneira, existem profissionais de marketing que pensam que não basta saber como as pessoas aprendem, mas sim ajudá-las a aprender o que vão querer, como sugerem Carpenter et al. (2002). 
Assim surgem as estratégias impulsionadoras de mercado, aquelas que definem o que os consumidores vão experimentar, isto é, aquelas estratégias que definem a experiência de consumo, auxiliando as pessoas a compreender as diferenças entre marcas existentes (percepção), a formar julgamentos sobre o valor das diferenças (preferências) e, fundamentalmente, a criar, quando for o caso, um raciocínio lógico para escolher uma dentre as marcas existentes numa categoria de produto (estratégia de escolha de marca). 
O ponto de partida dessa inflexão na prática e no pensamento de marketing é o entendimento de que, expostos a muitas informações, nós lançamos mão de nossas experiências e observações para aprender o que queremos.

Outros materiais