Buscar

AD3 ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO CECIERJ – CONSÓRCIO CEDERJ PÓLO UNIVERSITÁRIO DE PARACAMBI
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÃO
Unidade 3
1. O que é o processo de tomada de decisão?
A tomada de decisão é um processo inerente à condição humana. Nós, seres humanos, tomamos diversas decisões ao longo do dia, como, o tomar no café da manhã, ou até mesmo não tomar café da manhã, qual meio de transporte utilizaremos para ir ao trabalho, escola ou faculdade. A tomada decisão é motivada por vários fatores de curto, médio e longo prazo. “De acordo com Pereira e Fonseca (1997), a decisão é um processo sistêmico, paradoxal e contextual, não podendo ser analisada separadamente das circunstâncias que a envolvem. [...] Podemos salientar que a decisão é um julgamento, uma escolha feita entre alternativas que incluem todos os “o que”, “quando”, “quem”, “por que” e “como” que aparecem nos processos de decisão. 
2. Descreva as diferenças entre os pensamentos analítico e sistêmico.
O pensamento analítico se baseia em estudo de caso para tomada de decisão. O foco é aprender como a decisão foi tomada anteriormente, repetir os acertos e evitar os erros.
O pensamento sistêmico considera também os possíveis impactos que uma determinada decisão pode ter sobre outros setores da organização. Pensa na relação entre os sistemas e os processos e pessoas da organização.
3. Conceitue decisões programadas e não programadas no processo decisório.
“As decisões programadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e às regras sistemáticos.”. As decisões programadas são, geralmente, processos de rotina pré-estabelecidos por uma gerência ou diretoria, baseando em estatísticas e nos resultados produzidos pela adoção de terminados processos. 
“Já as decisões não programadas destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros.”. São decisões que não são tomadas rotineiramente e/ou não previstas como, uma mudança de tecnologia, nova tendência da moda, catástrofes ambientais inesperadas entre outros. 
 4. Quais as etapas no processo de tomada de decisão?
Etapa 1 (decisão de decidir): assumir um comportamento que leve a uma decisão qualquer é sempre uma decisão. 
Etapa 2 (definição sobre o que vamos decidir): há ocasiões em que trabalhamos na solução de problemas que não definimos, mas ocorrem.
Etapa 3 (formulação de alternativas): momento em que trabalhamos as diversas soluções possíveis para resolver o problema ou as crises ou as alternativas que vão permitir aproveitarmos as oportunidades.
Etapa 4 (escolha de alternativas que julgamos mais adequadas): este é o momento de tomada de decisão propriamente dito.
5. Relacione as colunas a seguir de acordo com o seu correspondente:
 ( 1 ) Decisões estratégicas
 ( 2 ) Pensamento linear
 ( 3 ) Cultura organizacional
 ( 4 ) Gestor avesso
( 2 ) Abordagem única para solução de problemas.
( 3 ) Soma total dos valores, costumes, tradições e propósitos que fazem a singularidade de cada organização.
( 4 ) Procura preservar o status quo e age para evitar mudanças.
( 1 ) Determinam os objetivos da organização em sua totalidade, seus propósitos e sua direção.
6. Comente a afirmação a seguir: “Quando a incerteza aumenta, também aumenta a possibilidade de fracasso na tomada de decisão”.
A incerteza, muitas vezes, advém da falta de informações ou conhecimento do caso, suficientes para subsidiar uma tomada de decisão, aumentando, desta forma, a possibilidade de fracasso. 
O conhecimento prévio do caso, além de proporcionar maior segurança, oferece mais alternativas e consequentemente maiores chances de tomar uma decisão acertada. 
7. Quais as vantagens e as desvantagens da decisão individual e da decisão coletiva nas organizações?
A vantagem é a maior responsabilização do tomador de decisão e o maior controle sobre as decisões por serem centralizadas. A desvantagem é a perda do conhecimento e das ideias que poderiam ser compartilhados na organização. “A administração participativa é a melhor espécie de administração e, por conseguinte, sua tarefa é garantir a participação coletiva em todos os aspectos da tomada de decisão.” 
Embora as decisões coletivas tenham diversas vantagens, existe a possibilidade das decisões serem tomadas baseadas nos valores pessoais dos envolvidos. 
8. Como são tomadas as decisões na sua organização ou em organizações que você conhece?
Não há uma definição clara do processo decisório na empresa que eu trabalho. As vezes um processo é decidido de forma coletiva e em outras ocasiões o mesmo processo precisa passar para aprovação de um gerente ou diretor.

Outros materiais