Buscar

Relatorio 1 Mecânica dos solos

Prévia do material em texto

PABLO TEIXEIRA GONZAGA SOUSA
TEOR DE UMIDADE E APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS
PALMAS-TO
2016
PABLO TEIXEIRA GONZAGA SOUSA
TEOR DE UMIDADE E APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS
	
Relatório apresentado da disciplina de Mecânica dos Solos do curso de Engenharia Civil da CEULP/ULBRA orientado pela Professora Jacqueline Henrique.
PALMAS-TO
2016
INTRODUÇÃO 
Quase todas as obras de engenharia têm, de alguma forma, de transmitir as cargas sobre elas impostas ao solo. Mesmo as embarcações, ainda durante o seu período de construção, transmitem ao solo as cargas devidas ao seu peso próprio. Além disto, em algumas obras, o solo é utilizado como o próprio material de construção, assim como o concreto e o aço são utilizados na construção de pontes e edifícios. São exemplos de obras que utilizam o solo como material de construção os aterros rodoviários, as bases para pavimentos de aeroportos e as barragens de terra.
Dado esses fatos entende-se o quanto é importante à determinação do mesmo, já que projetos de infraestrutura mal realizados ou executados são difíceis de corrigir além de possuir custo elevado para reparação. 
 Para determina o teor de humidade foi utilizado as normas técnica da ABNT NBR 16097:2012 - Solo — Determinação do teor de umidade — Métodos expeditos de ensaio, descreve os procedimentos para execução do ensaio de teor de umidade.
Para determina a Humidade foi utilizado os seguintes métodos, Speedy Test, Frigideira e Estufa Padrão.
Apresentação De Materiais E Equipamentos
Sacos de lona: Utilizado para armazenar a amostra coletada a ser estudada e ele é impermeável;
Cápsula: Utilizada para colocar as amostras que vai para a estufa;
Bandejas metálicas: Utilizadas o armazenamento do material coletado;
Almofariz com mão de grau: Utilizado para o destorroamento do solo;
Peneiras: de 19mm e de 4,8mm utilizadas para determinar qual o percentual de grosso e qual o percentual de finos retidos em ambas peneiras;
Proveta: A proveta é um tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.
Cilíndrico Metálico: para compactar o material;
Soquete: para compactação do solo;
Aparelho Casa Grande: utilizado para determinar o limite de liquidez;
Picnômetro: para determinar a massa específica dos grãos;
Dispersor:Utiizado para bater o material;
Bomba de Vácuo: Utilizado para tirar as bolhas do picnômetro;
Estufa: Utilizada para a secagem do material a ser utilizado.
Teor De Umidade Do Solo
Materiais e Métodos.
Método Speedy Test
A determinação do teor de umidade de solos e agregados miúdos com utilização do aparelho “Speedy” tem por base a reação química da água existente em uma amostra com o carbureto de cálcio, realizada em ambiente confinado, gerando pressão no mesmo ela e medida no manômetro acoplado ao equipamento determinamos o teor de umidade.
CaC2+ 2 H2O » C2 H2+ Ca (OH)2
Materiais e Equipamentos
12 g de solo;
Conjunto de Speedy Test:
Ampola com Carbureto de Cálcio;
Esferas metálicas;
Recipiente metálico que suporta altas pressões com tampa e manômetro acoplado.
Procedimentos de Execução do Ensaio
Foi pesado uma amostra de 12 g de solos, após isso foi colocado dentro do recipiente metálico com a ampola de carbureto e as esferas metálicas, fechou-se o recipiente e foi agitado até estoura a ampola, após isso observa o manômetro até ele se instabiliza e recolhe os dados.
Resultados 
A Pressão obtida foi de 2,1 Kgf/cm² e a humidade de 21%.
Método da Frigideira Ou Fogareiro 
O método da frigideira ou fogareiro utiliza-se da secagem através da emissão de calor. Por não conseguirmos manter essa fonte de calor em constância, esse método não é recomendado para solos com presença de material orgânico, pois a temperatura elevada pode queimar substâncias pulverulentas e interferir no resultado final. 
Materiais e Equipamentos
Amostra de Solo;
Balança; 
Cápsulas Numeradas;
Espátulas;
Fogareiro.
Procedimentos de Execução do Ensaio
Para utilizar o método do fogareiro, pesou-se três cápsulas vazias. Logo após depositou-se em torno de 20 gramas de solo em cada uma das cápsulas, pesou-se novamente. Acendeu-se a chama do fogareiro, colocou-se as cápsulas com as amostras do solo sobre o fogareiro. Com auxílio da espátula mexia-se no solo para acelerar a secagem e evitar queimas. Retirou-se as cápsulas após verificação aparente de secas. Pesou-se novamente. 
Resultados 
	FOGAREIRO
	TIPO
	CÁPSULA (g)
	
	1
	2
	3
	Mc + Ms + Ma (g)
	47,1
	32,1
	41,6
	Mc + Ms (g)
	42,4
	29,0
	37,1
	Massa Cápsula (g)
	18,9
	12,0
	15,57
	Teor de umidade (%)
	20,0
	18,2
	20,9
 
Método da Estufa
O método da estufa consiste na retirada da umidade do solo através de secagem em estufa com temperatura média de 105° C por 24h. Este procedimento é o que melhor determina a umidade do solo, por não agredir o solo com elementos que químicos que podem interagir com outros elementos e também, por não queimar materiais orgânicos ou pulverulentos.
 Materiais e Equipamentos
Amostra de solo;
Balança com precisão de 0,01g;
Cápsulas em alumínio;
Estufa.
Procedimentos de Execução do Ensaio
Pesou-se três cápsulas vazias, logo após depositou-se uma quantidade média 20 gramas de solo, pesou-se novamente e anotou-se os valores. Colocou-se em estufa a 105° C por 24h. Após este período, retirou-se as cápsulas e as pesou-se novamente.
Resultados 
	ESTUFA
	TIPO
	CÁPSULA (g)
	
	1
	2
	3
	Ms + Ma + Mc (g)
	41,6
	47,3
	49,8
	Ms + Mc (g)
	36,3
	42,4
	44,2
	Massa Cápsula (g)
	12,1
	19,0
	17,6
	Teor de umidade (h)
	21,90%
	20,94 %
	21,05 %
CONCLUSÃO 
Ocorreu alguns problemas durante a execução do procedimento do ensaio. Pois os dados foram perdidos, a professora obteve outros dados para prosseguir os experimentos com outro solo diferente, A umidade media foi entorno dos 21 %.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes