Buscar

Lei e Ética na Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	 1a Questão (Ref.: 201201271660)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com a Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, fica estabelecido em seu Art.11o - O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe como integrante da equipe de saúde, nesse sentido, quais seriam as atividades de enfermagem:
		
	
Resposta: Administrar e monitorar sua equipa de trabalho compostas por tecnicos; realizar procedimentos invasivose outros que são de competencia do enfermeiro; verificar o nome do paciente, quarto, medicamento, horario, quanditade do medicamento que sera administrado ao paciente.
	
Gabarito: As atividades podem ser a assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201271672)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo a resolução do COFEN-225/2000 no cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, com que ações/praticas é vedado o Profissional de Enfermagem.
		
	
Resposta: fazer algum tipo de procedimento atraves de telefones, celular ou que nao sejam amparados por lei; realizar qualquer procedimento com impericia, imprudencia e negligencia.
	
Gabarito: As ações e/ou praticas podem ser que o Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201269938)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A enfermagem como profissão é organizada e estruturada por códigos e leis aceitos e aprovados pela comunidade profissional, devendo ser conhecidos por todos os profissionais da área. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes. I . Considere a seguinte situação hipotética: Durante seu período de trabalho, o enfermeiro Raimundo presenciou outro colega de profissão privar, deliberadamente, de cuidados higiênicos, um paciente que permaneceu durante horas sujo de urina e fezes, por considerar que se tratava de um paciente terminal. Nessa situação, ao denunciar o colega ao Conselho Regional de Enfermagem (COREn), o enfermeiro Raimundo agirá em conformidade com o código de ética dos profissionais de enfermagem, o qual preceitua que é proibido ao enfermeiro praticar maus tratos, cooperar para que aconteçam ou com eles ser conivente. II - A capacidade legal para exercer a profissão é conferida ao enfermeiro somente após ter seu título registrado no COREn da respectiva região. III - O enfermeiro lida com vidas humanas e, nesse sentido, é obrigado a atuar obedecendo os preceitos dos Códigos Civil, Penal e de Ética Profissional. Quando pratica atos lesivos contra a vida, a exemplo da eutanásia, deve responder pela infração. IV - Um profissional de enfermagem que aplica uma medicação em dose errada a um paciente causa danos à saúde ligados a lesão corporal tipificada como infração ética leve, independentemente do tipo de conseqüência acarretada.
		
	 
	As alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	Somente a alternativa III é verdadeira
	
	Somente as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	Somente a alternativa I é verdadeira
	
	Somente as alternatinas I e II são verdadeiras
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201269902)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, consta das relações com as organizações empregadoras, que é direito do profissional, EXCETO:
		
	
	registrar no prontuário informações referentes ao processo de cuidar de pessoas.
	
	suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalha não oferecer condições dignas para o exercício profissional.
	 
	receber vantagens de instituições e empresas, além do que lhe é devido, como forma de garantir a assistência de enfermagem diferenciada.
	
	dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes.
	
	desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho, que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201278002)
	Pontos: 0,5 / 0,5
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem dispõe sobre direitos, deveres, responsabilidades, proibições e infrações, entre outros assuntos. Baseando-se no Código, analise as afirmativas a seguir. I - É proibida a recusa da execução de atividades que não sejam de sua competência legal. II - Não são permitidas as participações em movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração. III - É permitido suspender as atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada não oferecer condições mínimas para o exercício profissional, ressalvados os casos de urgência e emergência. IV - É dever prestar à clientela uma assistência livre de riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	III e IV, apenas;
	
	II e IV, apenas;
	
	I e IV, apenas;
	
	I e III, apenas.
	
	I e II, apenas;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201270523)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a lei do exercício profissional, o auxiliar de enfermagem pode exercer legalmente as seguintes funções:
		
	
	prestar assistência à parturiente e ao parto normal, identificando distocias obstétricas;
	
	realizar consulta de enfermagem;
	
	prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave com risco de vida;
	
	atuar em programas de vigilância epidemiológica.
	 
	observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201330594)
	Pontos: 0,5 / 0,5
	Penalidades previstas no código de ética dos profissionais de enfermagem e que consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.Onde podemos caracterizar como:
		
	 
	c) Censura;
	
	d) Suspensão do exercício profissional.
	
	b) Multa;
	 
	a) Advertência verbal;
	
	e) Multa e Advertência Verbal
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201344308)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Ordem dos Enfermeiros (OE) estabeleceu os princípios e as regras do aconselhamento ético e deontológico necessários para efeitos de divulgação de informação sujeita a segredo profissional, no âmbito do dever de sigilo dos enfermeiros. O aconselhamento deontológico para a divulgação de informação sujeita a segredo cabe ao Conselho Jurisdicional da OE, que decide a partir de agora com efeitos sobre todos os casos que lhe tenham sido apresentados. Marque a opção correta abaixo mediante ao Dever do sigilo, Deacordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
		
	 
	O dever de guardar segredo por parte do enfermeiro continua mesmo depois de cessar o exercício profissional ou com a morte da pessoa
	
	Nenhuma das afirmativas acima estão corretas.
	
	O enfermeiro só pode partilhar informação pertinente com aqueles que NÃO estão implicados no plano terapêutico. O segredo pode ser quebrado, e divulgada informação confidencial acerca do indivíduo e família, mas só nas situações legalmente previstas e depois do devido aconselhamento deontológico e jurídico do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
	
	Assim, a quebra de segredo profissional NÃO obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam a sua profissão de qualquer forma.
	
	Assim, a quebra de segredo profissional obriga à intervenção da Ordem e aplica-sea todos os enfermeiros que exerçam (ou tenham exercido) a profissão no território português, independentemente da relação contratual estabelecida com a entidade empregadora e da relação com a pessoa, da prestação efetiva de cuidados à pessoa e da natureza gratuita ou onerosa da prestação ou recebimento de encargos financeiros pelo paciente/cliente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201345676)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para caracterizar a situação, podemos dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro QUANTO A CONDUTA.
		
	 
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	O profissional não responsável é não competente em conhecimento e habilidade. Tem aresponsabilidade de uma enfermeira(o) requer uma disposição de atuação apropriada dentro de diretrizes de conduta da ética profissional.
	
	Art. 121. Orientar, na condição de Enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade sobre o dever do sigilo profissional Perante ao Código de Ética.
	 
	Por último, a revelação do segredo deve, necessariamente, ser capaz de produzir dano, moral ou patrimonial, a alguém. Não precisa causá-lo, mas deve ter potencialidade para tanto.
	
	Divulgar em maior número de pessoas ou entidades possíveis apenas aquelas que poderão de fato, colaborar para a solução do problema.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201341262)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Conselho Federal de Enfermagem ¿ Cofen, no uso de suas atribuições legais e regimentais ,CONSIDERANDO o princípio da igualdade de direitos, preconizada pela Constituição Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988; CONSIDERANDO o disposto no art. 11, da Lei 7498, de 25 de junho de 1986, e o art. 8º do Decreto nº. 94406, de 28 de junho de 1987, que definem as atribuições do Enfermeiro; CONSIDERANDO o disposto na Lei 9394/96, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; CONSIDERANDO o disposto na Resolução Cofen 146/92, que dispõe sobre a obrigatoriedade de haver Enfermeiro em todas as unidades de serviço onde são desenvolvidas ações de enfermagem durante o período de funcionamento da instituição de saúde,CONSIDERANDO o disposto na Resolução CNE/CES 03/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da formação profissional do Enfermeiro. Na RESOLUÇÃO COFEN-303/2005 que Dispõe sobre a autorização para o Enfermeiro assumir a coordenação como Responsável Técnico do Plano de gerenciamento de Resíduo. Marque a opção correta.
		
	 
	Art. 2º ¿ O Enfermeiro quando designado para exercer a função de responsável pela elaboração e implementação do PGRSS, deverá apresentar o Certificado de Responsabilidade Técnica ¿ CRT, emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem ao qual está jurisdicionado.
	 
	Artigo 4º - Os CORENS, em suas respectivas jurisdições, deverão promover encontros, seminários, eventos, para subsidiar técnica e cientificamente os profissionais de Enfermagem, na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE.
	
	a) Artigo 3º - A Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário, devendo ser composta por:Histórico de Enfermagem, Exame Físico, Diagnóstico de Enfermagem, Evolução Médica, Evolução da Assistência de Enfermagem e Aprazamento de Enfermagem.
	
	Prescrição de Enfermagem e Evolução de Enfermagem: São conjuntos de medidas decididas pelo Enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de Enfermagem ao paciente de forma coletiva e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.
	
	Artigo 4º - O COFEN, em suas respectivas jurisdições, não deverão promover encontros, seminários, eventos, para subsidiar técnica e cientificamente os profissionais de Enfermagem, na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 09/06/2014 até 25/06/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes