Buscar

Elementos de Análise de Projetos dos pontos de vista social e privado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos de Análise de Projetos dos pontos de vista social e privado 
 Publico; devem ser realizado em benefícios da sociedade como um todo, e seras pagos por ela através de seus impostos e outros tipos de recolhimento, indireta ou diretamente relacionados com os projetos. A análise, sob este ponto de vista social, tem grande relevância nos projetos de recursos hídricos, já que boa parte deles são públicos, e como tais buscam gerar benefícios para a sociedade como um todo. Já os investimentos privados, tem em geral alcance mais limitados, pois visam primariamente a gerar benefícios ao empreendedor e serão por ele financiados. No entanto, o empreendedor faz parte da sociedade por isso, poderia-se argumentar que os benefícios e custos, que sobre ele incidem, são os mesmos que incidirão sobre a sociedade.
 Esta afirmativa seria correta se não houvesse pelo menos dois eventos que fazem com os-custos e os benefícios privados não reflitam custos e benefícios sociais. Um primeiros caso seriam as transferências de pagamento. 
Exemplo: suponha que a construção do reservatório integre um projeto publico. A desapropriação da área resultaria em pagamento que a sociedade faria a parte privada que é proprietária da terra. No entanto, para a sociedade como um todo, incluindo esta parte privada, houve unicamente uma transferência de pagamento, sem custo econômico. O pagamento realizado pela sociedade, excluído a parte privada é igual a receita obtida por essa parte. Considerado a sociedade como um todo, não houve custo nem beneficio resultante dessa transação financeira.
Analisado as consequenciais unicamente sobre a parte privada, houve uma transação em que 100kg de carne por hectare/ano foram negociados por $100.00,00. Sob o ponto de vista social ou seja, da sociedade como um todo, houve tão somente a perda de 100kg por hectare/ano, o custo social que deverá ser justificado pelos benefícios do projeto. Está ai a diferença entre o ponto de vista privado e social.
 Outro evento que pode fazer como que os custos e os benefícios privados não sejam custos e benefícios sociais são as externalidades, ou os efeitos colaterais dos projetos, que atingem a terceiros. Vários exemplos poder ser apresentados. A poluição hídrica causada por uma fabrica, efeito colateral do empreendedor que atinge aos usuários de água do trecho fluvial a jusante da emissão, seria uma externacidade negativa ou um custo externo. O estimulo a economia regional que tal empreendimento acarretaria, resultado da demanda por insumos e da oferta de produtos que fazem parte do processo industrial, seria uma externalidade positiva ou beneficio externo. Um reservatório criado para viabilizar a navegação no trecho fluvial a jusante da barragem através do aumento das vazões de estiagem, permitiria o aumento da diluição dos efluentes deste mesmo trecho resultando em uma externalidade positiva . em paralelo, ele inviabilizaria atividade turísticas e esportivas de canoagem que eram realizadas nos rápidos deste trecho fluvial de jusante o que desentimularia a economia regional, acarretando indiretamente uma externalidade negativa. 
Nos exemplos de externalidades positivas e negativas apresentados, fica evidenciados duas naturezas destes efeitos: algumas são transmitidas por ligações físicas com o agente. Como é o caso da poluição industrial e a diluição de efluentes . outras são transmitidas por ligações econômicas: o estimulo econômico de origem industrial e o desestimulo econômico resultante da inviabilização ao turismo e atividades esportivas. As primeiras são denominadas externalidades tecnológica e as segundas externalidades pecuárias. 
 O problema das externalidades é que elas bem sempre são consideradas na análise de projetos privados embora, obviamente, o devam ser um projetos públicos, já que são custos ou benefícios gerados para a sociedade. O industrial por exemplo realizará sua análise econômica privada ignorando o custo social da poluição e o benefício social do estímulo a atividade econômica. Sob o ponto de vista social aos custos e benefícios considerados pelo industrial deverão ser agregadas essas externalidades. Alguma dificuldade pode existir para suas projeções e mensurações em termos econômicos. 
 A existência de externalidades em projetos de investimentos privados poderão resultar em uma escala ineficiente sob o ponto de vista social. Ao não considerar o custo social da poluição hídrica no processo de maximização dos benefícios líquidos privados, o industrial poderá estabelecer uma escala superdimensionada para a indústria. Da mesma forma ao ignorar os estímulos econômicos trazidos a região, ele poderá estar, subdimensionando a escala em relação a socialmente ótima. O poder público, municipal, estadual ou federal, poderá agir em ambos os caso de forma a induzir uma escala socialmente ótima para os investimentos privados. No primeiro caso, pela tarifação adequada da poluição, situação em que o industrial será induzido a tratar total ou parcialmente seus efluentes, eliminado em parte ou no todo este custo externo. no segundo caso, através, de subsídios, pode-se induzir ao industrial o aumento da escala de seu empreendimento, obtendo-se os benefícios externos.

Outros materiais