A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Demografia

Pré-visualização | Página 2 de 2

os alunos devem elaborar uma ficha de entrevista para a obtenção dos dados. Cada equipe expõe suas perguntas e todos colaboram na elaboração do questionário final. Distribua uma planta para cada grupo e sorteie a distribuição das áreas pesquisadas. 
4ª etapa
Dê inicio à representação tridimensional dos dados, lançando a pergunta: "Como transformar os dados numéricos em uma representação tridimensional?" Mostre o material para os alunos e problematize a questão da escala, relacionando os números coletados com as medidas dos materiais: altura ou espessura fixa para os grupos etários e comprimentos variáveis e proporcionais de acordo com o número de pessoas dentro de cada faixa de idade. Decida a escala com eles. Cada grupo constrói a sua representação com legenda, procurando a melhor forma de expor seus dados. Faça uma exposição das representações. 
5ª etapa
Para transformar a representação tridimensional em um gráfico, entregue a cada aluno um papel quadriculado e peça que represente nele a sua "pirâmide" tridimensional, considerando as devidas proporções. Promova a apresentação coletiva usando uma estratégia que verifique a eficácia das mensagens (por exemplo: um lê o gráfico do outro). Apresente variadas pirâmides etárias, associando-as às que foram construídas pelos alunos.
6ª etapa
Para trabalhar qualitativamente os dados de uma pirâmide etária por idade, introduza textos jornalistícos que falem da infância, da terceira idade etc.
Avaliação 
Observe os registros dos alunos, a participação e a aprendizagem do conteúdo conceitual com base na retomada do quadro inicial.