Buscar

Fichamentos Gerenciamento de PMO Gestão P E P

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Lucas Gomes Fortes
Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisição
 Tutor: Prof. Antônio Luiz Draque Penso
Recife
2018
FICHAMENTO
TÍTULO: O PMO (Escritório de gerenciamento de projetos) da AtekPc
REFERÊNCIA: MCFARLAN, F Warren; HUPP, Jhon; KELL, Mark. O PMO (Escritório de gerenciamento de projetos) da AtekPc. Harvard Business Sacholo, 2007.
CASO: 
	No caso proposto da AtekPC, em 2007, vemos que a indústria de informática passava por pressões onde com a alta competitividade e com margens de lucro em constante queda atrelada ao surgimento de novas necessidades no mercado, as empresas tiveram que se tornarem mais eficientes onde o principal foco era a necessidade de se reduzir os custos de fabricação e principalmente desenvolver novas tecnologias para atender o mercado. Nesse contexto, a AtekPC viu a obrigatoriedade de padronizar, planejar e melhorar a qualidade dos seus projetos, e por consequência criaram um programa PMO, com o objetivo principal de iniciar projetos de grande importância para poder assumir a liderança nesse mercado. Basicamente os projetos na AtekPC eram de pequeno e médio porte, eram tratados de forma informal, não possuíam integração e eram solicitados sob demanda de outras áreas, o PMO veio para organizar, planejar, integrar e fornecer estrutura para esses projetos. 
O escritório de gerenciamento de projetos é uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio. As responsabilidades e objetivos dos escritórios de projetos, assim como os serviços e produtos por eles fornecidos, podem variar de organização para organização.
Criada em 1984, é uma empresa de médio porte com crescimento acelerado no ramo de TI, especializada na fabricação de computadores. Em 2006 atingiu 1.9 bilhões em vendas, um vínculo empregatício de 2.100 colaborado res e 200 em meio período. Com seu diretor de informática John Strider, a AtekPc foi desenvolvendo um portfólio de aplicações voltadas para o nível operacional, áreas de contabilidade, fornecimento, produção, vendas e distribuição. O setor de TI estava sofrendo quedas em suas margens de lucros, para amenizar a situação, Strider implantou o modelo PMO que mudaria a cultura organizacional da empresa trazendo consigo grandes desafios. Strider tinha como objetivo buscar interesses maiores a fim de conseguir uma boa posição de destaque no mercado, que no momento refletia uma instabilidade comum do setor, e sendo assim, o PMO seria uma boa estratégia do conteúdo intelectual pelo ambiente que exige uma maturação gerencial maior. E os desafios aumentariam cada dia mais. 
A AtekPc estava envolvida em um desafio difícil, que era implementar métodos e padrões em uma empresa que não estava acostumada a processos, padrões consistentes e disciplinados. O paradigma da mudança organizacional e cultural se apresentava como grande obstáculo ao sucesso do PMO. Em determinado depoimento Strider entendeu que a oposição a cultura resultaria na falha do proposito do escritório e essa atitude foi fundamental para superação dos desafios quanto a criação do PMO, que teve a ideia de trabalhar com a cultura e desenvolver forças que divulguem o objetivo do PMO.
Com o apoio de algum as áreas ao PMO a equipe começou a implementa-lo vagarosamente, e houve com essa lenta implementação o reconhecimento da necessidade de uma equipe maior de especialistas para criar e desenvolver padrões e métodos mais rapidamente e com maior eficácia, isso gerou o interesse mútuo por parte dos gerentes sêniores de TI. 
A criação do PMO objetivou a condução, o planejamento, a organização e as atividades de modo padronizado. A integração de apoio ao funcionamento no gerenciamento dos projetos se mostrou eficiente com a atuação do PMO. Obviamente, a mudança na cultura organizacional trouxe uma visível resistência por parte da equipe que, com o progresso e amadurecimento da implantação do escritório de projetos juntamente com o apoio recebido dos gerentes sêniores de TI. Por fim, tal resistência começou a perder força por enxergar os benefícios do PMO. 
A questão da Governança do PMO não havia si do deliberada, mas já possuía uma importância bastante relevante. Alguns apontamentos precisavam ser delineados, com o a mensuração do desempenho alcançado pelo PMO e de como medir o seu sucesso. E ainda, para quem o PMO responderia? Essas eram algumas indagações a serem respondidas. John Strider estava preocupado com quantas questões a implementação do PMO havia criado. Pequenos passos construindo pequenos sucessos iam fazer o trabalho com velocidade suficiente? São questões que todo gestor se preocupa quando acontece algum tipo de modificação na cultura organizacional da empresa onde atua. 
A implementação do novo sistema PMO possibilitou um melhor controle e planejamento na área de recursos humanos. Aumentou sua eficiência e promoveu um a ambiente favorável e colaborativo ás tomadas de decisões. Auxiliou na minimização dos riscos e aumentou a capacidade de condução das melhores decisões de negócio. Foi uma decisão assertiva do SR Strider de optar pela implementação do uso do PMO na atekPc, pois os resultados f oram aparecendo ao longo do tem po e mostraram eficientes para o alcance do objetivo ao qual foram destinados.
Em tempos econômicos difíceis, como o atual, as organizações enfrentam constantemente os desafios de ambientes extremamente competitivos e em constante transformação, resultantes de alterações regulatórias e de reestruturação organizacional. As forças ambientais competitivas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, demográficas e culturais criam desafios e oportunidades para as organizações. Portanto, elas devem se adaptar continuamente ao ambiente para sobreviver e prosperar. Para manterem-se competitivas, as organizações atuais têm buscado mudar de um enfoque funcional para um enfoque orientado a projetos, o que demanda mudanças na estrutura organizacional visando suportar tanto o planejamento estratégico quanto os projetos desenvolvidos.
 	Com base no espeto acima, conclui-se que o uso do PMO na AtekPc, foi uma decisão assertiva, pois os resultados foram aparecendo ao longo do tempo e mostraram eficientes para o alcance do objetivo ao qual foram destinados. A implementação do novo sistema PMO possibilitou um melhor controle e planejamento na área de recursos humanos. Aumentou sua eficiência e promoveu um ambiente favorável e colaborativo ás tomadas de decisões. Auxiliou na minimização dos riscos e aumentou a capacidade de condução das melhores decisões de negócio. 
LOCAL: Acervo Estácio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MCFARLAN, F Warren; HUPP, Jhon; KELL, Mark. O PMO (Escritório de gerenciamento de projetos) da AtekPc. Harvard Business Sacholo, 2007.
�

Outros materiais