Buscar

princípio dos materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CCE0291_EX_A1_201202082319 
	 Voltar
	Aluno(a): ROLF PREBEN SCHMIDT
	Matrícula: 201202082319
	
	Data: 28/07/2014 21:19:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202116216)
	
	A questão do aquecimento global é uma grande preocupação das autoridades mundiais. O Protocolo de Kioto obriga os países desenvolvidos a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; porém os EUA não assinaram este documento, uma vez que isso faria com que eles diminuissem a produção de suas fábricas e consequentemente sua economia, mas esta é uma questão política. O que eles tem que fazer é produzir energia por fontes limpas e diminuir o consumo de petróleo. A energia eólica é uma boa candidata a isso. Atualmente, a maior parte das turbinas eólicas, ou aerogeradores, são fabricados a partir de plásticos reforçados ou fibras de vidro. Fibras de carbono, aço e alumínio são usados em menor escala. Novos materiais compósitos com base em matrizes metálicas também continuam sendo pesquisados e usados. A respeito dos metais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	são rígidos
	
	apresentam estrutura cristalina
	
	muitos apresentam propriedades magnéticas
	 
	não são dúcteis
	
	são densos e resistentes à fratura
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202246454)
	
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202331958)
	
	Na indústria eletrônica atual, os semicondutores encontram ampla gama de utilização através da dopagem dos mesmos com elementos adequados, como o Fósforo ou Boro em matriz de Silício, originando propriedades elétricas particularmente interessantes para o controle de corrente elétrica. Considerando as características dos materiais semicondutores, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	Os semicondutores apresentam propriedades elétricas notáveis, entre as quais a invariância da resistência elétrica com a temperatura.
	
	Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício ou mesmo poliméricos, como são usualmente utilizados atualmente.
	
	As características elétricas dos semicondutores não são alteradas quando acrescentamos impurezas além do Fósforo e Boro em pequenas concentrações.
	
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	 
	Os materiais semicondutores são isolantes a temperatura ambiente, tornando condutores com o aumento da temperatura.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202246483)
	
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202246444)
	
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
		
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	 
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202152535)
	
	Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como:
		
	
	Metais
	
	Cerâmicas
	 
	Compósitos;
	
	Polímeros
	
	Materiais avançados.

Outros materiais