Buscar

PSICOPATOLOGIA RESUMO SIMULADOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicopatologia 1- Resumo Alex
1 Dentre as alterações quantitativas da senso- percepção, uma é muito frequente no caso da depressão. Trata-se da alteração conhecida como:
R- Hipoestesia senso-perceptiva.
2 O primeiro encontro clinico deve voltar-se, para a compreensão do paciente; para tal o entrevistador deve:
R- Ser receptivo, humano, escutando, sem emitir juízo de valor.
3 A avaliação do paciente em psicopatologia é feita principalmente por meio da entrevista que permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação, a saber: a anamnese e o exame do estado mental atual. Indique, dentre as opções abaixo as características da anamnese.
R- Levantamento do histórico dos sinais e sintomas que o paciente tem apresentado ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social.
4 Laura é uma paciente imprevisível, e já bateu em diversos funcionários da clinica onde esta internada, avança na comida dos colegas e não consegue participar por muito tempo das atividades terapêuticas. Diz ouvir vozes que lhe ordenam ações ( tais como: bate, come, anda ), sentindo-se obrigada a obedecer imediatamente. Assinale a opção que melhor designa a alteração senso-perceptiva de Laura.
R- Alucinação auditiva
5- A observação psicopatológica registra uma serie de estados alterados de consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal, enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontra-se os estados de dissociação da consciência que se caracterizam por:
R- Uma fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.
6- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que esta ocorrendo com o paciente: O paciente afirma que é responsável por tudo de ruim que acontece com a humanidade.
R- Delírio de culpa.
7- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que esta ocorrendo com o paciente: O paciente percebe-se traído por seu companheiro (a) de forma vil e cruel afirmando que o mesmo tem centenas de amantes que incluem pessoas próximas e do convívio familiar.
R- Delírio de ciúmes.
8- Ideias de conteúdo bizarro repetitivo ou escatológico, que se impõem de maneira insistente ao pensamento do individuo, por mais que se esforce por rechaça-las ou que considere absurdas e despropositadas. Essa definição é de:
R- Ideias obsessivas.
9- Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca a condensação. Indique, dentre as opções abaixo as características deste principio:
R- As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas, ideias são totalmente moveis. Uma ideia pode ceder apropriar-se da energia de varias outras ideias. 
10 Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca o principio do prazer. Indique, dentre as opções abaixo as características deste principio:
R- O funcionamento inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas às suas próprias necessidades priorizando a descarga das excitações do aparelho psíquico.
11- Ao se tratar do tema sensopercepção é importante distinguir entre os vários tipos possíveis da mesma, distinguindo entre a imagem perceptiva real, a imagem representativa, a imaginação e a fantasia. Indique, dentre as opções abaixo, as principais características da imagem perceptiva real:
R- É uma imagem nítida, de contornos precisos, corpórea, com brilho e cores vivas; que provem do espaço externo e não permite ao individuo a alteração voluntaria de suas características.
12- A imagem representativa, ou mnêmica, é caracterizada por pouca nitidez, instabilidade, introjeção e completude, podendo dividir-se em dois tipos básicos: imagens eidéticas e pareidolias. Identifique as principais características das imagens eidéticas:
R- É a evocação de uma imagem guardada na memória, ou seja, de uma representação, de forma muito precisa, com características semelhantes a uma percepção.
13- A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos diversos conteúdos e interesses do individuo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de desagregação do pensamento. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo:
R- Profunda e radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento. 
 
14- Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca a isenção de contradição. Indique, dentre as opções abaixo as características deste principio.
R- No sistema inconsciente não há lugar para negação ou duvidas, ou graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
15- Nos quadros neuróticos o paciente:
R- Queixa-se de sintomas psicológicos e/ou somáticos, mantendo contato com a realidade.
16- Qual o padrão de alteração da atenção dos portadores de Transtorno de déficit de Atenção?
R- Hipotenacidade e Hipervigilância.
17- Complete os espaços abaixo: Os.................são subjetivos e aparecem nas queixas do paciente. Dor, o sentimento de tristeza e a escuta alucinatória, por exemplo, [...]. Já os ..................São objetivos, ou seja, são verificáveis pela observação direta. Eles podem ser detectados por outra pessoa, às vezes pelo próprio paciente.....[....] uma fácies de tristeza e o solilóquio ( falar sozinho ) [são exemplos]. ( adaptado de CHENIAUX, 2013,p. 4 ) por fim, uma ............corresponderia a um conjunto desses elementos.
R- Sintomas, sinais, síndrome.
18- Saber nosso nome ou idade são características próprias do senso de orientação nomeado como:
R- Autopsíquico ou pessoal.
19- A concepção de normalidade adotada pela Organização Mundial de Saúde é:
R- Normalidade como bem estar.
20-O sono, um estado alterado da consciência, considerado normal e determinado fisiologicamente dividido em diversas fases complementares entre si. Indique, dentre as opções abaixo a fase de ocorrência dos sonhos nítidos.
R- Sono Rem
21- Indivíduos em surto em esquizofrenia costumam apresentar uma alteração da senso-percepção conhecida como:
R-Alucinação.
22- Fisher é um paciente que necessita de constante vigilância, não pode ter contato com produtos de limpeza. Já pingou água sanitária nos olhos, para clareá-los e tomou desinfetante para limpar as vísceras. Seu mal estar é tremendo, diz sentir que seus órgãos estão apodrecendo e os olhos embaçados de sujeira. Assinale a opção que melhor designa a alteração perceptiva de Fisher.
R- Alucinação cenestésica.
23- A observação psicopatológica registra uma serie de estados alterados de consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontram-se os estados de transe que se caracterizam por:
R- Um estado dissociativo que se assemelha a um sonho acordado, mas dele difere pela presença de atividade motora automática e estereotipada, acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários. 
24- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente
lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento mágico que tem como principais características:
R- Pensamento que fere diretamente os princípios da lógica formal não respeitando indicativos e imperativos da realidade; seguindo os desígnios dos desejos, fantasias, temores conscientes ou inconscientes do sujeito.
25- Considere que você recebeu em seu consultório um novo cliente que lhe relata estar todo o tempo ouvindo vozes, inclusive naquele momento, chamando-o de homossexual e xingando-o, que tipo de alteração sensoperceptiva você identifica que esta ocorrendo com o mesmo?
R- Alucinações.
26- O fato de uma pessoa acreditar que é Jesus Cristo e que veio ao mundo para cumprir a palavra de Deus é um exemplo clássico de:
R- Delírio.
27- A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo, o sono e por processos patológicos como por exemplo, em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como obnubilação.
R- É o rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. A inspeção inicial o paciente pode já estar claramente sonolento ou pode parecer desperto, o que dificulta o diagnostico. De qualquer forma sempre há uma diminuição do grau de clareza sensorial, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
28- Considere que você atendeu em seu consultório um novo cliente que afirma não ter vontade para nada, sentir-se muito desanimado, sem forças e sem iniciativa, que tipo de alteração volitiva você identifica que esta ocorrendo com o mesmo.
R- Abulia.
29- Um diagnóstico infantil muito comum atualmente é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ( TDAH ). A incidência desse diagnóstico na população infantil é tão alta que alguns chegam a falar em epidemia de TDAH. O diagnóstico é muito comum entre crianças que apresentam dificuldades no rendimento escolar, mas nem sempre essa patologia é o real motivo dessas dificuldades. Críticos apontam para um uso muitas vezes incorreto desse diagnóstico e um movimento de patologização excessiva das dificuldades escolares. TDAH envolve uma alteração patológica da atenção, acarretando hipotenacidade e hipervigilância. Partindo do texto acima, assinale a questão correta.
R- Crianças com TDAH não conseguem manter o foco de sua atenção num mesmo objeto por muito tempo, variando de objeto constantemente.
30- Com muita frequência se registram comorbidades ligadas ao alcoolismo, sendo uma muito comum a associação dos mesmos com os transtornos de ansiedade. A que fator podemos atribuir tal associação?
R- Pelo efeito ansiolítico apresentado pelo álcool.
31- Consiste na repetição de algum ato diversas vezes ao dia, não controlável e causador de grande ansiedade.
R- Transtorno obsessivo-compulsivo. 
32- Um homem vai andando da sua casa para o seu trabalho. No caminho ele vai contanto o número de postes. Quando já está chegando no seu trabalho, ele começa a achar que contou errado o número de postes e volta até a sua casa para contar os postes novamente. Esse comportamento é um sintoma característico de um transtorno:
R- Obsessivo-compulsivo.
33- Maria sofre de um tipo de transtorno caracterizado por episódios de mania e depressão. Provavelmente, portanto, Maria possui um transtorno:
R- De humor.
34- Hugo não têm qualquer relacionamento interpessoal. Ele é altamente manipulador e não sente qualquer ressentimento. De acordo com a classificação de transtornos mentais do DSM-IV ou do CID 10, esses sintomas estão relacionados com transtornos:
R- De personalidade.
35- Para a semiologia, todo signo é composto por dois componentes ou extratos, o do significante e do significado. A dimensão material do signo (sons traços, forma, etc) corresponde ao:
R- Significante.
36- A capacidade de estar desperto e agir conscientemente depende da atividade do sistema reticular ativador ascendente que se localiza predominantemente: 
R- No tronco cerebral.
37- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento concreto que tem como principais características:
R- Pensamento no qual não ocorre a distinção entre uma dimensão abstrata e simbólica e uma dimensão concreta e imediata dos fatos. O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas, o pensamento é muito aderido ao mundo sensorial da experiência.
38- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento prolixo que tem como principais características:
R- Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
39- A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos diversos conteúdos e interesses do individuo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de dissociação do pensamento. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo:
R- O pensamento passa a não seguir uma sequência lógica e bem organizada, os juízos não se articulam de forma coerente uns com os outros.
40- A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos diversos conteúdos e interesses do individuo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de fuga de idéias . Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo:
R- Alteração da estrutura do pensamento secundária a uma acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue à outra de forma extremamente rápida, perturbando as associações lógicas entre juízos e conceitos.
41- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento deficitário (ou oligofrênico) que tem como principais características:
R- pensamento de estrutura
pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
42- Tenho nos ouvidos três homens que falam continuamente entre si e passa de um a outro ouvido. Procure interferir em suas conversações porque o assunto muito me aborrece. Ouço discussões de minha família, minha mãe briga com meus irmãos, escuto falar pelo telefone sem fio. São vozes longínquas, como se saíssem da parede. Esta passagem é um exemplo de:
R- alucinação. 
43- Identifique dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade histriônica: 
R- Desconforto em situações nas quais não é o centro das atenções.
44- A associação entre as fases do sono e os estados crepusculares é bem conhecida em psicopatologia. Nesse sentido, alguns pacientes, quando do despertar do sono, podem ficar “crepusculados” durante alguns instantes. Essa fase do sono relacionada ao estado crepuscular é conhecida como:
R- Consciência hipnopômpica.
45- O curso do pensamento, que é o modo como o pensamento flui, a sua velocidade e ritmo ao longo do tempo pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra e registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta uma aceleração do pensamento. Que tipo de quadro de alteração do curso do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo?
R- O pensamento fluido de forma muito acelerada, como uma ideia sucedendo a outra rapidamente.
46- Um paciente chega ao seu consultório queixando-se de ter vivido alguns episódios onde vivência um sentimento difuso de desconforto ou temor, que não consegue definir muito bem. Diz que esse sentimento quase sempre vem acompanhado de palpitações, suor intenso, sensação de falta de ar e, por vezes, até enjôos e dores de barriga. Quando questionado a respeito da situação em que apresenta esses sintomas, ele se descontrola e responde que não sabe definir, que isso acontece de repente, nos mais variados lugares, pegando-o de surpresa. Por fim, acrescenta que é algo tão intenso que na hora chega a sentir medo de morrer. Tudo isso não dura mais do que dez minutos, diz ele, mas parece uma eternidade. Que hipótese diagnóstica abaixo é mais adequada para esse caso?
R- Um transtorno de pânico, com sinais bem definidos de ansiedade.
47- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento vago que tem como principais características:
R- As relações conceituais, a formação de juízos e a concatenação desses em raciocínios são caracterizadas pela imprecisão.
48- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento obsessivo que tem como principais características:
R- Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
49- Pedro esta andando quando vê três pessoas conversando. Pedro tem certeza que as três pessoas estão falando dele. Possivelmente este é um exemplo de:
R- Delírio.
50- - A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos diversos conteúdos e interesses do individuo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de descarrilhamento do pensamento. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo?
R- O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal tomando atalhos colaterais, desvios, pensamentos assessórios e retornando eventualmente ao seu curso normal.
51- São sintomas que constituem alteração do conteúdo do pensamento:
R- Delírios persecutórios.
52- Dentre os critérios abaixo, aponte aquele que NÃO é utilizado para definir ou classificar um transtorno mental.
R- Desvio criminal.
52- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que esta ocorrendo com o paciente: O paciente acredita ser extremamente especial, dotado de poderes, de uma origem superior ou com um destino espetacular.
R- Delírio de grandeza.
53- Anormalidades da atenção dizem respeito a uma ausência, diminuição ou aumento global da atenção com perda da capacidade de concentração. Assinale a característica de alteração da atenção encontrada nos estados depressivos em comparação com os estados maníacos: há uma:
R- Hipoprosexia, podendo chagar a uma hipertenacidade da atenção.
54- Prejuízos de memória (desde um simples esquecimento leve até um prejuízo severo a ponto de não se recordar da própria identidade), problemas de comportamento (por exemplo, agitação, insônia, choro fácil, comportamentos inadequados, perda da inibição social normal, alterações de personalidade) e, perda das habilidades adquiridas durante a vida, tais como, organizar os compromissos, dirigir, vestir a roupa, cuidar da vida financeira, cozinhar, etc. São características de que tipo de doença mental?
R- Demências 
55- Uso de drogas alucinógenas, como o LSD, pode produzir alterações da senso-percepção. Assinale a opção que corresponde ao conjunto das alterações senso-perceptivas possíveis nesses casos:
R- Alucinações, ilusões e alucinóses.
56- A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos diversos conteúdos e interesses do individuo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de afrouxamento das associações. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo?
R- As associações, embora ainda apresentem uma concatenação lógica, parecem mais livres, não tão bem articuladas.
57- Entende-se por estado crepuscular um estreitamento:
R- Transitório da consciência, com a conservação de uma atividade mais ou menos coordenada.
58- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento inibido que tem como principais características:
R- Envolve uma acentuada diminuição da velocidade do número de conceitos, juízos e representações que são utilizados no processo de pensar, tornando o pensamento lento, rarefeito, pouco produtivo. 
59- Os itens abaixo são tarefas de uma entrevista onde o acompanhamento do paciente pode contribuir com informações adicionais e sua perspectiva do caso. Assinale a opção falsa:
R- A realização do exame psíquico.
60- Os manuais diagnósticos classificam diversos subtipos de esquizofrenia dentre as quais podemos destacar a do tipo paranoide
que apresenta como principais características: 
R- Preocupação com um ou mais delírios ou alucinações auditivas frequentes, classicamente delírios de perseguição ou grandeza.
61- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O paciente acredita que está sendo controlado por uma força, pessoa ou entidade externa, tendo perdido a capacidade de controlar a própria vida, tendo que se submeter a essas forças.
R- Delírio de influência.
62- Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade depressiva.
R- Humor habitual dominado por abatimento, tristeza, desânimo, descontentamento e infelicidade.
63- Considere o fragmento de caso abaixo e identifique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Pedro, um jovem de 28 anos, chega para uma consulta em seu consultório relatando ter fortes variações de humor que vão desde a depressão extrema até a euforia desenfreada durante a qual faz coisas das quais se arrepende depois.
R- Transtorno bipolar
64- Com base nas informações nosológicas dadas a seguir identifique o quadro psicopatológico apresentado: Quadro psicopatológico caracterizado pelo surgimento e desenvolvimento de um delírio ou sistema delirante, com relativa preservação da personalidade e do resto do psiquismo do indivíduo acometido. Observa-se assim um delírio, geralmente sistematizado, que permanece cristalizado, em um domínio da personalidade do paciente sem comprometer o todo.
R- Paranoia.
65- Consiste na repetição de algum ato diversas vezes ao dia, não controlável e causador de grande ansiedade:
R- Transtorno obsessivo-compulsivo.
66- Ambrósio 60 anos, pedreiro de ofício, referia tremores generalizados com início há cinco horas. Quadro iniciou com tremor na mão direita, generalizando após algum tempo. Negava episódios semelhantes prévios. Mal-estar e fraqueza associados. Há três dias sem ingerir bebida alcoólica, manifestando desejo de parar de beber. Durante a internação paciente evoluiu com amência, alucinações visuais e piora dos tremores. Com seis dias de internação paciente apresentou piora do quadro, com obnubilação simples, hipotensão, piora do padrão respiratório e febre. Feito o diagnóstico de pneumonia. O quadro psicopatológico de Ambrósio nos sugere um diagnóstico de:
R- Delirium tremens.
67- Ao se tratar do tema sensopercepção é importante distinguir entre os vários tipos possíveis da mesma distinguindo entre a imagem perceptiva real, a imagem representativa, a imaginação e a fantasia. Indique, dentre as opções abaixo, as principais características da imagem perceptiva real:
R- É uma imagem nítida, de contornos precisos; corpórea, com brilho e cores vivas; que provém do espaço externo e não permite ao indivíduo a alteração voluntária de suas características.
68- Algumas mulheres se comportam de modo estranho nos momentos que sucedem um trabalho de parto muito longo. Entram em estado de desorientação, agitação, medo, podendo até rejeitar seus bebês por algum tempo. Tudo isso passa após algumas horas de sono. Esse estado é fruto da fadiga, que produz uma alteração da consciência conhecida como:
R- Confusão mental.
69- Os manuais diagnósticos classificam diversos subtipos de esquizofrenia dentre as quais podemos destacar a do tipo catatônica que apresenta como principais características:
R- Perturbação acentuada da função motora, que pode envolver estupor, negativismo, rigidez, excitação ou posturas bizarras. 
70- considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Claudia, de 31 anos, é caracterizada pelos amigos como sendo uma pessoa amarga e irritadiça que sempre está de mal com a vida, independentemente dos fatos que estejam ocorrendo. Segundo eles é o tipo de pessoa para quem as coisas nunca estão bem, sendo bem difícil de conviver, por conta disso já passou por três separações pois os companheiros não conseguem aguentar o ritmo pesado impresso por ela aos relacionamentos.
R- Distimia.
71- A presença de uma postura rígida, algumas vezes em posiçãoaltamente desconfortável, é uma característica de que tipo de transtorno psicológico?
R- Catatônico. 
72- Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Ana, uma senhora de 65 anos, após a perda de seu marido há cerca de seis meses vem se isolando progressivamente do convívio social e permanecendo praticamente todo o dia em seu quarto, os filhos, já muito preocupados procuraram ajuda para a mesma pois afirmam que a mãe perdeu toda a vontade de viver após a morte do marido.
R- Depressão.
73- Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: O pequeno Rafael, após ser mordido por um cãozinho em sua rua fica apavorado com a aproximação de qualquer tipo de cão.
R- Fobia específica 
74- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento confusional que tem como principais características:
R- Devido à uma turvação da consciência o pensamento trona-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio.
75- Um estagiário de psicologia começa seu estágio no Pinel observando os vários setores do hospital. Ele impressiona-se com o fato do médico de plantão (responsável pela triagem) entrevistar os pacientes, mesmo quando estes são trazidos pelo corpo de bombeiros e se encontram contidos numa camisa de força. Na supervisão semanal, pergunta-se se não seria possível evitar esta situação, entrevistando o acompanhante e deixando para travar contato com o paciente depois que ele fosse medicado e estivesse mais calmo. A partir de seu conhecimento sobre as etapas e o modo condução de uma entrevista psicopatológica assinale a resposta mais correta para esta pergunta.
R- Não tenho como indicar um medicamento para alguém sem realizar seu exame psíquico, ainda que as condições não sejam as melhores. Entrevistar acompanhantes é importante, mas examinar o paciente é fundamental.
76- O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma série de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento derreísta que tem como principais características:
R- O pensamento que obedece à lógica e a realidade apenas naquilo que interessa ao sujeito, distorcendo a realidade para que ela se adapte aos seus anseios.
77- assinale a afirmativa coerente com o conceito psicopatológico de alucinação:
R- É vivida pelo paciente como uma percepção clara e definida de um objeto, mas sem a presença do objeto estimulante real.
78- O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que no Transtorno de Estresse Pós-Traumático (309.81), o evento traumático e persistentemente revivido de algumas maneiras, por exemplo, por meio de recordações.
R- Aflitivas, recorrentes e intrusivas do evento, incluindo imagens pensamentos ou percepções.
79- Indique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade passivo-agressiva.
R- Resistência passiva a realização de tarefas sociais e ocupacionais rotineiras.
80- Quanto ao Exame Psíquico, é falso afirmar que:
R- A orientação alopsíquica é relativa à capacidade do indivíduo de fornecer dados de sua identificação.
81- O termo consciência possui varias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição neuropsicológica para o mesmo.
R- Estado vigil do paciente, que de certa forma iguala a consciência ao grau de clareza sensoria do mesmo. Intende-se por consciência o sujeito estar desperto, vigil e lucido.
82- Em alguns casos, o longo tempo de hospitalização pode levar ao desenvolvimento de vários sintomas reativos (desadaptativos), entre eles:
R- depressão e desorientação.
83- Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca o deslocamento. Indique, dentre as opções abaixo as características deste principio.
R- As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas, ideias, são totalmente móveis. Uma ideia pode ceder à outra toda sua cota de energia.
84- O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição ético filosófica para o mesmo.
R- Capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes a essa ética.
85- Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca a atemporalidade. Indique, dentre as opções abaixo as características deste principio.
R- No inconsciente não existe tempo real. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não tem qualquer referência ao mesmo. Não existe no mesmo passado, presente ou futuro.
86- Nesta fase da anamnese psicológica são descritas apenas as alterações psicológicas presenciadas:
R- Exame psíquico.
87- Um paciente psicótico relata, ao entrar no consultório que sentiu definitivamente que vai morrer, porque os óculos da médica sobre a mesa estão com as hastes voltadas para ele. Tal fenômeno nos faz supor tratar-se de:
R- percepção delirante.
88- Eu tenho, por um momento, perdas de vontade tais que eu sou como um trapo, com crises de terror, não reagindo mais. Tenho a impressão de que já não sou o mesmo, deque podem ler meus pensamentos, que minha pessoa não está em mim. A alternativa que corresponde ao distúrbio psicopatológico acima descrito é:
R- Despersonalização no processo esquizofrênico.
89- Indivíduos em surto de esquizofrenia costumam apresentar uma alteração da senso-percepção conhecidas como:
R- Alucinação.
90- Identifique, dentre as características abaixo, aquela que específica o transtorno de personalidade borderline.
R- Padrão de relacionamento interpessoal e intenso, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização. 
91- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: Mesmo sendo leigo na área em questão o paciente revela ter descoberto a cura para uma doença grave ou desenvolvido um novo aparelho revolucionário.
R- Delírio de descoberta.
92- Identifique, dentre as características abaixo aquela que é específica do transtorno de personalidade esquizoide.
R- Não deseja, nem gosta de relacionamentos íntimos, incluindo fazer parte de uma família.
93- Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Paula, uma jovem de 22 anos foi encaminhada a seu consultório pelo clínico geral que relata em seu encaminhamento que a jovem é extremamente ansiosa e, por conta de tal nível de ansiedade, é vítima de intenso sofrimento, especialmente no que diz respeito ao contato interpessoal. Paula, que na primeira entrevista não fixa o olhar e fala em tom baixo olhando através da janela, relata que desde a adolescência tem dificuldade de estabelecer relacionamentos satisfatórios embora deseje muito fazê-lo. Relata ter medo de pagar mico e ser julgada pelos outros como sendo estranha e inadequada, por isso, raramente inicia conversas e não tem um amigo sequer.
R- Fobia social
94- Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade paranoide.
R- Suspeita, sem fundamento aparente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por terceiros.
95- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O indivíduo relata ser alvo frequente ou constante de referências depreciativas ou caluniosas. Ao passar na frente de um bar e observar as pessoas conversando e rindo, entende que estão falando e rindo dele.
R- Delírio de referência.
96- As vezes os ditos populares carregam ideias importantes. Por exemplo, quando dizemos que de perto ninguém é normal é porque estamos considerando uma concepção de normalidade utópica, simplificada, muito exigente, na qual as pessoas de verdade não se encaixam. A essa concepção de normalidade, damos o nome de:
R- Ideal.
97- 11- Ao se tratar do tema sensopercepção é importante distinguir entre os vários tipos possíveis da mesma, distinguindo entre a imagem perceptiva real, a imagem representativa, a imaginação e a fantasia. Indique, dentre as opções abaixo, as principais características da imaginação.
R- Consiste na evocação de imagens percebidas no passado ou na criação de novas imagens em um processo de criação de imagens que ocorre na ausência de estímulos sensoriais.
98- O paciente sente-se obrigado a pensar repetidamente na seguinte questão: porque possuo dois olhos? Apesar de considerar esses pensamentos como absurdo e perturbadores, não consegue afasta-los de sua consciência. Neste caso podemos supor que exista:
R- Pensamento obsessivo.
99- A observação psicopatológica registra uma serie de estados alterados da consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontra-se os estados de dissociação da consciência que se caracterizam por:
R- Uma fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica do ser humano.
100- Com relação às chamadas correntes da psicopatologia, seria correto afirmar:
R- A categoria compreenderia as entidades psicopatológicas como completamente individualizadas, com contornos e fronteiras bem demarcados. As categorias diagnósticas seriam espécies únicas, tal qual espécies biológicas, cuja identificação precisa constituiria uma das tarefas da psicopatologia. 
101- A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo, o sono e por processos patológicos como por exemplo, em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como coma
R- Grau mais profundo de rebaixamento da consciência no qual não é possível qualquer atividade voluntaria voluntária.
102- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O paciente crê com convicção extrema que tem uma doença grave, incurável e que irá morrer brevemente.
R- Delírio hipocondríaco.
103- Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é especifica do transtorno de personalidade esquiva.
R- Evita atividades ocupacionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de críticas, desaprovação ou rejeição.
104- Analise o texto a seguir: Em que momento, porém, o portador de transtornos mentais é tido como diferente como pessoa de comportamento
desviante, com o progresso da ciência, da classificação nosográfica da medicina e nomenclatura das doenças é que os transtornos mentais são percebidos como subversão de normas e regras socialmente estabelecidas. Castel ( 1978, p.111 ), citando Fédere, alienista francês do século XIX, relata que em seu entendimento o [ portador de transtorno mental ] não tem consideração por nenhuma regra, [...] desconhece-as todas ; cujo discursos, posturas e ações estão sempre em oposição, [...] com o que existe de humano e de racional. ( NOGUEIRA, 2009 ). Qual seria o critério de normalidade claramente esposado pelo texto acima.?
R- O da normalidade como um ideal.
105 – Considere o fragmento do caso abaixo e indique a hipótese que melhor se aplica ao mesmo: Após passar por um sequestro relâmpago Marcia, que saiu ilesa, embora tenha sido intensamente ameaçada de morte pelos sequestradores que gritaram com ela durante todo o período que durou o sequestro, tem diversos flashes de memória sobre o que aconteceu que lhe causam intenso sofrimento; ela relata que à todo momento lembra dos detalhes do sequestro, dos gritos dos assaltantes, do cheiro do carro, dos locais percorridos e dos momentos de terror vividos; isso ocorre também durante o sono momento no qual acorda aterrorizada.
R- Transtorno pós-traumático. 
 
 106 - Ao se tratar do tema sensopercepção é importante distinguir entre os vários tipos possíveis da mesma, distinguindo entre a imagem perceptiva real, a imagem representativa, a imaginação e a fantasia. Indique, dentre as opções abaixo, as principais características da imagem representativa ou mnêmica:
R- Possui pouca nitidez e pouca corporeidade, sendo instável, percebida no espaço interno e incompleta.
107- O curso do pensamento, que é o modo como o pensamento flui, a sua velocidade e ritmo ao longo do tempo pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra e registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um bloqueio ou interceptação do pensamento. Que tipo de quadro de alteração do curso do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo?
R- Que o paciente em meio a conversa ou ao relatar algo interrompa bruscamente seu pensamento sem qualquer motivo aparente.
108- Considere que você atendeu em seu consultório um novo cliente que apresenta uma tonalidade afetiva desagradável, mal humorado, nitidamente irritado, amargo e agressivo. Que tipo de alteração de humor você identifica que está ocorrendo com o mesmo?
R- Disforia.
109 – A restrição imposta pela nossa legislação para a condução de veículos sob efeito do álcool pode ser justificada em termos psicopatológicos. O estado de embriagues afeta a atenção do motorista, produzindo uma alteração conhecida como:
R- Hipoprosexia.
110 – O mais comum nas equipes de saúde mental é que elas contêm?
R – Psicólogos, terapeutas ocupacionais e psiquiatras.
 
111 - A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo, o sono e por processos patológicos como por exemplo, em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como sopor.
R – Estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa. Embora o indivíduo ainda possa apresentar reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea. 
112- A partir da descrição abaixo, identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente. O paciente afirma ser vitima de terríveis injustiças, que não correspondem a sua vida, e discriminações e, em função disso envolve-se em intermináveis disputas legais movendo processos contra tudo e contra todos.
R- Delírio de reinvindicação.
113- Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade narcisista.
R- Sentimento grandioso acerca da própria importância.
114- Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: A esposa de Mário, de 44 anos, lhe procura em seu consultório antes de levar o marido pois queria ter uma consulta prévia contigo. Ela relata estar casada com o mesmo Há apenas um ano e estar muito preocupada com o comportamento do marido que passou, a cerca de 10 meses atrás por uma crise depressiva severa, que durou cerca de 2 meses e acerca de 6 meses entrou em um episódio de grande agitação durante o qual praticamente levou à família a falência gastando inclusive todos os bens pessoais dela que havia sido herdado de sua família de origem. Os tratamentos medicamentosos realizados na época foram aparentemente bem sucedidos entretanto ele está novamente entrando em uma crise de depressão e ela afirma não aguentar passar por tudo novamente.
R- Transtorno bipolar.
115- Terapeutas e pacientes podem ter visões divergentes, distorcidas e até irrealistas uns dos outros sobre o que ocorre uma entrevista clinica e sobre aquilo que o paciente tem direito de esperar. A transferência e a contra transferência são fenômenos originados na teoria psicanalítica que, embora se constituam em constructos hipotéticos, se mostram uteis como princípios organizadores para explicar certas ocorrências na relação terapêutica. Dentro deste contexto identifique, dentre as opções abaixo, aquela que caracteriza o fenômeno da contra transferência. 
R- Processo em que o terapeuta, inconscientemente, atribui ao paciente certos aspectos do relacionamento passados importantes.
116- Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplique ao mesmo: Pedro, um estudante de 18 anos procurou seu consultório em função de uma intensa dificuldade no contato interpessoal. Essa dificuldade é marcante na própria consulta pois Pedro senta-se ligeiramente de lado para você, evita contato visual e fala em um tom de vos extremamente baixo, quase inaldível, com um nível de ansiedade extremamente alto. Ele lhe relata ter medo de ser vitima de escarnio dos outros e passar vergonha em público e por isso raramente interage embora sinta grande vontade de faze-lo. Pedro nunca teve um relacionamento amoroso e está enfrentando sérias dificuldades escolares em função de sua dificuldade para interagir com colegas e professores.
R- Fobia social. 
117- Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Pedro, um jovem de 28 anos, chega para uma consulta em seu consultório relatando ter fortes variações de humor que vão desde a depressão extrema até a euforia desenfreada durante a qual faz coisas da qual se arrepende depois.
R- Transtorno bipolar.
118- A presença de uma postura rígida, algumas vezes em posição desconfortável, é uma característica de que tipo de transtorno psicológico?
R- catatônico.
119- Transtorno de pânico se caracteriza pela ocorrência espontânea e inesperada, de ataques agudo de ansiedade que, entretanto, tem duração limitada. A que se deve essa característica do ataque de pânico?
R- A ação do sistema nervoso parassimpático.
120- Jonas está com 17 anos, estuda num colégio próximo a sua casa mas vem enfrentado um sério problema. Não tem mais coragem de pegar ônibus, não sabe direito informar quando isso começou, mas só de chegar perto da porta, começa a tremer, suar frio e ficar paralisado, com o coração saindo pela boca. Sempre achou os motoristas muito imprudentes e preferia andar de bicicleta, até, ou de taxi. O pais não perceberam o problema de imediato, mas a verdade é que Jonas vinha saindo pouco de casa nos últimos tempos, evitando programas onde precisa se deslocar para longe de casa e gastando muito dinheiro com taxis. O rapaz resolveu pedir ajuda pois está prestando vestibular para engenharia e seu sonho é estudar UFRJ, UERJ ou UFF. Sua família mora em Jacarepaguá e Jonas sabe que não terá condição de cursar a faculdade
se não conseguir superar esse problema. Que diagnóstico abaixo melhor se encaixa nesse caso?
R- Transtorno fóbico específico.
121- João costuma ir andando de sua casa para o trabalho. ele não sabe bem quando isso começou, mas o fato é que adquiriu o habito de ir contando o numero de carros pretos estacionado ao longo da calçada. As vezes, quando já está chegando no seu trabalho, começa achar que contou errado e é compelido a voltar até a sua casa para contar os carros novamente. Quando isso acontece, invariavelmente, se atrasa para o trabalho. Isso tem lhe trazido dificuldades com seu novo chefe, mas se não voltar para casa e contar todos os carros novamente, entra em estado de angústia profunda, acreditando que alguém de sua família vai morrer. Esse comportamento é um sintoma característico de um transtorno conhecido como:
R- Transtorno obsessivo compulsivo.
122- considere o fragmento abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Maria é uma adolescente de 16 anos que foi levada ao seu consultório pelos pais por se recursar veementemente a comer na frente de terceiros, mesmo que sejam seus próprios pais. Os pais relatam que em todas as outras áreas a filha não encontra nenhuma dificuldade mas quando se trata da alimentação, embora tenha uma alimentação saudável e adequada, comendo praticamente de tudo, só o faz quando está sozinha, em geral em seu quarto. Os pais relatam ainda que na última viagem de férias pediram todas as refeições para a filha no quarto pois a mesma começava a ficar muito ansiosa quando eles tentavam leva-la ao refeitório.
R- Fobia social.
123- Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva. 
R- Preocupação excessiva com detalhes, regras, lista, ordem, organização ou horários que o alvo principal da atividade é perdido, 
124- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O paciente acredita estar destinado a salvar a humanidade, tendo convicção plena de que o seu sistema ou método é único capaz de atingir este fim.
R- Delírio de reforma.
125- Um rapaz dá entrada na emergência do hospital Lourenço Jorge, após um grave acidente de trânsito, com fratura exposta nas duas pernas, ferimento diversos e desacordado. Depois de uma cirurgia de horas, vai para um boxe na UTI, já fora de perigo. Seus pais finalmente conseguem vê-lo, por alguns minutos. Depois vão procurar o médico e, muito ansiosa, a mães lhe diz:- Dr.,nosso filho acordou falando coisas estranhas, sem sentido, sobre compras no supermercado, está muito agitado, não responde as nossas perguntas. Será que já sabe que a namorada faleceu no acidente? Será que está se sentido culpado? Pode estar enlouquecendo com um trauma dessa gravidade? O médico acalma a senhora, dizendo que o estado de loucura aparente de seu filho provavelmente é passageiro. E que ainda não é hora de conversar sobre a morte da namorada, primeiro é preciso esperar que recupere a lucides. Assinale o termo apropriado para nomear a alteração apresentada pelo rapaz:
R- Delirium ou confusão mental.
126- A partir de nossos estudos do diagnósticos pluridimensional, assinale as afirmações verdadeiras: 1) O diagnóstico pluridimensional avalia a existência de transtornos físicos e mentais, entre outras dimensões. 2) A avaliação de deficiências cognitivas é objeto de avaliações psicopedagógicas e não de diagnósticos psicopatológico. 3) Quanto mais graves forem os agentes estressores psicossociais, presentes durante o surgimento do transtorno mental, mais grave é considerado esse transtorno. 4) Um diagnóstico pluridimensional bem feito prepara o terreno para a indicação de um tratamento mais adequado às condições de cada paciente.
R- 1 e 4
127- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O paciente afirma ser um novo messias, Um santo poderoso, sentido que tem poderes místicos ou mantém contatos regulares com santos ou com o próprio Deus.
R- Delírio místico.
128- Quanto a caracterização geral dos transtornos esquizofrênicos, é CORRETO: 
R- Esperam-se distorções de pensamento, da senso-percepção e da afetividade. 
129- Os manuais diagnósticos classificam diversos subtipos de esquizofrenia dentre ais quais podemos destacar a do tipo desorganizado que apresenta como principais características:
R- Regressão acentuada para um comportamento primitivo, desinibido e desorganizado.
130- O curso de pensamento, que é o modo como o pensamento flui, a sua velocidade e ritmo ao longo do tempo pode estar alterado em diversos tipos de patologias. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta uma lentificação do pensamento. Que tipo de quadro de alteração do curso do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo? 
R- Uma progressão lenta do pensamento de forma bastante difícil e com uma latência entre as perguntas e as respostas.
131- A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O individuo relata ser alvo frequente ou constante de referencias, depreciativas ou caluniosas. Ao passar na frente de um bar e observar as pessoas conversando e rindo, entende que estão falando e rindo dele.
R- Delírio de perseguição. 
132- Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade anti-social. 
R- Incapacidade de adequar-se às normas sócias com relação a comportamentos lícitos, indicada pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção. 
133- Pode ser considerado como sintoma positivo da esquizofrenia:
R- Alucinações.
134- Ao se tratar do tema do tema sensopercepção é importante distinguir entre os vários tipos possíveis da mesma, distinguindo entre a imagem perceptiva real, a imagem representativa, a imagem e a fantasia. Indique, dentre as opções abaixo, as principais características da fantasia:
R- Produção de imagens como um produto minimamente organizado que ajuda o indivíduo a lidar com as frustrações, com o desconhecido e com os seus conflitos. 
135- Elisabete é uma pessoa bastante recatada Há um ano trabalho num escritório, mas os colegas não a conhecem direito, pois fala pouco, atendo-se aos assuntos relacionados ao trabalho. Na semana passada, entretanto, começou a demonstrar um comportamento diferente, conversando com os colegas animadamente. No começo a novidade foi bem recebida mas, passados mais alguns dias, começou a se mostra inconveniente, dando pitacos nas tarefas dos colegas, falando muito, meio acelerada, as vezes perdendo-se nas próprias ideias. Outra coisa muito chata é que começou a contar detalhes de sua vida intima para todo mundo e dar acintuosamente em cima dos colegas homens, mesmo os casados. Ontem, a chefe de Elisabete sugeriu que procurasse o setor de saúde mental para uma entrevista, ela considerou a sugestão absurda, discutiu com a chefe em voz alta e de modo desrespeitoso. Após esse episódio, a chefe indicou seu afastamento do setor exigindo uma avaliação do setor de saúde mental para que pudesse voltar ao trabalho. Que hipótese diagnóstica abaixo melhor se encaixa neste caso?
R- Episódio de mania.
136- Analise o seguinte caso: Paciente informa ter terminado relação conjugal a cerca de seis meses. Em função disso relata que seu comportamento, sua reações, pensamento, sentimentos e emoções começaram a sofre importantes modificações após alguns meses do término desse casamento. Por exemplo, tornou-se agressivo, impaciente e hipotímico. Passou a evitar o contato social e, por conta disso, a se isolar em casa. Sua capacidade laborativa decaiu sensivelmente, o que lhe vem causando sérios problemas financeiros. Tornou-se descuidado com sua aparência, relata anedonia, desorganização pessoal, uso abusivo de álcool, Hipoprosexia e quadro incipiente de bulimia (informa que nenhum desses sinais os sintomas ocorriam antes da separação). O relato acima
poderia ser melhor compreendido a partir de qual entidade psicopatológica?
R- Transtorno de adaptação.
137- A observação psicopatológica registra uma serie de estados alterados da consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontra-se os estados hiptónicos que se caracterizam por:
R- Um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por uma outra pessoa.
138- Na relação que se estabelece na entrevista, deve-se contar com dois fenômenos altamente significativos: a transferência e a contra transferência. A primeira refere-se: 
R- À atualização, na entrevista, de sentimentos, atitudes e condutas inconscientes, por parte do entrevistado, que correspondem a modelos que se estabeleceu no curso do desenvolvimento, especialmente na relação interpessoal com o seu meio familiar.
139-O transtorno obsessivo- compulsivo (TOC) classifica-se, atualmente, em duas subformas: TOC com predomínio de sintomas obsessivos e TOC com sintomas predominantemente compulsivos. O que diferencia as duas subformas é:
R- No TOC-obsessivo predominam ideias desagradáveis recorrentes, em quanto no TOC-compulsivo predominam atos repetitivos, às vezes ritualizados.
140- Desde criança Doug desobedecia a seus pais e professores. Chegou a cometer alguns delitos na escola, mas não foi pego. Um colega que estava com ele foi expulso da escola. Na adolescência roubou um carro para viajar. Seus pais conseguiram livra-lo da cadeia, prometeu se cuidar iniciando uma terapia que abandonou em poucos meses, mas seus pais nunca souberam disso e continuaram pagando por ela. Não se formou na faculdade, era inteligente, mas faltava demais as aulas. Quando estava prestes a ser expulso, consegui que uma funcionária da administração alterasse algumas notas para poder frequentar um curso de férias e recuperar minimamente sua situação. Mas decidiu ir esquiar em Aspen, com uma namorada rica que havia conhecido há pouco tempo. Casou-se com ela alguns meses mais tarde e começou a trabalhar na firma do sogro. Inteligência e simpatia não impediram que fosse pego numa fraude com cheques da firma. O sogro não quis fazer uma acusação formal cobrindo os desfalques, mas exigiu a separação do casal. Doug mudou de estado e iniciou um romance com uma mulher mais velha, que começou a lhe dar dinheiro para montar uma clínica geriátrica, mas o projeto não saiu do papel. Nessa época abriu um escritório e começou a ter um caso com a secretária. Quando a mulher descobriu teve um ataque de fúria e a espancou, ela deu queixa na polícia, mas ele consegui mais um vez fugir do estado. Que transtorno de personalidade melhor diagnostica esse caso?
R- Transtorno de personalidade anti-social. 
141- Odilom tem 43 anos, educação superior, aparência comum e trabalha numa gráfica. Foi encaminhado para uma clínica de psicologia depois tribunal, depois de sua segunda detenção por expor-se em público para uma desconhecida jovem e atraente. Em sua entrevista inicial confessou que se expunha em público há mais de 20 anos. As exposições era cuidadosamente planejadas, durante um ou dois dias e o planejamento estava associado à crescente antecipação, excitação e tensão. Expunha-se em ruas movimentadas, lojas, metrô, etc. Imediatamente antes da exposição, tinha uma ereção, puxando pênis e testículos para fora da calça. Quando estava exatamente em frente da mulher, abria seu casaco e permanecia com os genitais expostos. Após alguns segundos, fechava o casaco e fugia. Depois disso sentia-se exausto mas relaxado como depois de fazer um bom sexo. Como a Classificação Internacional das Doenças classificaria o transtorno apresentado por Odilom?
R- Transtorno de Preferência Sexual – Exibicionismo 
142- Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Helena, uma mulher de 53 anos de idade, era casada com um administrador de empresa desempregado e tinha três filhos, sendo duas mulheres e um homem. Era a filha mais velha de cinco irmãos. Recentemente Helena experimentara uma ligeira tontura. Com o passar do tempo sua tontura piorou e ela começou a sentir o aumento de sua frequência cardíaca, juntamente com tremores e transpiração excessiva. Sua respiração estava cada vez mais ofegante, sentia a boca seca e dores e pressão no peito. Com o agravamento dessas manifestações, ela deixara de sair de casa. Não ia a bancos e supermercados, não fazia compras e não ia à casa das filhas visitar os netos. Quando um deles se machucou, ele correu, tirou o carro da garagem, mas quando se viu na rua, teve a sensação de que ia morrer. Voltou com o carro para a garagem e solicitou ao esposo que a levasse até o neto. Ainda assim, experimentou intenso pavor durante o trajeto, pavor esse que se repetia a cada dia quando saía de casa para o trabalho na companhia do marido. Helena deixou de dirigir; fragmento extraído de: Brito, A. Rev. Bras. Ter. comport. Cgn.v.6 n.2 São Paulo.
R- Transtorno de pânico.
143- Mulher de 32 anos de idade, dá entrada no pronto socorro chorando, com queixa de falta de ar, tontura, formigamento nas extremidades dos membros superiores, boca seca e medo de morrer. Refere episódios semelhantes com duração de aproximadamente 20 minutos. De acordo com o quadro clínico descrito, qual a hipótese diagnóstica para este caso? 
R- Crise de pânico
144- Identifique, dentre as características abaixo aquela que é específica do transtorno de personalidade esquizotípica.
R- Pensamento e discurso bizarros: vago, circunstancial, metafórico e estereotipado.
145- A comunicação entre um profissional que realiza um exame psíquico e o indivíduo examinado se dá através de signos ( subjetivos e objetivos ), signos que comunicam ao examinador a presença das psicopatologias. De fato, toda comunicação entre seres humanos se dá através de sistemas de signos (línguas, gestos, vestimentas, etc.). a ciência geral que se ocupa do estudo dos sistemas de signos é conhecida como:
R- Semiologia.
146- O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição psicológica para o mesmo.
R- Soma total das experiências conscientes de um indivíduo em um determinado momento. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade. 
 147- Considere o fragmento abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Marcos é um homem de 35 anos, que foi encaminhado pelo psiquiatra em função de um nível muito alto de ansiedade e o grande temor de que a qualquer momento uma desgraça aconteça; por conta deste temor Marcos liga para sua esposa e filhos muitas vezes por dia perguntando se esta tudo bem com os mesmos e, mesmo após todos chegarem em casa, não consegue relaxar, continuando hipervigilante.
R- Transtorno de ansiedade generalizada.
148- Uma família trás um paciente para uma consulta descrevendo o seguinte episódio: seu primogênito, um rapaz de 21 anos, advogado recém, formado em vias de prestar prova para OAB, sumiu de casa por mais de um ano sem nenhuma explicação. Na época, a família percorreu todos os hospitais da cidade, solicitando auxilio policial para encontra-lo, mas sem sucesso algum. Um ano e meio após seu desaparecimento, o rapaz foi visto por um colega de trabalho de seu pai em Maceió, trabalhando num trailer a beira mar, estava mais magro, queimado e parecia bem disposto. O amigo não teve coragem de aborda-lo diretamente. Sondando um comerciante próximo, ficou sabendo que ele trabalhava ali a mais de um ano, era querido por todos, respondendo por um outro nome. A família foi avisada e seus pais foram ao seu encontro. Chegando lá, ele os reconheceu e aceitou voltar com eles para sua casa no Rio de Janeiro, mas não conseguia dizer como chegou em Maceió ou o que havia lhe acontecido durante o ano que se passou, como se o período que viveu lá fosse inteiramente dissociado
do resto de sua vida. Que hipótese diagnóstica abaixo melhor completa esse caso?
R- Transtorno dissociativo.
149- O curso do pensamento, que é um modo como o pensamento flui, a sua velocidade e ritmo ao longo do tempo pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de roubo do pensamento. Que tipo de quadro de alteração do curso do pensamento você espera encontrar ao entrevista-lo?
R- Que o paciente relate que o seu pensamento foi retirado de sua cabeça por uma força estranha ou por um estranho.
150- O usuário crônico de substâncias ilícitas desenvolve tolerância quando:
R- Necessita doses maiores da substância para conseguir efeito que antes obtinha com doses menores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais