Buscar

PSICOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profª.: Karina Rodrigues
Psicóloga Clínica e Hospitalar, Docente do Curso Mova e Auriculoterapeuta.
*
Nome (como gosta de ser chamado);
Data/ mês e local de nascimento (ano opcional);
Estado civil (que se considera);
Time que torce;
Uma coisa que seus colegas de sala ainda não sabem sobre você;
O que motivou a escolha deste curso Técnico;
*
*
A psicologia é a ciência que está diretamente ligada a questões emocionais, afetivas e sociais. O seu estudo no curso de Técnico, tem por objetivo ajudar o aluno a receber e compreender as necessidades do paciente e de sua família, além de avaliar e orientar o técnico quanto a sua postura junto à equipe de trabalho.
Há muito tempo a enfermagem trás a marca da psicologia, pelo fato de ser uma área que visa essencialmente o cuidado, do ser humano, em condições mais frágeis de sua vida. A simples execução de técnicas como: banho, curativos, entre outras ações não teriam o mesmo resultado se não houvesse o: tocar, ouvir, sorrir, aconselhar, orientar e esclarecer quando necessário, etc.
*
*
Os técnicos em enfermagem, deverão ter uma relação de respeito e confiança, o que facilitará o seu trabalho e, consequentemente, produzirá uma recuperação mais satisfatória para o doente. Poderemos então afirmar que o bom técnico é aquele que sabe cultivar o relacionamento com o paciente por meio de troca de experiências, humor, amizade e confiança.
*
*
1590 – “Psyche” = alma + “logos” = conhecimento ou estudo.
Wilhelm Wundt = Fundador da psicologia enquanto ciência (1879). Objeto da psicologia é o estudo de como as sensações e as percepções formam a consciência humana. Estes estudos eram realizados através da introspecção (descrição do seu interior).
Em 1890, William James usou o termo mente no lugar de alma, já que cientificamente falando alma não era bem visto. 
*
*
*
*
É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos;
Estuda o ser humano, enquanto um ser BIOPSICOSOCIAL;
É a ciência que estuda o ser humano em sua plenitude; 
*
*
A partir do século XIX, várias linhas teóricas de psicologia surgiram:
* Comportamentalista (ou Behaviorismo) – Esta corrente é conhecida como modelo estímulo-resposta (E/ R), em que o comportamento é entendido como um conjunto de reações ou de respostas a um estímulo externo, ou seja, do ambiente. O indivíduo é condicionado através de fatores externos, desde que sejam utilizados reforços e punições.
*
*
*
*
* Gestaltista - Nesta mesma época surge na Alemanha a Gestalt (que significa forma). Essa corrente concebe o ser humano em interação com o ambiente, dizendo que o homem é um ser total e que - o todo é mais do que a soma de suas partes.
		Nesta corrente faz-se necessário o uso da percepção e da empatia para compreensão do todo.
*
*
FORMAS/ FORMATOS/ FIGURAS
*
*
*
*
*
*
* Psicanálise - Em meados de 1900, trabalhando em consultório e em clínica particular, o médico neurologista e psiquiatra de Viena, Sigmund Freud criou a escola de Psicanálise. 
		Antes dele acreditava-se que o homem era capaz, conscientemente, de perceber tudo o que acontecia à sua volta. Com os seus estudos, descobriu que grande parte dos sentimentos e comportamentos do homem tem motivos totalmente desconhecidos pois são inconscientes.
*
*
Como médico Freud iniciou seus estudos em neurologia e mais tarde interessou-se em descobrir o que havia por trás dos distúrbios mentais, voltando-se então para a psiquiatria. Influenciado por Charcot, psiquiatra francês, descobriu que as doenças mentais tinham origem em certos fatos traumáticos, na infância dos indivíduos doentes. Publicou, então, uma teoria completamente nova através da qual procurava explicar o funcionamento da mente humana e o desenvolvimento da personalidade.
*
Na primeira tópica, Freud, recorre á imagem de um iceberg para explicar o funcionamento da mente humana. Em que o consciente corresponde a parte visível, e o inconsciente corresponde a parte não visível, ou seja, a parte submersa do iceberg.
*
PERSONALIDADE: Organização dinâmica de idéias atitudes e hábitos, que nos diferem de outros  indivíduos. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE: A personalidade é formada a partir do nascimento. Durante a infância as principais características psíquicas são adquiridas, a partir da relação criança com os pais, e meio ambiente.
COMPOSIÇÃO DA PERSONALIDADE: A personalidade é composta por caráter, sua maneira estereotipada de agir e reagir (pode ser mudado) e o temperamento que é a disposição individual para reagir a estímulos emotivos (não pode ser mudado).
*
ID= O id é o termo usado para designar uma das três instâncias apresentada na segunda tópica das obras de Freud.
Constitui o reservatório da energia psíquica, onde se “localizam” as pulsões.
Formado por instintos, impulsos e desejos inconscientes, que exige satisfação imediata. É a energia dos instintos e dos desejos em busca da realização desse princípio do prazer.
*
EGO= Ego ou Eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais.
Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. 
*
SUPEREGO= Superego é inconsciente, é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos.
Manifesta-se à consciência indiretamente, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.
*
*
*
O QUE VOCÊ ENTENDE POR PSICOLOGIA?
QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTALT PARA A SUA FUTURA AREA (TÉCNICO EM ENFERMAGEM)?
EXPLIQUE O QUE FOI A 2ª TÓPICA DE FREUD E CITE SUAS ESTRUTURAS? 
FIM
correa_de@hotmail.com
*
*
*
Latim= anseio ou desejo.
É a energia através da qual o instinto sexual se expressa.
É uma fonte de prazer intensa, sem ter a pretensão de se chegar à finalidade última, ou seja, o ato sexual.
*
*
Na Psicanálise, de Freud, as fases do desenvolvimento Psico-sexual são distribuídas da seguinte forma: Fase oral/ fase anal/ fase fálica/ período de latência e fase genital. 
*
*
Estágio ou Fase oral (até 1 ano): Zona erógena (prazer) é a boca.
O bebê é egocêntrico, narcisista e enxerga a mãe como extensão dele. Como se o mundo fosse ele ou que gira ao redor dele.
Nascemos sofrendo o processo de separação, que se dá junto ao final da amamentação. Quando a mãe começa a substituir o peito, criança (vivencia muito ódio, frustração, angústia, ansiedade, impotência) e mãe (sente ansiedade, angústia, com a possibilidade do bebê não precisar mais dela) sentem muito.
O ego começa a estruturar quando ocorre a separação mãe-filho.
*
*
Estágio ou Fase anal (1-3 anos): Zona erógena (prazer) é a região anal.
Controle dos esfíncteres. Aqui o bebê vai aprender sobre limites. São dois movimentos : expulsão (doar/ eliminar/ separar) e retenção (ter/ segurar/ guardar). Tem bebê que demora a reter ( faz xixi e cocô na calça) e tem bebê que fica segurando (fica dias sem fazer cocô).
Aqui aprenderão o equilíbrio em dar e receber , internalizando o NÃO. Aqui acontece a formação do SUPEREGO. O não é acompanhado de testes . Exemplo : "menino , não ponha o dedo aí !" Ele vai e testa. E quanto mais ele desconfia do amor do pai e da mãe, mais ele testa esta autoridade. Na verdade, a criança quer ver se pode "confiar" nestas pessoas. Ele está testando a coerência.
*
*
Estágio ou Fase fálica (3-5 anos): Zona erógena (prazer) é a região genital.
Manipulação dos órgãos genitais e comparação.
A sexualidade deixa de ser exclusivamente auto erótica e dirigi-se aos pais, concretizada no Complexo de Édipo
(atração pelo progenitor do sexo oposto e agressividade perante o progenitor do mesmo sexo, visto como rival).
Complexo de Édipo Complexo de Electra
*
*
Estágio ou Fase de latência (6-11 anos): Diminuição da sexualidade.
A problemática do complexo de édipo permanece oculta, mas sem se manifestar.
Neste estágio ocorre a amnésia infantil.
Criança concentra suas energias nas aprendizagens escolares e sociais.
*
*
Estágio ou Fase genital (A partir da adolescência): Zona erógena (prazer) é a consumação do ato sexual.
A sexualidade passa a ser dirigida aos outros e à consumação do ato sexual.
A problemática do complexo de édipo, é reavivada e vai ser definitivamente resolvida pelo luto das imagens idealizadas nos pais.
Vergonha e raiva dos pais.
*
São mecanismos utilizados pelo paciente/ cliente diante de uma situação que cause dor/ sofrimento com o objetivo de eliminar uma consciência/ fator humanitário. Tipos:
- Negação: A pessoa nega inconscientemente o que esta lhe causando sofrimento.
- Regressão: Quando há a apresentação de comportamentos infantilizados, isto é, um retorno as fases anteriores a idade atual.
- Projeção: Projetar em outra pessoa ou objeto uma situação que teve origem na própria pessoa.
- Deslocamento: Desloca a intenção inicial para outra que seja mais aceitável socialmente.
- Repressão: Reprime no inconsciente o fator traumático, apresentando-se na consciência apenas uma vaga idéia do ocorrido.
*
*
O QUE VOCÊ ENTENDE POR LIBIDO?
CITE 2 MECANISMOS DE DEFESA DO EGO E EXPLIQUE-OS.
CITE A FASE EM QUE OCORRE O COMPLEXO DE ÉDIPO E EXPLIQUE-O.
FIM
correa_de@hotmail.com
*
*
O que faz vocês estarem aqui todas as aulas?
O que faz vocês acordarem todas as manhãs?
O que faz vocês amaram umas pessoas, e não outras?
O que faz vocês viverem?
*
*
Algo precisa ficar ruim para que criemos uma força interna, uma força motriz para ir em busca de algo ou para mudar alguma coisa;
Resultante da falta de algo ou alguém, de uma necessidade;
Movimentação;
Estado interno;
Estímulo externo;
*
*
*
*
Relações Interpessoais: A base do relacionamento interpessoal é o auto-conhecimento. Todo relacionamento está baseado em troca de interesse.
Fatores que contribuem para o início das relações interpessoais:
Aceitação, Desprendimento e Acolhimento.
Fatores que contribuem para o aperfeiçoamento das relações interpessoais:
Empatia, Feedback e Controle Emocional.
*
*
A escuta deve ser dinâmica e reflexiva, e diante disto existem algumas técnicas para que ela seja mais estruturada, são elas:
Mostrar seu interesse pela pessoa e pelo que ela diz;
Não interromper, deixe a pessoa terminar de falar;
Envolver seu corpo na conversa. Não esqueça que através da comunicação não verbal conseguimos muitas vezes transmitir mensagens que as palavras sozinhas não conseguem;
Ficar atento para o contexto da conversa e não apenas para o que está sendo transmitido no momento.
*
*
Qualidade psíquica (pertence a mente humana).
“Ser consciente é ser no mundo e do mundo”.
Só se concretiza num segundo momento, tal qual a percepção.
Significa conhecimento, percepção e honestidade.
*
*
Condições da consciência: Condições que o organismo se encontra, no momento exato da informação.
৹Vigília Normal – o organismo apresenta um estado de saúde estável e equilibrado.
৹Vigília Alterada – situação em que o organismo ou apenas a mente apresenta algum desequilíbrio, como o stress, a ansiedade ou o nervosismo.
৹Sono com Sonhos – se recuperam alguns registos da atividade mental desenvolvida durante os sonhos lúcidos.
*
*
Modos da consciência: A formação de diversas emoções, produzem diferentes efeitos no organismo, os quais se manifestam de três modos.
৹Passivo - é o estado interior em que o sujeito manifesta um comportamento habitual e automático.
৹Ativo - o indivíduo dá conta de si e de boa parte do ambiente que o rodeia.
৹Ausente - num estado de total relaxamento, a pessoa perder contato com o momento presente.
*
*
Focos da consciência: Relação entre a consciência e o alvo a que o sujeito se dirige.
৹Central – focagem direta no alvo. Ex.: ao escutar música e ler.
৹Periférico – o objeto está fora do foco, mas apresenta-se como pano de fundo. Ex.: conversas paralelas.
৹Distante – momentos de distração intensa. Usualmente, quando a pessoa observada está a divagar.
*
*
NOVA INFORMAÇÃO
REFLEXÃO
AUTOCONSCIÊNCIA
AUTOCONHECIMENTO
CONSCIÊNCIA
*
*
Alterações Normais
Sono: Comportamento e uma fase normal e necessária.
Sono rem (com movimentação).
Sono Não-rem (sem movimentação).
Sonhos: Fenômeno psicológico, descrito por Freud como revelador de nossas vivências.
*
*
Alterações Patológicas: Qualitativas
Rebaixamento do nível de consciência
Obnubilação da consciência: compreensão dificultada.
Sopor: incapacidade de ação espontânea.
Coma: Impossível qualquer atividade.
*
*
Alterações Patológicas: Qualitativas
Síndromes psicopatológicas associadas ao rebaixamento do nível de consciência:
Delirium (diferente do delírio= tempo prolongado, não tem noção tempo espaço) = Tempo curto, alteração do juízo de realidade.
Estado Onírico = estado semelhante a um sonho muito vívido, decorrente de psicoses tóxicas. 
Amência = Excitação psicomotora.
Síndrome do cativeiro = Paralisia total.
*
*
Alterações Patológicas: Quantitativas
Estados crepusculares = surge e desaparece de forma abrupta e tem duração variável.
Dissociação da consciência = Indivíduo se “desliga” da realidade para parar de sofrer.
Transe = espécie de sonho acordado, com atividade motora estereotipada e automática.
Estado Hipnótico = técnica refinada de concentração da atenção.
*
*
*
*
1. De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, nao ipomtra a odrem plea qaul as lrteas de uma plravaa etaso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol csãofnuo que vcoe pdoe anida ler sem gnderas pobrlmea. Itso é poqrue nós nao lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
*
*
2. Conte, quantas letras "F" estão presentes no seguinte texto, sem usar o rato:
      FINISHED FILES ARE THE RESULT OF YEARS OF SCIENTIFIC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS.
Quantos "F" ? 3? Talvez 4?.
*
*
3. Diga as cores e não as palavras.
*
*
		
			
		
		DÚVIDAS?!
			
			
Obrigada!
correa_de@hotmail.com
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais