A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Modelo_de_Relatório_Em Gestão Das Organizações Escolares

Pré-visualização | Página 1 de 2

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
 
BASE PARA ELABORAÇÃO E ESTRUTURA DO RELATÓRIO
Base para elaboração do Relatório:
Antes da apresentação do relatório, o aluno deve proceder à revisão do caderno de campo e material reunido durante o estágio (rascunhos, fotos, entrevistas, etc.), fazer uma seleção e ordená-los. Nesse procedimento, se necessário, solicite a orientação de seu professor. 
Há várias maneiras de se pensar um relatório, no entanto, é necessário cuidar de que ele atenda à estrutura apresentada pela disciplina. 
A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, desde a introdução até o final do relatório. Deve-se fazer uma revisão constante, para verificar se não houve repetição ou omissão de alguma informação importante.
A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos estudantes de Pedagogia, conforme as orientações que seguem. 
O relatório do Estágio Supervisionado deverá obedecer a seguinte padronização:
Encadernação em espiral: capa de plástico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso;
Numeração de páginas: canto inferior direito;
Papel: A4 branco, utilizando-se somente uma face da folha;
Distribuir o texto, evitando que o título das seções seja digitado em final de página e os textos respectivos na página seguinte;
Margem superior, a 3 cm;
Margem inferior , a 2 cm;
Margem direita, a 2 cm;
Margem esquerda, a 3 cm;
Parágrafos: formatar a primeira linha por 1,25 cm; (padrão Word) primeira letra em maiúsculo e as outras em minúsculo;
Espaçamento entre linhas: 1,5;
Tipo de letra: Arial ou Times New Roman;
Tamanho de letra: 12 para o texto e 16 para a capa, conforme modelo.
A seguir apresentamos as páginas do Relatório de acordo com a formatação exigida. Siga esse modelo. 
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Em Gestão Das Organizações Escolares
NOME DO ALUNO
Cidade Ano
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão na Organizações Escolares
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas sob a orientação da Professora Nome do professor de sua disciplina Online
 
 
 Curso: Pedagogia
Cidade Ano
 
AGRADECIMENTOS
(Opcional)
EPÍGRAFE
(Opcional)
SUMÁRIO
(Com indicação de páginas)
INTRODUÇÃO
É a parte inicial do texto. A função da Introdução é dar uma ideia geral do que será encontrado no corpo do relatório. O que contém no Relatório (desenvolver um parágrafo para cada parte). Apresente, também, quais eram as suas expectativas ao iniciar o estágio.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA EQUIPE GESTORA OBSERVADA
A caracterização visa apresentar o cenário onde foi desenvolvido o estágio, ou seja, o cenário e seus personagens. Neste item você deve descrever de forma objetiva os itens abaixo apresentados, tendo o cuidado de não apresentar opiniões negativas ou positivas sobre o trabalho da instituição, uma vez que isso será feito na parte referente ao desenvolvimento e analise do estagio. Vale ressaltar que caracterização funciona como roteiro de coleta de dados, posto que é nesse cenário que você observou e/ou vivenciou situações durante o estágio. Ela é dividida em duas partes: caracterização da escola e caracterização da equipe gestora observada.
Vale ressaltar que caracterização funciona como roteiro de coleta de dados, posto que é nesse cenário que você observou e/ou vivenciou situações durante o estágio. Ela é dividida em duas partes: caracterização da escola e caracterização do professor e turma observados no estágio. 
2.1 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Breve histórico da Instituição
Localização
Contexto socioeconômico: localização geográfica; 
 Serviços oferecidos à comunidade; infra-estrutura existente (água, luz, esgoto, coleta de lixo...) 
Estrutura e funcionamento da Escola:
Aspectos físico, humano e material da Escola:
Nº de salas (Salas-ambiente? Biblioteca? Auditório? Refeitório? Qualidade das instalações. Recursos Audivisuais.
Na caracterização da escola apresente um breve histórico da Instituição, a sua localização, estrutura física, contexto socioeconômico, serviços oferecidos à comunidade, infraestrutura existente, número de salas, alunos, identificação dos espaços como biblioteca, refeitório, laboratórios, etc. Além desses aspectos, é fundamental caracterizar o PPP – Projeto Político Pedagógico e a concepção dos Gestão Democrática, apontando para existência ou não desse documento e como se dão as relações de poder na sua elaboração. Além disso é importante apontar para a articulação do PPP coma legislação nacional que envolve os Conselhos Escolares bem como a organização gestora da escola. 
 
 - CARACTERIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA EQUIPE GESTORA: ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS 
A escola, assim como qualquer outra organização, precisa ser administrada para cumprir, da melhor maneira possível, sua função social. Identifique como é formada a equipe de gestão da escola.
Explicite quais as concepções existentes sobre o significado da escola e das suas funções básicas. E ainda, é importante que traga para este item o que professores, funcionários e alunos têm a dizer sobre “para que serve a escola “. 
Apresente como é a divisão de responsabilidades entre os membros da equipe e mais estes aspectos:
Diretor, coordenador e supervisor observados: tempo de formação, experiências e cursos realizados na área de gestão e/ou formação; 
Plano de Ação da equipe gestora (Metas, estratégias, acompanhamento e avaliação);
Gestão participativa (como se dá essa gestão; estratégias utilizadas e coerência com o Plano de ação; prática de gestão democrática ou centralizadora).
Características da direção ( se apresenta ambiente de cultura escolar aberta à participação e prática da autonomia e se são estes elementos são trabalhados no dia a dia da escola)
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
É uma etapa fundamental no relatório e deve conter a descrição, análise crítica e fundamentação do trabalho realizado. Descreva as práticas de gestão observadas, no ambiente escolar, além dos planejamentos, atividades e experiências pedagógicas: 
Acompanhamento das rotinas organizacionais e administrativas - atividades de planejamento, reunião de pais, conselhos de classe, conselho escolar, reunião com funcionários; 
Acompanhamento das atividades de recepção de pais, alunos e professores; assistência administrativa a direção e à coordenação pedagógica, acompanhamento das comunicações e informações a alunos e professores; atendimento de rotinas administrativas ( cadastro de aluno, listas de alunos; controle de frequência, expedição de documentos), registro de guarda de documentos escolar dos alunos; controle funcionais do pessoal docente e dos funcionários, controle de correspondência e comunicações por telefone e internet;
Análise da Proposta Pedagógica e Regimento Escolar;
Acompanhamento o Planejamento das ações gestoras - É o momento em