Buscar

Quarteirização – Um tipo de terceirização apresntação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quarteirização – Um tipo de terceirização
O Que é terceirização:
Processo onde uma empresa contrata outra empresa para prestar um determinado serviço, isto tem se tornado cada dia mais utilizado principalmente em serviços como limpeza e segurança, uma empresa terceirizada não disponibiliza só a mão de obra para certos locais ela vai bem, além disso. Podendo notar que estes serviços são muito utilizados em bancos, escolas e edifícios comerciais. 
Historia da quarteirização
	Foi visto desde o final do século anterior que a máquina administrativa não estava conseguindo concluir todas as suas funções com as leis impostas pela constituição federal de 1988, por causa disso muitas privatizações foram feitas tal como a denegação de serviços públicos, mesmo antes de surgir a desestatização se percebeu que algumas atividades estaduais não deveriam perder tempo e nem gastos na economia mas sim usar atividades secundarias, foi nesse período que se desenvolveu as atividades de meio e as atividades públicas foram transferidas para o que chamamos de terceiros, com isso a execução das atividades ficaram mais precisas pois eram pessoas com maior eficiência em atividades especificas, com isso foram se desenvolvendo mais qualificações de mecanismos e da execução dos trabalhos com possibilidades de maior controle. 
	
È nesse cenário que surge também a quarteirização ela aparece por decorrência de alguns problemas gerados pelo uso exagerado das terceirizações, com o excesso de atividades de meio ficou difícil controlar a administração das mesmas o que gerou a falta de fiscalização dos serviços de terceiros, dessa forma foi contratada as empresas terceirizadoras para fiscalizar os terceirizados e gerenciamento dos trabalhadores. 
	Constatamos enfim que a quarteirização é nada mais nada menos do que uma empresa terceirizadora que gerencia e fiscaliza os serviços prestados por outra empresa, apesar de tudo deve se lembrar que não são todos os contratantes que podem desfrutar destes serviços, pois existem muitas leis de alguns contratos que recusam este tipo de serviço.
O que é quarteirização:
	A quarteirização ocorre quando uma empresa de serviços terceirizados precisa de algum tipo de serviço complementar que ela não possui ou não pode oferecer naquele instante e tem a necessidade de contratar outra empresa terceirizada.
	Uma forma mais simples imposta é que uma empresa ofereça mão de obra a serviços determinados, mas ainda assim ela pode necessitar de um serviço complementar em algum momento, ou não pode prestar aquele serviço, então a uma necessidade de ir atrás de outro prestador.
	Mesmo com a preocupação reduzida não significa ter a qualidade reduzida pois a quarteirização assim como a terceirização traz especialistas qualificados de cada área. Ainda assim existem algumas empresas receosas com a quarteirização, com duvidas de seus benefícios, mas é extremamente simples ela é uma revolução da terceirização.
	Ainda com a duvida de alguns e a certeza de outros esse modelo de processo tem dado muito certo nos dias atuais, um excelente exemplo é a Reis Office que tem mais de 400 parceiros que trabalha de soluções de digitação, armazenamento e impressão, eles fornecem atendimento técnico para quem trabalha com esse sistema de quarteirização.
	Um excelente exemplo é a empresa Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) uma agencia vinculada ao Governo Federal, que tem como principais atribuições fiscalizar a prestação de serviço e expedir normas sobre prestação de serviços e ate mesmo realizar intervenções.
Conceitos sobre a quarteirização:
Conceito A: Uma definição vinda de alguns juristas diz que a quarteirização é a Delegação da Gestão Administrativa das relações com os prestadores de serviços temporários em um determinado contrato a uma terceira empresa especializada.
Conceito B: Considera a quarteirização uma subcontratação, isso acontece quando uma empresa que já presta serviços terceirizados a um cliente, tem que recorrer a outra empresa por não conseguir efetuar o serviço com seus próprios recursos disponíveis.
Conceito C: Quando uma empresa é especialista em apenas uma área, mas já tem outros prestadores contratados como parceiros de negócios para prestar vários tipos de serviços ao seu cliente.
Vantagens e desvantagens:
	Assim como a terceirização é vasta de vantagens para seus contratantes, a quarteirização não é diferente, pois com esse método o contratante não precisa se preocupar com despesas e salários como férias de funcionários, decimo terceiro, FGTS, vale transporte, auxilio alimentação entre outras contas no orçamento do departamento pessoal.
	Tendo também como desvantagens além de maior carga horaria dos funcionários salários com 27% a menos do que empregados diretamente contratados para fazer o mesmo serviço, ou seja funcionários que prestam serviços terceirizados ou quarteirizados trabalham mais, ganham menos e tem maior risco de saída e demissão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais