Buscar

Neoplasia trofoblástica gestacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Neoplasia trofoblástica gestacional
Garanhuns – PE 
 2017
CENTRO DE ENSINO TÉCNICO (CETA)
CURSO TECNOLANDO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: Ginecologia 
O que é Neoplasia trofoblástica gestacional ?
A neoplasia trofoblástica gestacional (NTG) é um grupo de doenças trofoblásticas gestacionais que possui potencial benigno/maligno. Dentre essas doenças, destacam-se a mola hidatiforme, mola hidatiforme invasiva, coriocarcinoma, tumor Trofoblástico Epitelioide e tumor trofoblástico do leito placentar. 
Tipos de Neoplasia trofoblástica gestacional 
Mola hidatiforme ( completa/parcial )
Definição 
Mola hidatiforme, gravidez em mola ou gravidez molar é um distúrbio da gravidez em que a placenta e o feto não se desenvolvem adequadamente.
 A mola hidatiforme é dita total quando toda a placenta e o embrião não se desenvolvem normalmente e parcial quando isso acontece apenas com parte da placenta e do embrião.
Causas: não estão ainda totalmente esclarecidas, mas sabe-se que ela ocorre quando um óvulo é fecundado por dois espermatozoides ao mesmo tempo ou quando o óvulo fecundado não continha os 23 cromossomos normais em humanos.
Manifestações clinicas 
Sangramento Vaginal, Anemia, Inchaço Abdominal, Cistos Ovarianos, Vômitos, Pré-eclâmpsia, Hipertireoidismo.
Diagnóstico
O diagnóstico da gravidez molar é feito através do exame de sangue, que mostra quantidades muito elevadas do hormônio Beta HcG e através do ultrassom transvaginal, que evidencia a malformação.
Tratamento
Uso de remédios que provocam o aborto ou aspiração uterina.
A mulher que teve uma gravidez molar deve esperar cerca de 1 ano antes de engravidar novamente
A foto representa a placenta com estruturas em cacho de uva, que é a característica da gravidez em mola.
Mola hidatiforme invasiva
 Definição/Causas:
 As molas invasivas são molas hidatiforme que começam a crescer na camada muscular do útero. Elas se desenvolvem mais frequentemente a partir das molas completas do que das molas parciais. Não está claro exatamente o que faz com que isso aconteça.
Manifestações clinicas
 As formas mais invasivas de doença trofoblástica gestacional, às vezes se desenvolvem após uma mola completa ser removida. Elas ocorrem menos comumente após uma gravidez parcial.
Sangramento, Infecção, Inchaço Abdominal, Sintomas Respiratórios, Massa Vaginal
Coriocarcinoma
Definição
Coriocarcinoma é um tipo de câncer que se desenvolve na mulher (útero).
Câncer relacionado com a gravidez é altamente maligno, no qual as células cancerosas crescem e se espalhou rapidamente para outros órgãos, principalmente os pulmões
Coriocarcinoma normalmente ocorre após a gravidez. A mulher que teve uma gravidez molar estão em maior risco de desenvolver esse tipo de câncer.
Causas: As razões para o coriocarcinoma ainda são desconhecidos. Uma mulher em uma dieta baixa em deficiência de proteína e outros nutrientes tem uma maior chance de gravidez molar.
Manifestações clinicas 
Hemorragia vaginal irregular, cistos ovarianos (sacos cheios de líquido no ovário), dor abdominal, Inchaço anormal do útero, Vômitos ou náuseas, Descarga anormal do mamilo, Crescimento uterino que resulta em um abdômen inchado, Nenhuma redução do tamanho do útero, mesmo após o parto.
Diagnóstico
Um exame pélvico interno é o primeiro teste que pode ajudar a detectar tumores. Um ultrassom é realizado, no qual as ondas sonoras são usadas para detectar tumores. Os exames de sangue são feitas para verificar o nível do hormônio da gravidez. Se a mulher não está grávida, mas o estudo mostra a presença de um hormônio, então ele pode ser um sinal de alerta de coriocarcinoma.
Tumor Trofoblástico de Localização Placentária
Definição/Causa: 
O tumor trofoblástico de localização placentária é um tipo raro de doença trofoblástica gestacional. Ao contrário dos coriocarcinomas e das molas hidatiformes, eles não têm vilosidades e se desenvolvem com mais frequência após a gravidez.
Manifestações clinicas
Os tumores trofoblásticos da placenta raramente se disseminam. Geralmente eles crescem na parede do útero.
Hemorragia - O sintoma mais comum é o sangramento vaginal. Se o tumor cresce através da parede do útero, pode provocar hemorragia no interior da cavidade abdominal e dor abdominal intensa.
Inchaço Abdominal - À medida que crescem no interior da parede do útero, esses tumores pode causar o aumento de volume do órgão.
Tumor Trofoblástico Epitelioide
Definição/Causas: 
Os tumores trofoblásticos epitelióides são ainda mais raros do que os tumores trofoblásticos de localização placentária. Assim como eles, se desenvolvem com mais frequência após a gravidez, mas podem ocorrer muitos anos mais tarde.
Manifestações clinicas
O sintoma mais comum do tumor trofoblástico epitelioide é o sangramento vaginal. Outros sintomas dependerão do local para onde se disseminou. Por exemplo, se a disseminação foi para o pulmão, o paciente pode ter tosse ou falta de ar. Se também se espalhou para o intestino, podem causar dor abdominal, náuseas e vômitos.
Tratamento de tumores trofoblásticos de localização placentária e trofoblástico epitelioides 
Os tumores trofoblásticos de localização placentária e trofoblástico epitelioides não respondem bem à quimioterapia, por isso é tratado cirurgicamente para retirar o útero (histerectomia) e os tumores que possam estar localizados em outras partes do corpo.
Cuidados de Enfermagem
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/neoplasia-trofoblastica-gestacional.htm
http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/1268778/mola+hidatiforme+ou+gravidez+molar+como+ela+e.htm
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-da-doenca-trofoblastica-gestacional/5073/730/
https://www.tuasaude.com/gravidez-em-mola/
http://sulla-salute.com/saude/coriocarcinoma-sintomas-e-tratamento.php
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/cuidados-de-enfermagem-as-mulheres-com-doenca-trofoblastica-gestacional/59867
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/causas-da-doenca-trofoblastica-gestacional/5072/730/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais