Buscar

gestão de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
	
	
ATIVIDADE
	Faça uma análise crítica da seguinte abordagem: “A função de administração de recursos humanos nas organizações atuais não se restringe apenas ao departamento de recursos humanos, mas está ligada a cada gerente, a cada supervisor que precisa lidar com as pessoas sob sua subordinação”. Texto 10 linhas
Nas organizações atuais, o papel de gerenciar, planejar, orientar, motivar e controlar as atividades do sistema organizacional não pode se restringir apenas ao departamento de Recursos Humanos. Mesmo não sendo um especialista em RH, um gerente, supervisor ou líder de equipe tem que desempenhar esse papel dentro da organização. Gerenciando pessoas, cargos, planejando atividades e metas, contratando e treinando pessoas de uma forma geral, liderando seus subordinados, fazendo com que desenvolvam suas habilidades e talentos, contando com a assessoria do gestor de Recursos Humanos. Sendo assim, o departamento de Recurso Humano acaba indo direto para os gerentes e supervisores que estão em contato direto com os colaboradores, onde fica a cargo deles avaliar, remunerar, motivar e treinar.
Deixando de ter um Recursos Humanos Departamental para um Recursos Humanos Conceitual, sendo assim um Recursos Humanos direto na mente de seus dirigentes.
Dentre as atividades (Políticas de RH), listadas na aula, comente aquelas que mais te chama atenção como fundamental para desenvolvimento organizacional. Sabemos que a prática da Gestão de Recursos Humanos se dá através das políticas, assim, liste e explique pelo menos 03;
 1-Treinamento e Desenvolvimento Profissional: Muito Importante estar em constante treinamento e capacitação profissional dentro da organização. Profissionais bem treinados, decisões mais acertadas, estratégias mais definidas e prejuízos amenizados.
2-Plano Estratégico: Fundamental no rumo da organização, planejando metas, formulando objetivos para a seleção de programas de ação e sua execução, sempre levando em conta os fatores internos e externos da empresa direcionando a mesma para o sucesso.
3- Recrutamento e seleção: Um bom recrutamento e a seleção de pessoas são de extrema importância para a organização, contribui para o bom andamento de suas atividades, colocando pessoas certas nos cargos certos.
De que forma uma Gestão RH pode ser estratégica? Em essência, Uma gestão estratégica de pessoas está relacionada a quais aspectos? Justifique; 
Na tomada de decisões, estando a frente, planejando caminhos que possam suprir as necessidades de seus colaboradores e os colaboradores suprirem as necessidades da empresa, dessa forma a gestão estratégica passa a ser o ponto de equilíbrio dentro da organização, buscando entender o colaborador e o ambiente em que ele se encontra, gerando a satisfação de todos. Tratando pessoas como o bem mais precioso da organização, sempre levando em consideração os 3 aspectos gerenciais:
Fatores Contingenciais: São os fatores externos, não controláveis pela empresa mas influenciam em seus resultados.
Valores e cultura da empresa: Aspectos que estimulam as pessoas, motivam elas a alcançar resultados, gerando a satisfação e o sentimento de auto realização pessoal de cada colaborador.
Praticam Gerenciais: Conjunto de ações com o objetivo de satisfazer as necessidades da organização, criando ferramentas, métodos e técnicas que possibilitem a empresa o controle e organização, uma vez que por si só uma empresar não gera resultados sem o conhecimento humano.
04. Conceitue Política de recrutamento e Seleção e Liste as etapas que formam essas políticas; A Política de Recrutamento e seleção de pessoas é de extrema importância para a organização, ela estabelecendo diretrizes e critérios para atrair profissionais com capacidades de agregar valores e sintonizados com a missão e objetivos da organização.
Conceito de Recrutamento: É todo o esforço, técnicas e normas usadas para atrair pessoas, elaborando anúncios e definindo perfil para a vaga.
Conceito de seleção: É o conjunto de decisões e técnicas usadas para escolher e decidir a contratação do talento. Sendo formada pelas seguintes políticas:
1) Requisição: Motivo pela qual a vaga esta aberta; aumento do quadro de funcionários, remanejamento de funcionário, transferência ou desligamento.
2) Planejamento: Se o recrutamento se dará interno, externo ou terceirizado e definir os critérios, traçando um perfil de candidato para essa vaga.
3) Pesquisar: Banco de dados, anunciar a vaga em mídias, faculdades, escolas, jornais.
4) Triagem: Analise do currículo, escolha do perfil mais próximo dos critérios estabelecidos
5) Seleção: Métodos e praticas de dinâmica em grupo, entrevista coletiva ou individual que levaram a seleção do candidato ao preenchimento da vaga.
05. O que são Fontes de recrutamento? Exemplifique
 São todos os locais onde a pessoa que vai recrutar pode divulgar as oportunidades de emprego, e esses locais podem ser dentro ou fora da empresa, correspondendo a pesquisa no mercado de recursos humanos, a esco lha da fonte de recrutamento é uma questão de decisão, pois envolve investimento tanto financeiro como de tempo, e a escolha do lugar apropriado permite a agilidade no processo, a redução de custos e a eficiência no processo.
06. Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua ideia;
 No recrutamento interno alguns aspectos devem ser considerados, o estimulo ao crescimento dos funcionários da empresa, sendo que uma das desvantagens é que a empresa deixara de contratar um novo talento, com novos conhecimentos, já no recrutamento externo, é o contrário do interno, a vantagem é de se contrata uma pessoa jovem, porém, irá trazer para a empresa experiências nova e ideias novas, mas a desvantagem desse tipo de recrutamento é que deixara de dar oportunidades para funcionários que já estão a muito tempo na empresa.
Nota-se que qualquer desses processos tem vantagens e desvantagens que agradam e desagradam, mais o Administrador deve estar atento no momento do recrutamento, deverá escolher bem qual a melhoro opção. Se tiver uma pessoa dentro da empresa que seja capacitada para a função e merece uma oportunidade, o recrutamento interno é a melhor opção, mas caso exista funcionários antigos na empresa mas que não possuam habilidades para o cargo o recrutamento externo será a melhor opção, ou seja, pode até desagradar, mas o cargo terá uma pessoa qualificada.
07. Faça um texto máximo 15 linhas respondendo a seguinte questão: Qual a importância do planejamento na ARH? Qual a essência em planejar a gestão de pessoas? A organização pode sofrer quais consequências com ausência de um planejamento? O planejamento na ARH é um modismo ou necessidade? 
Ter um planejamento bem estruturado e definido é importante para qualquer negócio e em qualquer segmento. O planejamento é o melhor caminho para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos e metas de forma efetiva, eficiente e objetiva, já que com ele é possível ter mais clareza e visão estratégica para tomada de decisões atuais e até mesmo futuras. E com o ARH não é diferente.
Conclui-se então que o ARH de uma organização, seja ela pública ou privada, com fins lucrativos ou não tem um peso enorme na situação, pois um processo de admissão mal planejado e executado e até um processo de demissão que também seja mal planejado, tanto pode como irá, colocar a organização em situações que podem ser prejudiciais ao resultado que se espera.
Necessidade. As empresas têm que realizar um planejamento estratégico, pois este assegura a direção da empresa, sem este planejamento a empresa não sabe para aonde está indo, perde o foco e descumpre metas estabelecidas.

Outros materiais