Buscar

Administração de RH

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
Romeu Mendes
Administração de Recursos humanos
Campina Grande/PB
2017
Romeu Mendes
Administração de Recursos Humanos
Trabalho apresentado no curso Tecnologia de Gestão de recursos Humanos da Universidade Paulista
Orientador: Wendy Santos Gomes
Campina Grande/PB
2017
Introdução
Administração de recursos humanos tem como principal finalidade a gerência de todo o recurso humano de uma empresa, possuindo como objeto de trabalho as pessoas, carreiras e metas institucionais. A administração de recursos humanos também é popularmente conhecida por gestão de pessoas, e como nós sabemos que cada colaborador possui suas próprias metas, modo de agir e de pensar, tal área é considerada uma das atividades mais importantes dentro de qualquer empresa
Administração de Recursos Humanos
Com o passar dos anos, a função de gerir pessoas começou a ganhar cada vez mais espaço no âmbito administrativo. Mesmo assim, fazer com que os gestores compreendam a valorização de seus funcionários não se trata de uma tarefa fácil. Essa atividade demanda tempo e planejamento. Por isso, devemos perceber que a administração de recursos humanos evoluiu qualitativamente ao longo dos últimos anos, não havendo apenas uma mudança no nome “recursos humanos”, como também, mudanças na forma prática de gerir pessoas. Nos dias de hoje, os colaboradores não são mais vistos como parte do processo, mas sim como os responsáveis pelo diferencial que tal processo pode apresentar.
Conceitos da Administração de Recursos Humanos
A gestão de pessoas, ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano de uma organização. Podemos dizer, que sua finalidade básica é nortear e direcionar os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Um dos conceitos mais conhecidos acerca da administração de recursos humanos foi elaborado pelo doutrinador Idalberto Chiavenato, no qual ele diz que "gestão de pessoas é o conjunto integrado das atividades de especialistas e gestores como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas - no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização". (Chiavenato, 2002)
O planejamento da administração de recursos humanos é o processo de decisão à respeito da mão-de-obra necessária para atingir os objetivos organizacionais. Trata-se de sistematizar qual força de trabalho e talentos humanos são necessários para realizar uma ação organizacional futura. Tal processo de sistematização dos recursos humanos possui cinco fases distintas. Esse planejamento estratégico dos recursos humanos tem como principal finalidade buscar um maior envolvimento por parte dos colaboradores nos objetivos e metas da organização.
Por diversas vezes esse envolvimento pode ser melhorado através de um trabalho de desenvolvimento e valorização das pessoas inseridas na organização. O RH estratégico de certas empresas, procuram fazer com que seus colaboradores sejam felizes no exercício da função. Por isso, investem em ações baseadas nesses cinco processos dos recursos humanos. Antigamente a Administração de Pessoal se limitava à funções burocráticas e operacionais, possuindo como principal trabalho a elaboração mensal da folha de pagamento de acordo com os dados do cartão de ponto do colaborador.
Atualmente as atribuições dos profissionais de RH passaram por uma massiva ampliação, fazendo com que a administração de recursos humanos seguisse a atração, o desenvolvimento e a manutenção dos colaboradores na empresa. Hoje, o seu foco se baseia no relacionamento entre as pessoas e a organização. Dentre os principais objetivos da área, nós podemos citar: atrair pessoas para a organização (recrutamento e seleção); desenvolver a cultura organizacional; melhorar o ambiente de trabalho; estabelecer e realizar a remuneração dos funcionários; avaliar o desempenho dos colaboradores; manter um ambiente de aprendizado e prezar pela higiene e segurança no trabalho.
Mercado de Trabalho na Administração de Recursos Humanos
A demanda por profissionais dessa área ainda é muito grande, mesmo havendo uma certa "invasão" por profissionais de psicologia, pedagogia e outras graduações nos setores de RH das empresas, muitos administradores recém-formados ainda se engajam com a área de recursos humanos. A complexidade da legislação trabalhista e o aumento no número de colaboradores no mercado de trabalho, amplia a necessidade das empresas, levando-as à contratarem cada vez mais profissionais especializados em áreas como folha de pagamento, recrutamento, cargos e salários, entre outros, por exemplo.
Essa variedade de setores dentro da administração de recursos humanos, possibilita ao profissional da área poder atuar em diversos cargos, como por exemplo, consultor de recrutamento, analista de treinamento, ou ainda como um gerente de recursos humanos. O salário médio inicial da área é de R$ 2.500,00. O mercado de trabalho desde o ano 2000 vem apresentando crescimentos constantes na área de RH. Isso ocorre principalmente devido à necessidade das empresas de melhorarem seus setores de recursos humanos e seus métodos de gestão de pessoas, uma vez que com o passar dos anos, os colaboradores se tornam cada vez mais exigentes e diferenciados.
Como dito acima, essa necessidade vem se refletindo cada vez mais no aprimoramento dos colaboradores, através de treinamentos e atividades educativas por parte das empresas. Se as companhias estão demitindo mais e gastando mais com assessorias especializadas, nós podemos perceber os recursos humanos de um modo mais racionalista, ou seja, intimamente ligados ao "business" e capaz de cortar com precisão os profissionais que apresentam baixo rendimento. Com isso, a administração de recursos humanos ficará completamente ligada ao negócio da empresa, atuando como seu suporte em qualquer momento de crise. Portanto, é certo dizer que o bom profissional de RH dificilmente ficará fora do mercado.
Conclusão
Resumindo, o conceito de administração de recursos humanos é um mix de habilidades, métodos e práticas que possuem o objetivo de administrar os comportamentos e motivações intrínsecas e extrínsecas do colaborador. Sua principal finalidade é a de potencializar e desenvolver o capital humano de uma empresa. Ela ocorre através da participação e capacitação dos colaboradores da organização. O capital humano tem sido cada vez mais valorizado, já que as empresas perceberam que as pessoas devem ser valorizadas, para que ambas cresçam como um todo.
A área de recursos humanos também lida com outros aspectos ligados à administração de empresa, como por exemplo, relações sindicais, estratégias voltadas à administração de pessoas, relações de trabalho, etc. É um setor que também cuida do recrutamento e da seleção de funcionários, dos treinamentos, planos de cargos e salários, avaliações de desempenho, entre outras atividades. Muitos estudiosos consideram os modelos de recursos humanos da escola clássica e da escola das relações humanas como os mais utilizados atualmente.
Sendo assim, é importante toda organização ter consciência do que os funcionários necessitam, assim como quais são suas metas e objetivos dentro da empresa. Uma vez que a sociedade está cada vez mais baseada no conhecimento, na informação, faz-se necessário que os gestores estejam atentos aos aspectos que rodeiam seus colaboradores, sabendo como estimular sua motivação, a fim de que os mesmos se destaquem dentro e com a empresa. Acima de tudo a administração de recursos humanos é saber agregar, aplicar, manter, desenvolver e recompensar. Juntos esses fatores contribuem significativamente para o crescimento da organização.
Referencia
https://www.significados.com.br/gestao-de-pessoas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_Recursos_Humanoshttp://www.portal-administracao.com
https://www.melhoreconsultoria.com.br/gestao-pessoas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes