Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 1 SISTEMAS CORPORAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
SISTEMA NERVOSO
NOME: THAYNÁ ARANGUIZ DOS SANTOS 
CURSO: BIOMEDICINA
MATÉRIA: SISTEMA CORPORAIS AVANÇADOS
1.Faça um organograma com as divisões do sistema nervoso. 
2. Explique como o potencial de repouso é estabelecido nas células excitáveis. 
Potencial de repouso celular é um estado estacionário. Acontece quando a célula excitável não está gerando impulsos e a superfície interna da sua membrana possui carga elétrica negativa com relação ao exterior.
As células excitáveis (neurônios, miócitos e células endócrinas) quando ativadas, o potencial muda de valor e sai do repouso elétrico e, por um breve período, o interior da célula fica positivo, e o exterior, negativo; então, rapidamente, a membrana da célula retorna o seu potencial de repouso, o que causa uma diferença de potencial. Este processo, com suas fases de despolarização e repolarização, envolve correntes elétricas (iônicas) transmembrana. 
3. Explique a importância dos potenciais graduados para geração do potencial de ação. 
o potencial graduado é um sinal eletrico de força variavel que percorre distancias curtas e perde a força a medida que percorre a céliula. Precisa ser forte o suficiente para atindir a zona de disparo do axonio para poder disparar um pontencial de ação.
4. Explique como acontece o potencial de ação (fale dos canais iônicos e voltagem que regula a abertura e fechamento dos canais). 
Potencial de membrana em repouso, até que chega um estímulo despolarizante. A membrana despolariza até o limiar, os canais de Na+ controlados por voltagem se abrem rapidamente e o Na+ entra na célula, os canais de K+ controlados por voltagem começam a abrir lentamente.A entrada rápida do Na+ despolariza a célula, os canais de Na+ se fecham e os canais de K+ mais lentos se abrem, o K+ se move da célula para o liquido extracelular. Os canais de k+ continuam abertos e mais k+ deixa a célula, hiperpolarizndo. Os canais de k+ controlados porvoltagem se fecham e menos K+ sai da célula, aí então a célula retorna a sua permeabilidade iônica de repouso e ao potencial de membrana em repouso.
5. Explique a diferença entre período refratário absoluto e relativo.
Período refratário absoluto – É o período no qual outro potencial de ação não pode ser produzido (Tempo necessário para que as comportas do canal de Na+ voltem a posição de repouso).
Período refratário relativo – A maioria dos canais de Na+ já se encontram na posição de repouso, ou seja, já é possível gerar um novo potencial de ação. No entanto, é necessário um estímulo mais forte, pois nesse momento a condutância do K+ ainda é alta. 
 6. Explique o funcionamento das sinapses químicas. 
Um potencial de ação despolariza o terminal axonio. A despolarização abre canais de Ca2+ controlados por voltagem e o Ca2+ entra na célula. Aentrada do cálcio inicia a exocitose do conteúdo das vesículas sinápticas.O neurotransmissor se difunde através de uma fenda sináptica e se liga ao receptores na célula pós sináptica. A ligação do neurotransmissor inicia uma resposta na célula pós sináptica 
7. Explique a diferença que existe entre receptores ionotrópicos e metabotrópicos.
Receptores ionotrópicos: Os receptores ionotrópicos são receptores em que os neurotransmissores se ligam, mudando sua forma tridimensional e abrindo o canal iônico (parte do próprio receptor), ou seja, é uma ativação do canal pelo próprio neurotransmissor.
Receptores metabotrópicos: Os receptores metabotrópicos não são canais iônicos, eles são receptores que, ao serem ativados, desencadeiam reações intercelulares que ativam os canais iônicos. Isso acontece por sistemas de "segundos-mensageiros", ou seja, não é o neurotransmissor (primeiro mensageiro) que ativa o canal iônico, o ativar os receptores metabotrópicos e assim gerar mensageiros secundários (e estes irão se ligar ao canal iônico e estimular sua abertura). 
 8. Cite as principais diferenças entre a via autonômica simpática e parassimpática quanto: aos tipos de neurotransmissores liberados, nervos periféricos e características dos neurônios pré e pósganglionares? 
Simpático- libera neurotransmissor noradrenalina, nervos periféricos próximo a coluna vertebral, caracteristicas pré ganglionar curta e pós ganglionar longa
Parassimpático – libera neurotransmissor acetilcolina, nervos periféricos nas extremidades da coluna vertebral, características pré ganglionar longas e pos ganglionar curta.
9. Quais estímulos do dia a dia ativam a via simpática? Comente os efeitos fisiológicos dessa via eferente em alguns tecidos de controle autonômico do nosso corpo.
Estresse ativa o sistema simpático, que acaba sendo responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. A via simpática “ativa” a luta e fuga.
10. Quais estímulos do dia a dia ativam via parassimpática? Comente os efeitos fisiológicos dessa via eferente em alguns tecidos de controle autonômico do nosso corpo.
O ato de ingerir alimentos já ativam a via parassimpática visto de desencadeia reflexos como movimento peristáltico. A via parassimpática “ativa” repouso e digestão. 
 11. Quais são os receptores metabotrópicos a nível tecidual, os quais são estimulados pelas vias simpáticas e parassimpáticas? 
Simpático- receptor adrenérgico
Parasimpatico- receptor muscarineo
12. Explique como ocorre a contração muscular a partir da liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático. 
A contração muscular depende da disponibilidade de íons cálcio e relaxamento muscular está na dependência da ausência deste íon. O fluxo de íons cálcio é regulado pelo retículo sarcoplasmático para a realização rápida dos ciclos de contração muscular. O retículo sarcoplasmático é uma rede de cisternas do retículo endoplasmático liso, que envolve e separa em feixes cilíndricos grupos de microfilamentos. Quando despolarizado, o retículo sarcoplasmático libera os íons de cálcio passivamente ate os filamentos finos e grossos. Ao ser polarizado novamente, o retículo sarcoplasmático transporta cálcio de volta a cisternas, interrompendo a atividade contrátil. A contração uniforme de cada fibra muscular é responsabilidade do sistema de túbulos T. Esse sistema é constituído por uma rede complexa de invaginação tubulares do sarcolema da fibra muscular.
13. Descreva as principais características bioquímicas relacionadas aos diferentes tipos de fibra muscular. 
TIPO I- reserva de fosfocreatina:baixa, Estoque de Glicogenio: baixa-média, Estoque de Lipídio:alta
Tipo IIA- reserva de fosfocreatina:alta, Estoque de Glicogenio:alta, Estoque de Lipídio: baixa-média
Tipo IIIB- reserva de fosfocreatina:alta, Estoque de Glicogenio:alta, Estoque de Lipídio:baixa

Outros materiais