Buscar

RESUMO SOBRE ÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUE É ÉTICA, FUNÇÃO SOCIAL DA ÉTICA, VALORES, MORAL, INFLUENCIA DO PRECONCEITO E DAS EMOÇÕES NO COMPORTAMENTO
Uma definição simplificada de ética é “conjunto de valores morais e princípios que servem como base para a conduta humana em sociedade”1 . A ética varia de acordo com o local (povos e nações têm diferentes valores éticos) e tempo (o que em determinado momento da história pode ser dado como errado ou tabu pode ser perfeitamente ‘normal’ e ‘aceito’ pela sociedade em um outro momento). Embora o homem seja o reflexo dos ensinamentos de seus pais (e esses dos ensinamentos de seus ascendentes de acordo com a sociedade em que vivem) e também reflexo da religião que segue, existem valores que transcendem o credo, o tempo e a cultura onde se está inserido: não matar e não roubar é socialmente inaceitável em todas as culturas ocidentais e mesmo em regiões tribais os atos citados são na maioria das vezes condenados. A função da ética pode ser descrita então como uma forma de manter a sociedade em ordem e criar um convívio harmônico entre as pessoas. 
Já os valores mudam de acordo com o tempo em que a sociedade está inserida, com a região, os costumes locais, se a religião influencia os habitantes também no governo local (uma sociedade teocrática tende a ser mais rígida com seus habitantes pois utiliza como lei e bases morais o livro sagrado da religião dominante local). 
Profissionais de saúde devem utilizar de valores éticos ao tratar com o cliente / paciente. O profissional nunca deve julgar por seus próprios conceitos, valores, credos. Ao adentrar na unidade de saúde seu compromisso é com o bem estar do paciente. O profissional deve “despir-se” de seus pré-conceitos, de seus “achismos” pessoais e realizar seu trabalho. Também deve evitar que suas emoções atrapalhem o bom andamento do serviço; isso não significa que o profissional deva ser frio, não, o profissional deve ter empatia com o paciente e com o acompanhante, entender o que o levou até o local, saber que pela dor, muitas vezes o ser humano diz e age de formas que normalmente não agiria. O distanciamento emocional serve principalmente para que o atendimento não seja prejudicado, para que haja uma resposta rápida da equipe para sanar o problema. Para reger essas situações entre profissionais e pacientes, e para evitar que o atendimento seja o melhor possível e padrão a todos é que existem os conselhos (regional / federal) e os códigos de conduta profissional, que regem a forma como o profissional deve se portar no ambiente de trabalho. 
 1 Legislação e ética no CRC – prof. Adriana Farias.

Outros materiais