Buscar

Sistemas Operacionais.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas Operacionais
Qual a principal característica de um sistema de camadas?
R - É a estruturação do sistema operacional que facilita sua alteração e depuração e alteração de cada camada, assim é criado um sistema de níveis de acesso o que protege as camadas mais internas.
Diferencie sistemas monolíticos e sistemas de microkernel.
R - Sistemas monolíticos: constituído por um conjunto de rotinas, que permite a qualquer parte do programa chamar outras sub-rotinas. A construção final do programa é dada com base nos módulos separados, unidos por um link formando um programa.
Sistema de Micro - kernel: Uma arquitetura de um núcleo de um sistema operativo, suas funcionalidades são quase todas executadas fora do núcleo. Os processos se comunicam com o núcleo mínimo, usando mínimo possível espaço do sistema, nele os aplicativos tem acesso as e instruções e ao hardware.
 
Descreva duas vantagens e duas desvantagens das máquinas virtuais. 
Vantagens:
1ª.Diversos benefícios financeiros, como facilidade de recuperação e despesas com instalação e manutenção.
2ª. A segurança de dados e o isolamento das máquinas virtuais.
Desvantagens:
1ª. É necessário boa conexão com a internet para manter a virtualização
2. Altos consumo de memória tanto da RAM como do HD.
Explique os seguintes conceitos: programa, processo e thread.
PROGRAMAS: É um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador.
PROCESSOS : São listas de instruções que contém linhas de código para que a execução do programa seja realizada na hora e de maneira correta.
THREADS: São linhas de execução, tarefas que ficam internas dentro de um processo e cada provesso pode ter mais de uma threads.
Descreva os estados de um processo e diga em que situações ocorrem as transições entre estes estados. 
R - NÃO SUBMETIDO: É o processo que ainda não está submetido a CPU até onde interessa aos sistemas ele não existe por que ainda não submeteu.
SUSPENSO: É o processo que já foi submetido, mas permanece suspenso até que o horário ou evento programado ao usuário aconteça.
PRONTO: O processo foi submetido e está pronto para receber a CPU, porém ainda aguarda o escalonador de processos para ter controle da CPU. Processos que estão esperando E/S não se aplicam a esse estado.
EXECUTANDO: O código está sendo processado, se ocorrer durante a execução uma requisição de E/S o processo é colocado no estado de espera e outro processo da fila de prontos poderá então concorrer a CPU.
ESPERA: É o processo que foi colocado na fila de espera de E/S devido ao processador de E/S ser mais lento que a CPU principal. O processo tornaria a CPU mais escrava dele se não houvesse esse estado, pois como ele não esta concorrendo com a CPU ao executar um E/S, pode-se então colocá-lo n estado de espera para que os demais processos do estado pronto passam a concorrer a CPU.
Que problema ocorre se for definido um time slice muito pequeno para os processos? E se for definido um time slice muito grande? Justifique as duas respostas.
Resposta:
Em que consiste a troca de contexto de hardware? Quando ela é executada?
R - A mudança de contexto consiste em salvar o conteúdo dos registradores do processo que está deixando a CPU para carregá-los com valores referentes ao do novo processo que será executado.
Qual algoritmo de escalonamento deve ser utilizado quando o sistema possui processos em tempo real? Justifique.
 R - SOTR, Comportamento previsível atendendo características temporais impostas pelo ambiente ou pelo usuário, mesmo com recursos limitados.
Porque o algoritmo de escalonamento “tarefas pequenas primeiro” não deve ser utilizado para processos interativos? Justifique.
R - O próprio nome do algoritmo já o define, as tarefas pequenas são executadas primeiro assim não pode executar os processo interativos. 
Diversas aplicações utilizadas no nosso dia-a-dia fazem uso de várias threads, tais como editores de texto e browsers. Pesquise o funcionamento de uma aplicação que utilize threads e descreva em que situações as threads são utilizadas nesta aplicação.
R - Um jogo, que pode ser modelado com linhas de execução diferentes, sendo uma para desenho de imagem e outra Para áudio. Neste caso há, um thread para tratar rotinas de desenho e outro thread para tratar áudio; no ponto de vista do usuário, a imagem é desenhada ao mesmo tempo em que o áudio é emitido pelos alto-falantes, porém, para sistemas coma única CPU, cada linha de execução e processado por vez.

Outros materiais