Buscar

PROVA DISCURSIVA HISTORIA DA EDUCAÇÃO RAÇA E ETNIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres. Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. Apresente características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil durante o século XIX. 
Espera-se da resposta: O ensino normal estava entre os cursos técnico-profissionalizantes. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas a partir do século XIX a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso decorria aos poucos atrativos da profissão: em geral os salários eram baixos e a estabilidade precária (p.104)
R: Com os processos de industrialização, houve a necessidade da formação rápida para os alunos, para adentrarem mais rápido no mercado de trabalho, nesse sentido com a lei 5692/71 lei de reforma do ensino primário e secundário instituindo o primeiro e segundo grau, retirou-se as disciplinas de historia e geografia, pondo o ensino de moral cívica, e o ensino profissionalizante obrigatório no segundo grau. Formou-se também muito rápido os profissionais da educação ( professores) gerando uma má qualidade de ensino, sendo que mais a frente também era cobrado em vestibulares as disciplinas de historia e geografia, no que resultou em um retrocesso ao meu ver. Passou a vigorar o ensino técnico-cientifico era necessário pois essa fase necessitava de mão de obra qualificada. Os primeiros cursos voltava-se para formação técnica para ir trabalhar nas industrias como operários, deveriam aprender ser ágeis e executar bem as tarefas.
Questão 2
Após 1808 o ambiente intelectual brasileiro começara a se transformar. Essas mudanças foram trazidas pela transferência da corte portuguesa que, em função das Guerras Napoleônicas, passou a residir na colônia. A partir de tais informações faça uma análise de quais foram as principais transformações inauguradas por D. João VI e de como estas influenciaram no ambiente intelectual e na educação do Brasil nesse período. 
Espera-se da resposta:O aluno deverá abordar que após a chegada da corte portuguesa houve uma série de mudanças na colônia tais como: a circulação dos primeiros periódicos autorizados na colônia; a criação da Biblioteca Nacional; inauguração do Museu Nacional etc. Todos esses fatores vão contribuir para uma mudança na intelectualidade na colônia, o que não significa, contudo, o fim nos problemas do sistema educacional que ainda guardaria muitas heranças do período anterior.
R: Com a chegada da Família Real Portuguesa, e toda a Corte, ao Brasil o ambiente colonial não condizia com as necessidades destes; em razão disso, D. João tomou várias medidas que pudessem tornar o ambiente mais intelectualizado. Dentre elas estão a criação do Real Horto (Jd. Botânico), a Biblioteca Real (Biblioteca Nacional), e a autorização de jornais com a Imprensa Régia, a Gazeta do Rio de Janeiro que possibilitaram o acesso à informação até então proibidos. Além da chegada da Missão Artística Francesa, possibilitando o contato com as artes, especialmente as plásticas. 
Questão 3
No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela “programatização” Discorra sobre os aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil. 
Espera-se da resposta: Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina. (p. 20 e 21)
R: A origem do campo educacional, marcou significativamente a trajetória da história da educação em vários aspectos. Por exemplo: por não haver relação direta com a história, no início a produção dessa vertente histórica foi por muito tempo ignorada pela área pedagógica, que também não se preocupava com a educação como tema relevante de estudo.
Questão 4
4. No contexto atual existe muita discussão sobre práticas discriminatórias e preconceito. Ambas, afinal, são hoje socialmente reprováveis. Contudo, é preciso entender que há uma importante diferença entre estes dois conceitos. Assim, explicite tais diferenças justificando sua resposta. Qual a ligação entre preconceito e discriminação.
 Espera-se da resposta: Preconceito é um juízo de valor antecipado. E discriminação é uma atitude de tratar diferente ou negar algo a alguém com base em um preconceito. Enquanto o preconceito acontece no plano das ideias, a discriminação acontece no plano da ação. embora sejam conceitos correlacionados, preconceito e discriminação não tem o mesmo significado.
R: O preconceito e a discriminação tem correlação, mas não o mesmo significado. O preconceito não pressupõe que haverá discriminação, mas onde há discriminação é porque existe preconceito. A discriminação gera e reforça o preconceito enquanto o preconceito cria uma base ideológica para a discriminação. No entanto, o preconceito corresponde às ideias e crenças e a discriminação são ações e práticas, ou seja, discriminar é colocar o preconceito em prática em relação a um sujeito ou a um grupo que ele pertence. (p. 147)
Questão 5
Dificuldades marcam (...):Uma pesquisa realizada no Instituto de Psicologia da USP mostra que estudantes pobres que conseguem ingressar em uma universidade privada apresentam dificuldades para se manter no curso, mesmo quando recebem bolsas de estudo. Isso ocorre tanto por questões financeiras quanto pelo baixo conteúdo educacional adquirido desde o ensino básico, fatores que os prejudicam no acompanhamento do curso. Tendo em vista as informações apresentadas, selecione uma das concepções destacadas e esclareça por que ela representa uma demora ao exercício pleno da cidadania, na perspectiva da educação para todos. 
R: Ingressar na faculdade é apenas o primeiro obstáculo que o aluno tem, pois o mais difícil ainda esta por vir com os custos com alimentação, transporte, aluguel mudança caso tenho escolhido um curso que não tenha em sua cidade, e automaticamente ter que trabalhar para conseguir custear isso tudo. Provavelmente, não terá tempo para estudar pois o trabalho atrapalha, e isso tudo leva para que ele não consiga se manter no seu curso, além disso a distância da família e amigos podem interferir diretamente no que o aluno consegui aprender nas aulas e sua capacidade de aprendizagem fica muito comprometida. 
“No entanto, a cor da universidade é tão mais branca do que negra”

Outros materiais