Buscar

Design Thinking é uma metodologia ou processo de inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Design Thinking é uma metodologia ou processo de inovação.
O “Design Thinking” é o Processo de como gerar um produto ou serviço inovador
ou seja, com valor percebido pelo cliente. O resultado desejado do processo é a satisfação do cliente (Interno ou Externo). Só conquistamos este resultado conhecendo as suas reais necessidades, desejos e percepções.
A grande vantagem é de ser um processo rápido e barato para gerar inovação de valor. A inovação é resultado da metodologia e trabalho em equipe, ou seja, não depende de um gênio. O Processo tem foco na percepção do cliente, suas necessidades, desejos e comportamento.
O Processo leva em conta o conhecimento das pessoas e experiências com protótipos, não dependendo de extensas pesquisas quantitativas.
As principais etapas do Design Thinking é identificar onde existe uma oportunidade de Inovação. Através de uma reunião multidisciplinar a empresa identifica uma ou mais oportunidades de inovação.
Descobrimos oportunidades de inovação através da observação do comportamento do cliente e/ou interação através de conversas, pesquisas qualitativas, reuniões em grupos e etc.
O design, em suas concepções primárias, era focado muito mais na arte do que na razão pela qual esta havia sido criada. Ocorre que, muitas vezes, o desenho não solucionava o problema do produto. Pior do que isso, às vezes, nem o produto solucionava o problema do cliente.
Exemplos práticos de como se aplicar essa perspectiva nas diversas áreas e tarefas de uma empresa:
Equipe de vendas: os times comerciais podem utilizar técnicas de design thinking para desenvolver uma capacidade superior de enxergarem “com os olhos dos clientes” e, por meio disso, criarem estratégias mais poderosas de persuasão;
Núcleo estratégico: a análise preditiva consiste em encontrar padrões no passado que possam ser repetidos no futuro. Ao invés de buscar o retrovisor para definir o caminho a ser seguido, o design thinkling pode auxiliar os gestores a encontrarem soluções totalmente inovadoras, sem voltar os olhos para o passado, mas para as expectativas e desejos atuais do consumidor final;
Brainstorm: etapas de interrogatório, ideação e prototipação podem auxiliar no processo criativo
Com pôde ser observado, Design Thinking é uma ferramenta de inovação na solução de problemas, uma poderosa estratégia de gestão criada a partir das salas de reuniões de agências de publicidade no intuito de promover uma experiência mais completa para as pessoas, seja de ordem emocional, estética ou cognitiva. Sua perspectiva pragmática e humana tira o processo criativo da esfera puramente artística e o leva para um cenário funcional, o que torna possível aplicá-lo em diversas áreas corporativas com resultados muito mais sólidos e assertivos. Afinal, o objetivo máximo de uma empresa é alcançar o coração do cliente da forma mais profunda possível.

Outros materiais