Buscar

Motivação no Ensino: Experiência e Teoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A motivação ligada ao ensino e relato de uma experiência
	A motivação esta ligada diretamente ao processo de aprendizagem, um aluno motivado pode render muito mais do que se ele estiver desmotivado. Segundo o texto disponibilizado no EAD e em sua fundamentação teórica podemos observar que a dois tipos de motivação: a motivação extrínseca(ligada as motivações externas) e a intrínseca(motivação interna, do próprio sujeito em questão). Cada indivíduo possui suas próprias motivações intrínsecas, sendo uma característica individual, já as motivações extrínsecas estão ligadas diretamente a questões externas como recompensas externas e sociais, necessidade de reconhecimento, resposta às demandas e pressões externas, desejo de obter sucesso, êxito, competências e habilidades.
	A escola é um meio envolvido com motivações extrínsecas, se o corpo decente souber utilizar as motivações extrínsecas a seu favor pode se haver a possibilidade da otimização da aprendizagem. O uso de alguns recursos abordados nas práticas de ensino da graduação em Física Licenciatura podem ser fatores motivadores para os alunos, como o uso de tecnologias em sala de aula, a contextualização dos conteúdos, o uso de problematizações, visitas a museus, uso de experimentos nas aulas, entre muitos outros recursos, são fatores que não se restringem somente a física mas podem ser fatores positivos com relações a todos os conteúdos. Por estas questões vemos a importância dos professores se manterem atualizados, fazerem cursos, a importância de estar melhorando como profissional a cada dia, quando o profissional sabe utilizar destes recursos ele pode dar uma boa dose de motivação a seus alunos. O bom professor não é aquele que sacia todas as duvidas dos alunos, mas sim aqueles que deixam os alunos com uma indagação, trabalhando o senso critico do aluno, fomentando o desejo de saber a resposta daquela pergunta, isso é um fator motivador para a maioria das pessoas. Vemos ai que uma motivação extrínseca gerada dentro de sala de aula pode fomentar uma motivação intrínseca dentro de cada aluno.
	Analisando extremos podemos comparar por exemplo um professor mal humorado, grosso, que só utiliza do ensino formal, antes deste ensinar os alunos, os alunos já estarão um tanto quanto desmotivados a prestarem a atenção na aula e a tentarem entender o que está acontecendo. O outro extremo seria um professor bem humorado, simpático, que tenha "jogo de cintura", que utilize mais recursos além do ensino formal, este pode ser um grande fator motivador para fazer com que a aprendizagem ocorra de maneira mais proveitosa naquela classe, pois antes mesmo da aula começar os alunos vão estar motivados a aprender.
	Há perguntas que podem ser levantadas com respeito a educação não só no Brasil mas no mundo todo, questões como: Será que parte dos problemas educacionais poderiam ser resolvidos com fatores motivacionais? Será que os professores estão motivados a dar uma boa aula? Será que o sistema e os professores motivam os alunos a desempenharem um bom papel dentro de sala de aula? As respostas dessas perguntas são indispensáveis para que cada nação possa oferecer um melhor ensino para seus cidadãos.
	No ano de 2008 cursei o primeiro ano do ensino médio na E.E. Coronel Carneiro Júnior, dentre os vários professores que tive, havia um em especial, professor de biologia, ele é muito inteligente, fazia criticas sociais, chamava a atenção dos alunos para o que estava acontecendo na sociedade, para o que estava acontecendo dentro de sala de aula, ele sempre começava a aula com a frase de um filósofo na lousa, e ao final da aula ele comentava ela, ele explica muito bem, ele tem uma capacidade cognitiva bem acima da média, ele não se enquadra no nível cognitivo dos outros professores, a prova dele era a mais difícil que havia, eram questões de vestibular relacionadas a matéria, eu era um dos alunos 3 alunos que mandava bem nas provas, o resto sempre ia mal, mas mesmo assim minha nota nunca era total na prova dele. Um dia os alunos revoltados com as notas foram reclamar com ele, e ele nos falou o seguinte: "Por que vocês estão bravos? Nota não quer dizer nada pra mim. Se eu dou algo difícil é porque estou preparando vocês para o mundo, la fora não ha nada fácil. Eu faço isso porque sempre espero o melhor de vocês." A partir deste dia passei a me sentir mais motivado ainda a aprender, eu era um dos únicos que respondia as perguntas na classe e fazia perguntas também. Realmente ele foi um professor que gerou um ambiente motivador para a minha aprendizagem. Ele não segurava os alunos por conta de nota, talvez alguns alunos não sentissem motivados com ele pois a única coisa que importava pra eles era nota.
	Em suma, a motivação não é um fator que só através dele ocorrerá a aprendizagem, mas é um forte recurso que pode facilitar todo esse processo, melhorando o rendimento dos professores e alunos, gerando um ambiente super favorável para que ocorra a aprendizagem.

Outros materiais