Buscar

Atividade 29-03-2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIFEI – Universidade Federal De Itajubá
Arian Rodrigues Batista. 21441
Atividade da aula 29/03/2014
Psicologia da Educação - EDU 006
Professora: Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Instituto de Física e Química
Itajubá
29 de Março – 2014
Comparação entre a psicologia cognitiva e o Behaviorismo:
	A psicologia cognitiva estuda a aquisição do conhecimento, a aprendizagem é um processo cognitivo no qual os aprendizes constroem novos conceitos baseados em seus conhecimentos prévios e atuais, ele seleciona e transforma em informação, constrói hipóteses e toma decisões contando com uma estrutura cognitiva, a estrutura cognitiva fornece organização e siguinificado para as experiências, que permite ao individuo ir alem da informação recebida, nesse sentido a aprendizagem se torna um processo interno e subjetivo e não um produto de fatores externos que se aprende. 	Enquanto o Behaviorismo mostra a importância da influencia de fatores externos, fatores do ambiente a da experiência vivenciada por aquela pessoa. As habilidades dos indivíduos são determinadas pelas relações com o meio em que se encontram e não por fatores biológicos como hereditariedade e a maturação.
	A relação do Behaviorismo com a educação segue no uso de práticas de ensino pelos docentes com uso de estratégias comportamentalistas, professores que aceitam a perspectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes é uma resposta a seu ambiente passado e presente e que todo o comportamento é aprendido. Como decorrência, qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histórico de reforços. Uma vez que a aprendizagem é uma forma de modificação de comportamento, a responsabilidade do professor é construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.
	Os comportamentos do estudante na aula, podem ser modificados usando-se princípios de modificação de comportamento. As técnicas utilizadas para modificar o comportamento do aluno são: reforçar o comportamento desejado, enfraquecer o comportamento indesejado, técnica de saciação, mudar as condições de estímulo, punição. Na abordagem comportamentalista os pais e os educadores modelam o comportamento da criança por meio de procedimentos que correspondem ao condicionamento operante.
	Já na Psicologia Cognitivista o professor é o mediador entre o conhecimento dos alunos e um facilitador da aprendizagem, já que fornece as ferramentas necessárias para os aprendizes desenvolverem seu conhecimento. O aluno revisa, modifica e reconstrói seus conhecimentos, elabora constantemente suas próprias representações, enquanto utiliza e reutiliza o que aprendeu a outras situações.
	Em suma, concluímos que a abordagem comportamentalista(Behaviorismo) é de extrema importância os fatores externos ou ambientais na definição do comportamento do indivíduo. O professor é responsável por realizar os arranjos para a aceleração da aprendizagem, facilitando o aparecimento do comportamento. Já a Psicologia Cognitivista parte do principio que o aluno constrói novas ideias de um conceito a partir do que já aprendeu, nesse sentido a aprendizagem se torna um processo interno e subjetivo e não um produto de fatores externos que se aprende. É possível ensinar qualquer assunto, a qualquer criança, em qualquer estágio de desenvolvimento. Respeitando as diferentes etapas do conhecimento, a tarefa de ensinar uma criança em qualquer idade é representar a estrutura deste conteúdo em termos de visualização que a criança tem das coisas.

Outros materiais