Buscar

resumo de formaçao socio economica e politica da sociedade brasileira

Prévia do material em texto

O que veio a ser a "Inconfidênci a Mineira" e qual seu principa l líder? 
A "Inconfidênc ia Mineira" foi um movim ento de rebeldia contra a coroa com o objetivo de tornar o Brasil independente de P ortugal. Ocorreu em Minas Gera is, mais precisamente em Vil a Rica (hoje, Ouro Preto) e seu principa l líder foi Tiradentes (Joaquim José d a Silva Xavier). 
Cite modelo de produção uti lizado no primeiro ciclo do café e i ndique como e para onde se dava o escoamento da produção
O modelo de pr odução utilizado era o "p lantation" (grandes latifú ndios com utilização de mão de obra escrava) e a produção era esco ada no lombo de burros par a o porto do Rio de Janeiro. 
Um dos fatores que possibil itou que as grandes navegações a lcançassem distâncias nunca antes navegadas foi:a escola de Sagres do I nfante D. Henrique
Nos primórdios do sistem a colonial, as concessões de terras efetuad as pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da pro dução do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medid as que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos. 
Dividiu o território em capitan ias hereditárias, cedidas aos dona tários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
A vinda da família real portuguesa par a o Brasil é explicada:
Pela defesa dos interesses da coroa portugue sa
As regências foram instauradas no nosso pa ís em virtude :
da menoridade do futuro I mperador D.Pedro II 
As primeiras favelas na ci dade do Rio de Janeiro surgiram após a abolição da escravatura em 1888 e a decadên cia dos cafezais do Vale do Paraíba. 
Em 1850 teve início no B rasil um processo de industrialização e cresc imento urbano acelerado, resultado da seguintes ca usas?os lucros obtidos com a p rodução e a comercialização do c afé, que deram origem ao capital para a instalação de indústri as e importação de mão -de-obra estrangeira. 
Com a proclamação da república no Brasi l a Inglaterra demonstrou cert a insatisfação, fazendo o governo procurar uma aproximação po lítica com?
 Estados Unidos.
O programa econômico promov ido pelo governo de Juscelino Kubitschek chamav a-se? Plano de Metas
Explique a fundação da cidade de São Luís, no Maranhão.
Aproveitando-se do desinteresse de Portugal na colonização do Norte, a França fundou a cidade de São Luís, no Maranhão
Como ficou caracterizado o mercado brasileiro após a implantação da indústria de bens de consumo duráveis promovida por JK? Dê exemplo.
Os principais ramos industriais se transformaram em setores oligopolistas, onde um número pequeno de grandes empresas domina o mercado. A exemplo disso temos a indústria automobilística e a de eletro domésticos. 
O Tratado de Tordesilhas foi realizado com o objetivo de? 
Assegurar os interesses espanhóis e portugueses.
O "pensamento ilustrado" surgiu:
na Europa em fins do século XVIII 
Após o retorno de D. João VI para Portugal, a metrópole tomou uma série de medidas com as quais D. Pedro não concordava. Marque a alternativa que NÃO fazia parte destas medidas?transferir para Portugal todo o ouro depositado no Brasil.
Apesar de curto, o período de Regência, ficou caracterizado:
pelo elevado número de revoltas
Um dos setores da economia que não fez parte do rol de atividades empreendidas por Irineu Evangelista de Souza, o "Barão de Mauá" foi:
educação
No século XIX, com a introdução de métodos mais modernos aplicados na atividade agrária brasileira, a sociedade conheceu:
 o surgimento da ¿burguesia do café¿
Prudente de Morais, ao reduzir as barreiras alfandegárias:prejudicou o início do movimento industrial;
O apoio de Washington Luis a Julio Prestes: 
Contribuiu de forma decisiva para o início da Era Vargas

Outros materiais