Buscar

Avalição formativa (Marli)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cecília Souza	RA: 4016032
Cristiane Brites	RA: 4016037
Helena Clara	RA: 4016162
Mônica Mattos	RA: 
Avaliação Formativa
A avaliação formativa é baseada na concepção do construtivismo, portanto o método da avaliação deixa de ser centrada exclusivamente nos resultados obtidos e sim no processo ensino-aprendizagem. Tendo foco no processo de ensino-aprendizagem, se caracteriza como uma forma de avaliação continua.
Para a efetivação da avaliação formativa, é necessário que haja um planejamento para guiar as ações do professor. O professor deve iniciar o processo fazendo um diagnóstico dos seus alunos; quem são seus alunos? O que eles são capazes de aprender? Que experiência tiveram? A partir disso o professor deve conquistar um clima de respeito mútuo, colaboração e de compromisso com um objetivo comum.
Nessas ações é de suma importância que o professor inclua tarefas contextualizada onde os alunos possam estabelecer relações para soluciona-las, direcionando-os para o desenvolvimento de suas competências.
Um breve resumo do processo seguiria da seguinte forma: conhecer os alunos e sua capacidade de aprendizagem, se inteirar do que o aluno já sabe e os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento já adquirido; elaboração de instrumentos realizando ligação entre o que o aluno não sabe e o que ele precisa para vir a saber; tornar os estudantes autores de sua própria aprendizagem; providenciar feedback que leve o aprendiz a progredir na aprendizagem e um dos instrumentos primordial é a auto-avaliação, tanto por parte do professor quanto dos alunos, no sentido de uma avaliação que ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar.
A autoavaliação, como um processo de autorreflexão, permite ao aluno o questionamento de seus esquemas de pensamento e de suas rotinas e hábitos de estudo, possibilitando uma nova relação com o conhecimento. Ao professor possibilita a reflexão sobre sua prática e a tomada de decisões adequadas ao bom andamento do processo ensino-aprendizagem que desenvolve ao longo do bimestre.
Nesse processo cabe ao professor a tarefa de habituá-los: a refletir sobre o trabalho que fizeram, a analisa-lo em relação a determinados padrões; a se questionarem sobre outras formas de fazer o mesmo trabalho, sempre tendo o cuidado de respeitá-los cultural e intelectualmente, porque a autoavaliação visa enriquecer a autoestima do aluno.
A comunicação das construções, dos saberes é o centro de um processo avaliativo, numa perspectiva formativa.
Os resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes