Buscar

História da Astronomia: das primeiras civilizações à atualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIFEI – Universidade Federal De Itajubá
Arian Rodrigues Batista. 21441
Introdução a Astronomia
História da Astronomia
Professor: Thiago Caetano
Instituto de Física e Química
Itajubá
03 de Março – 2014
Síntese e comentários sobre os textos que relatam a história da astronomia(segunda semana de aula):
História da Astronomia
	A astronomia é uma ciência que está presente em toda nossa sociedade, o seu desenvolvimento é constante, mas tudo começou nas primeiras civilizações, onde havia certas necessidades, das quais destacamos algumas:
Demarcação de tempo: Criação de um calendário, pois precisava-se definir a época das estações, esta foi uma ligação muito direta com o plantio, que era uma das bases da sobrevivência da sociedade. Grande parte das civilizações se localizavam as margens dos rios, tal motivo gerava a necessidade de se estabelecer a época das cheias.
Contexto religioso: Algumas civilizações estabeleciam certas ligações religiosas com os astros e eventos astronômicos, tornando alguns sacerdotes estudiosos observadores do céu.
	
	A civilização mais antiga da qual se tem relatos envolvendo a astronomia são os mesopotâmicos, eles relatavam acontecimentos astronômicos como eclipses, passagem de cometas, associando tais fenômenos astronômicos a religião(catástrofes a castigo dos deuses), os registros feitos por eles permitia confirmar a repetição de alguns fenômenos ao longo dos anos, permitindo a eles prever o posicionamento de alguns astros. Os egípcios possuem uma excelente geometria e aritmética para a época, eles conseguiam associar seus conhecimentos matemáticos a astronomia e a construção de seus monumentos, fazendo com que eles pudessem prever situações como a cheia do Nilo. Na China também havia relatos relacionados a astronomia, na Inglaterra a uma famosa formação circular de pedras chamadas de Stonehenge, crê-se que essa formação é uma ruína de um observatório, pois através dele é possível prever solstícios e equinócios.
	Os gregos fizeram muitos avanços importantes para a astronomia, um grande motivo de tal desenvolvimento foi a contribuição de grandes matemáticos gregos, Aristóteles afirmava que a Terra era o centro do universo, essa ideia provocou um certo atraso para a astronomia, mas adiante alguns estudiosos levantaram a possibilidade de um fogo(Sol) ser o centro do nosso sistema, o primeiro a levantar esta hipótese foi Aristarco, muitos outros gregos fizeram avanços para astronomia como Eratóstenes, Hiparco e Ptolomeu.
	Na idade média o conhecimento se manteve estagnado devido a monopolização do conhecimento pela Igreja, e também não havia um interesse da nobreza para desenvolver tal área do conhecimento. No século X o astrônomo Al-Khujandi, calculou a inclinação do eixo da Terra, e Omar Khayyan criou o calendário juliano com 365,242198 dias.
	Na América Pré Colombiana, pouco se sabe a respeito dos conhecimentos astronômicos dos povos antigos, mas muitos objetos encontrados indicam grande desenvolvimento nesta área. Os Maias e Astecas estudavam o Sol, Lua e Vênus, eles possuíam um calendário de 365 dias.
	No Brasil Pré-cabraliano, algumas tribos de índios já possuíam um sistema de constelações baseado na fauna. Eles utilizavam o Cruzeiro do Sul para se orientar, utilizavam também a constelação de anta para saber se estavam no período de chuva(se a constelação de anta estivesse no norte ele estavam no período de chuva).
	No renascimento Nicolau Copérnico propôs o modelo Heliocêntrico. Kepler com base nos dados obtidos por Tycho Brahe, publicou em 1609 pela primeira vez leis que descreviam a quantidade de movimento dos planetas. Galileu Galilei foi o primeiro cientista a documentar observações astronômicas através de um telescópio, o telescópio foi um instrumento revolucionou a astronomia. Isaac Newton aperfeiçoou os telescópios e deduziu a lei da Gravitação Universal.
	Em nossa atualidade a astronomia tem uma contribuição direta para o desenvolvimento de nossa sociedade, o desenvolvimento tecnológico está ligado diretamente ao desenvolvimento desta ciência, o uso dos telescópios possibilitaram através de observações de vários cientistas comprovar varias teorias físicas como: expansão do Universo(Big-Bang), a gravidade que é o mesmo que uma deformação no espaço causada pela massa do objeto(Teoria da Relatividade Geral).

Outros materiais