Buscar

Will Schutz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Will Schutz – Psicólogo americano.
Distâncias Sociais e Barreiras Psicológicas
Dentro dos bloqueios e filtragens que ocorrem na comunicação, Schutz cita outros dois conceitos que podem prejudicar também prejudicar a comunicação que são as distâncias sociais e psicológicas. 
A distância psicológica ocorre de maneira intragrupo (com indivíduos de um mesmo grupo) onde o outro é tido como incompatível, sendo mantido à distância e a comunicação impossível de ser estabelecida.
Já a distância social é intergrupal (entre vários grupos), onde o outro é mantido à distância somente por pertencer a outro grupo, seja por diferenças culturais, de classe ou educacionais. Esse indivíduo é percebido como socialmente inacessível. 
É uma percepção vertical do outro onde aquele que ocupa função social valorizada, é visto de baixo para cima (líder de um grupo) e aqueles que ocupam uma função social desvalorizada é visto de cima para baixo, com menosprezo e arrogância. 
Todos os aspectos que prejudicam a comunicação acontecem devido aos nossos preconceitos (atitude hostil ou negativa a um determinado grupo). As ideias fixas e falsas, adquiridas ao longo da vida, geram a intolerância ao outro, ao diferente. 
O autor fala que o preconceito é uma resposta a uma frustração social, que geram três mecanismos de defesa que é a generalização gratuita sem provas e sem apoio; o deslocamento ou a descarga agressiva sobre bodes expiatórios (alguém é acusado de um delito que não fez) a racionalização ou a justificação. 
Schutz também fala que o considerado débil social tem um modo de autoridade tipo autoritário e permanece prisioneiro de seus preconceitos por medo da liberdade. Esse indivíduo enquanto autoridade abusa de seu poder, controlam e manipulam suas relações, sendo arrogante e agressivo .

Outros materiais