Buscar

6 Apanhad o Sociologia 1

Prévia do material em texto

Sociologia e educação
1)Os aparelhos ideológicos do Estado...
C)Nas famílias, nas escolas, nas igrejas, nos sistemas jurídicos e político, nos meios de comunicação
2)Considerando o cenário atual da educação...marque alternativas q contem melhores relações categoria e preocupação teórica: 
C) 1b,2A,3C
3)Em relação ao contexto atual da educação no Brasil e no mundo...Julgue as seguinte afirmativas e assinale a correta: 
D)As new tecnologias criam new espaços de conhecimento, ampliando as possibilidades de educação, que não fica mais restrita a escola.
4)A coerção exercida pela sociedade sobre os indivíduos ocorre no meio moral, afirmava Durk. Segundo ele a educ. assumiria significado moral importante, uma vez que: 
C)A Ed. Caberia preservar a coesão mora, sendo o processo educacional direcionado para transmitir costumes e regras.
5)Considerando o contexto social e intelectual do surgimento da soc., assine a opção incorreta: 
C) A urbanização foi um fator importante para a formação da sociedade moderna e, de certo modo foi fruto da industrialização.
6)Pode-se dizer que a educação, para Dur é um processo de: 
C)Socialização dos indivíduos.
7)Karl, Weber e Dur, considerados fundadores da ciências sociais...Nesse sentido assinale a alt. Correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores: 
A)Marx, ao trabalhar a esfera dos vlrs, elaborou o conceito de cap. Simbólico, Weber, nas sua critica a modernidade, referiu-se ao “desencantamento do mundo”, Durkheim ao analisar a determinação da sociedade sobre o individuo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social.
8)”Tudo esta agora sendo permanentemente desmontado, mas sem perspectiva de alguma permanência....hábitos e verdades autoevidentes” Essa definição feita por Bauman corresponde ao conceito de:
B)Modernidade líquida.
9)Para Marx e Engels, a educação no sistema capitalista tem por finalidade:
B)Perpetuar a exploração das classes sociais mais pobres
10)De acordo com a concepção teórica sociológica que se convencionou chamar de reprodutivista, existem varias direções...considerando esta afirmação é correto afirmar que: C)I,II,IV
11)Não basta saber que Eva viu a uva...o que significa dizer que freire: 
E) Defendia que a educação deveria estar a serviço da emancipação humana e da justiça social.
12)Leia o enunciado e considere as afirmativas a seguir: Segundo Weber a educação...por isso dominar para Weber significa: 
D) apenas I e II estão corretas (subjulgar a liberdade dos outros... e transmitir por meio da socialização...)
13)Marx considera que a educação deve ter uma finalidade emancipatoria...isso significa que: 
E) A educação formal deve devolver ao individuo o conhecimento completo de sua profissão e do processo produtivo.
14)Para Marx os trabalhadores foram...O capitalismo separou o trabalhador do controle sobre seu trabalho e do fruto deste que é percebido...a isso Marx da o nome de... 
E) Alienação
15)A ideologia e sempre expressa por um grupo ou por uma classe social e para muitos cientistas sociais...Nessa perspectiva a historia do Jeca Tatu e as mensagens consumistas de programas infantis podem provocar na criança ou adulto: 
E) Alienação 
16)Louis Althusser é amplamente...a respeito disso julgue as afirmativas a seguir: B)Afirmativas I,IV e V, correspondem ao aparelho ideológicos de estado II e III aos aparelhos repressivos de estado.
17)O sujeito do Iluminismo era concebido como tendo uma identidade fixa e estável...essa afirmação ancorada no pensamento de Stuart Hall fa ref. Ao um sujeito pos moderno cuja identidade é: 
C) Contraditória
18)De acordo com Marx Weber a educação é e envolve: 
E)I,II,III 
19)Para Marx, o processo de perpetuação de exploração de uma classe social(burguesia) sobre outra...A educação para Marx seria uma arma poderosa na emancipação do ser humano(libertação da exploração)...pode se afirmar que: 
C) De acordo com os interesses da classe social a que a educação estivesse submetida, daí emergiria uma educação para a alienação, ou outra para a emancipação do ser humano.
20)Para Dur a educação tem como finalidade garantir: 
D) estabelecimento da ordem e tbem das mudanças sociais. 
21)Para Marx o sofrimento e a miséria das classes trab. ...acontencem pq há expropriação: 
A) da força do trabalhador
1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes