Buscar

MODULO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA
Conceito – “A história é a memória da humanidade...”. [1]
Objeto – “O ser humano e a sucessão temporal de seus atos.”.[2]
 
DIREITO
 
Conceito -  Dis + Rectum = muito reto, justo, significa o que é muito justo. Pode-se dizer que o Direito é um complexo de normas destinado à solução de conflitos, realizando-se desta forma a justiça.
 
As regras destinam-se a disciplinar a vida em sociedade, portanto, o Direito é feito pelo Homem para o Homem.
 
HISTÓRIA DO DIREITO
 
Conceito – Produção cultural/científica decorrente das exigências de uma dada sociedade.
 
Objetivo – Auxílio na compreensão das conexões que existem entre a sociedade, suas características e sua produção em Direito.
 
Mais do que uma análise descritiva sobre normas do passado, está a História do Direito em explicar a “intenção e noções de moral e objetivos dos povos que acharam por bem escrever suas normas”.[3]  
 
Abaixo podemos fazer uma retrospectiva sobre os Povos Antigos, verificando como a posição geográfica, a política e a economia interferiram na história jurídica de cada povo.
 
MESOPOTÂMIA
Posição Geográfica – Proximidade de bacia hidrográfica (rios Tigre e Eufrates). Situação que propicia o desenvolvimento da agricultura e do comércio através da navegação fluvial. Atual território do Iraque e terras próximas.
Política – Instituição da Monarquia como forma de Governo. Fragmentação do poder soberano através da formação de Cidades-Estado com governantes próprios. O Monarca era considerado um representante de Deus.
 
Economia – Utilização do solo para plantio e o crescente emprego da navegação como meio de transporte foram fatores que desenvolveram muito a economia e o direito privado.
 
Escrita – Cuneiforme (em forma de cunha, com símbolos angulosos, impressos em argila úmida, ou em pedra).
 
História Jurídica – A exemplo do que ocorria nas primeiras civilizações, a tradição das normas baseava-se na revelação divina. A primeira ‘legislação’ significativa na Mesopotâmia foi o chamado Código de Hammurabi(1754 a.C). Anteriormente tivemos as leis de Ur-Nammu (2112-2095 a.C) e leis de Eshnunna (1815-1780 a.C) que foram reis de Cidades-Estado na Mesopotâmia. Hammurabi foi, antes de tudo, excelente administrador e estrategista. Havia em seu território (Babilônia) uma heterogeneidade de pessoas, povos diferentes com línguas, culturas e raças diferentes. Para alcançar a unificação, Hammurabi utilizou de três elementos: a língua, a religião e o direito. O Código era composto de 282 artigos que tratavam dentre outros assuntos de: Organização Social (estratificação da sociedade entre homens livres, subalternos e escravos); Direito de Família (a mulher era dotada de personalidade jurídica mantendo-se proprietária do seu dote mesmo após o casamento, podendo repudiar o marido e retornar para a família. Regra da monogamia, porém, se da relação conjugal não resultassem filhos havia a possibilidade da inserção de uma segunda mulher – não esposa. Instituíram regras de sucessão e adoção); Domínio econômico (estabelecimento de salários e preços); Direito Penal (fusão de elementos sobrenaturais, princípios de autotutela e retaliação – Lei de Talião e penas ligadas à mutilação e castigos físicos); Direito Privado (previsão de várias modalidades de contratos e negócios jurídicos tais como compra e venda, depósito, empréstimos, responsabilidade civil, consumidor etc.)
Aplicação do Direito – Havia juízes, normalmente sacerdotes e juízes leigos que eram em regra nomeados pelo Monarca, o qual poderia rever a questão, em grau de recurso.   
EGITO
Posição Geográfica –Proximidade de bacia hidrográfica (rio Nilo), África. Situação que propicia o desenvolvimento da agricultura e do comércio através da navegação fluvial.
 
Política – Instituição da Monarquia como forma de Governo. Tratava-se de uma Monarquia unificada nas mãos do Faraó, que era detentor do poder, a quem incumbia garantir a ordem, a soberania do Estado e a prosperidade. O Monarca era intitulado o próprio Deus (teofania).
 
Economia – Utilização do solo para plantio e o crescente emprego da navegação como meio de transporte foram fatores que desenvolveram muito a economia.
 
Escrita – Hieróglifos.
 
História Jurídica – Tem-se notícias de que o Egito produziu grande história jurídica com o direito escrito, que era promulgado pelos Faraós, tais como Ramsés. No entanto, a falta de documentação a respeito deixou somente como provas as inscrições funerárias e papiros (3.000 a.C), os quais demonstravam atos jurídicos, decisões da corte real e alguns direitos. Desenvolveu-se parte do direito privado através da descoberta da existência de contratos que eram feitos por escrito, chamados de ‘documentos da casa’. Quem vendesse algo, redigia o contrato e depois o lacrava para evitar falsificações. Com o surgimento dos escribas (classe de letrados que ajudavam o Faraó e que escreviam todos os documentos oficiais), apareceu o ‘documento do escriba’, que foi na verdade, o antecessor da escritura pública. No Direito Penal, ultrapassada a fase da vingança privada, havia previsão de penas cruéis, tais como: chicotadas, abandono dos delinquentes aos crocodilos, trabalhos forçados, mutilações eram castigos normalmente aplicados.
 
Aplicação do Direito – O Faraó enquanto detentor do poder soberano detinha o poder de jurisdição para solucionar as questões concretas.
ISRAEL
Posição Geográfica – O Estado de Israel está localizado no Oriente Médio, ao longo da costa oriental do Mar Mediterrâneo, limitando-se com o Líbano, a Síria, a Jordânia e o Egito. Está situado no ponto de encontro de três continentes: a Europa, a Ásia e a África.
 
Política – Os hebreus, a princípio, se dividiam em tribos de acordo com o número de filhos. Estas tribos se subdividiam em famílias e toda a organização política e social girava em torno desta situação.  No início, as tribos governavam-se por um Conselho de Anciãos chamado Sinédrio. Posteriormente, decidiram-se por um chefe único, investido de autoridade. O mais famoso dos chefes foi Sanção, conhecido por sua força hercúlea. Após vieram Saul (status de rei pelo profeta Samuel), David e Salomão.
 
Economia – os hebreus eram agricultores-pastores. Viviam do pastoreio de ovelhas e, principalmente, cabras, do plantio de uvas, trigo, e outros produtos.
 
Escrita – aramaico/ hebraico.
 
História Jurídica – A legislação dos hebreus teria sido formada durante os 40 anos passados no deserto quando do êxodo do Egito sob a liderança de Moisés (1250 a.C). Legislação Mosaica – Pentateuco, formado pelos cinco primeiros livros da Bíblia: o Gênesis, o Êxodo, o Levítico, o Números e o Deuteronômio, com forte base moral no Decálogo.
 
Deuteronômio – tratou de diversos aspectos das normas dos hebreus, dentre eles: Justiça (imparcialidade dos juízes); Pena de Talião (aplicada com limites tendo em vista a individualização da pena); Pena de Lapidação (apedrejamento para os feiticeiros, filhos rebeldes e adúlteras); Homicídio (diferenciação entre homicídio voluntário e involuntário); Testemunha (grande valor dado à prova testemunhal. Exigência de 2 ou 3 testemunhas); Adultério (punido com pena capital para os dois); Herança e primogenitura (o primogênito era beneficiado em detrimento de outros filhos).
 
Aplicação do direito – juízes em cada cidade.
ÍNDIA
Posição Geográfica - Índia localiza-se na Ásia. Região isolada, por um lado, pelo Himalaia, e por outro, pelos mares.
 
Política – A sociedade hindu era estratificada em castas, quatro no total: casta superior (brâmanes) considerada a mais pura (administradores, médicos, líderes espirituais); casta dos guerreiros; casta dos comerciantes e a casta inferior (empregados em geral). Era proibida a mistura de castas. Quem não pertencesse a nenhuma casta era considerado impuro, o qual realizava as tarefas também impuras, tais como limpa-fossa, curtidor etc. Sistema da Monarquia com a figura dos reis, que em geral, saíam da casta dos guerreiros, porém, os brâmanes podiam mais do que o rei (deus Brahma).Economia – os hindus eram agricultores (arroz).
 
Escrita – sânscrito.
 
História Jurídica - As leis de Manu representam historicamente uma primeira organização geral da sociedade, sob forte motivação religiosa e política. Legislação conhecida como Código de Manu, personagem mítico considerado filho de Brahma e Pai dos Homens. É possível verificar no Código uma série de ideias sobre valores como verdade, justiça e respeito. Os dados processuais que se baseiam sobre credibilidade dos testemunhos atribuem diferente validade à palavra dos homens conforme a casta a que pertencem. A mulher desfrutava de posição de inferioridade, de total subordinação. A honra das pessoas e sua situação dentro da aplicação do direito, dependia da condição da casta. O Código continha artigos que cuidavam de questões de direito civil, direito penal, comercial e até laboral.

Outros materiais