Buscar

Gerenciamento de projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gerenciamento
de
Projetos
Universidade Estácio de Sá
Gestão Estratégica de Pessoas
Nome: Andressa de Oliveira Santos
Matrícula: 201705012922
Respostas das questões
1-Um bom gerente é um bom orientador, dá poder para a equipe e não faz microgerenciamento, expressa interesse, é preocupado com o sucesso dos membros da equipe e com o bem estar pessoal, é produtivo e voltado para os resultados, é um bom comunicador, escuta e compartilha informações, ajuda no desenvolvimento da carreira, tem uma visão estratégica clara para a equipe e possui habilidades técnicas centrais que ajudam a aconselhar a equipe.
2- O google possuía uma cultura dominada por engenheiros. A tomada de decisões era descrita como “voltada para o consenso” e a empresa era muito plana. Dependendo da cultura organizacional implementada, os colaboradores podem se acomodar, sentindo-se desistimulados para toda e qualquer tentativa de inovação, revisão de processosou mesmo melhorias.
3- A equipe do projeto trabalha com outras partes de operação de pessoal para desenvolver uma iniciativa de gerenciamento de pessoas mais ampla, e incluiu planos para aumentar a conscientização em toda a empresa de comportamentos eficientes de gerenciamento. Os gerentes eram encorajados a compartilhar seus relatórios com membros de suas equipes, e a falar abertamente sobre áreas para melhorias.
4- A empresa dedicava recursos substanciais para garantir que cada pessoa contratada fosse de alto nível. Pesquisavam-se nos curriculos indicadores que o google havia identificando como fatores fundamentais de sucesso para ir bem na empresa, avaliados por seus atributos, como iniciativa, flexibilidade, espírito colaborativo e “provas de serem bem completos” todos os componentes que tornavam o candidato selecionável. Os executivos acreditavam que o filtro de contratações do Google era um componente crítico para o sucesso da empresa, ajudando a criar uma legião de pessoas bem sucedidas.
Resenha: “Projeto Helicóptero”
REFERÊNCIA
http://veja.abril.com.br/ciencia/engenheiros-constroem-primeiro-helicoptero-movido-a-propulsao-humana/#
RESUMO DA NOTÍCIA
 De acordo com a notícia publicada na “Veja”, um grupo de Engenheiros pesquisadores, reunidos em um campo de futebol em Ontario, Canadá, conseguiu uma proeza da engenharia, montou um helicóptero movido à propulsão humana que, pela primeira vez na história, conseguiu alçar voo de forma sustentada. A habilidade foi reconhecida pela Associação Americana de Helicópteros, que concedeu ao grupo um prêmio de 250.000 dólares pela façanha. Acredito que um projeto desafiador como esses, e que teve êxito, motive ainda mais os pesquisadores a continuarem testando formas inovadoras e sustentáveis no ramo aéreo. O impacto que essa descoberta traz para a humanidade é grandiosa, pois um avião que não armazena nenhum tipo de energia, sendo movido apenas a pedaladas, mostra como a ciência tem muito a ser explorada e guarda muitos segredos que ajudarão o homem no futuro. Essa descoberta será muito útil aos profissionais de pesquisa e engenharias nesta área. 
Ponto de vista
 Acredito que um projeto desafiador como esse, e que teve êxito, motive ainda mais os pesquisadores a continuarem testando formas inovadoras e sustentáveis no ramo aéreo. O impacto que essa descoberta traz para a humanidade é grandiosa, pois um avião que não armazena nenhum tipo de energia, sendo movido apenas por pedaladas, mostra como a ciência tem muito a ser explorada, e guarda muitos segredos que ajudarão o homem no futuro.
Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?
 O autor relata sobre uma confraternização de empregados que vinham trabalhando com iniciativas relacionadas a gerentes nos últimos anos.
 O projeto, questionava a importância dos gerentes e no final viabilizavam grandes melhorias estatisticamente significantes nos gerentes. Mediante ao tão grande sucesso, os desafios para aprimorar mais ainda a performance gerencial para o próximo ano já iniciou no trajeto de retorno a sede.
 O autor conta sobre a fundação do Google em 1998, por dois estudantes da Universidade de Stanford. Bem como relatou como iniciou o trabalho de buscas na internet; até a a aquisição do Youtube e Motorola Mobility, chegando a uma capitalização de mercado de aproximadamente U$ 250 bilhões. 
 O crescimento organizacional foi rápido, pulando de 30.000 para 35.000 funcionários que tinha uma cultura dominada por engenheiros. O grane desafio era ter gerentes que conseguisse gerenciar respeitando as mentes geniais e ao mesmo tempo contribuindo para um ambiente familiar e produtivo. O autor descreve alguns benefícios e setores que se dedicavam a manter essa cultura organizacional.
 O nome projeto oxigênio originou-se em homenagem aos X-men. Eles queriam provar que gerentes não eram importantes , mas não conseguiram.
 O projeto iniciou tentando relacionar a rotatividade dos funcionários aos gerentes, mas não foi sustentável. Depois, mediram a qualidade dos serviçoes a pontuação do gerente que era equivalente, por fim linkaram o fato de que os gerentes mais bem avaliados, mostravam o interesse pelo sucesso e bem estar dos membros de sua equipe.
 O grupo levou informação sobre esse projeto e suas implicações no desenvolvimento do gerenciamento, encorajando a adoção da avaliação de desempenho nos grupos. 
 O autor destaca que as pesquisas eram anônimas e não obrigatórias e os gerentes recebiam as avaliações de seu desempenho em percentuais. O próximo passo foi desenvolver treinamentos que desenvolvessem as áreas que precisavam de melhorias.
 A partir da avaliação, treinamento e desenvolvimento gerencial, em 2009 a Google começou a premiar os Top gerentes com o Prêmio Grande Gerente.
 O autor encerrou com o pensamento de Setty sobre o que representou o projeto oxigênio, o que pode melhorar no projeto; utilizando informações sobre personalidades... e o mais importante, que é após descobrir que os gerentes são realmente essenciais, o próximo passo será criar um projeto para descobrir como criar gerentes realmente incríveis. Agora é a hora de desenhar o escopo desse novo projeto.

Outros materiais

Outros materiais