Buscar

Estudo dirigido 5- 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo dirigido 5
1- Cite os tipos morfológicos (morfologia) e arranjos (forma) celulares de bactérias.
 Podem ser esféricas (cocos), em forma de espiral ou de bastão (bacilos). 
Os cocos que permanecem aos pares depois da divisão são chamados de diplococos, os que permanecem ligados em forma de cadeias são estreptococos e os que permanecem em grupos de 4 são tetradis, os que formam um cubo com 8 bactérias são chamados de sarcinas e os que se dividem em multiplos planos formando grupamentos tipo cachos de uva são estafilococos
 Os bacilos ocorrem em cadeias (estreptobacilos) ou em pares (diplobacilos) após a divisão.
As bactérias espiras possuem uma ou mais curvaturas, as que se assemelham a bastões curvos são chamadas de vibriões, as em forma helicoidal e rigidas, espirilos. As que tem forma espiral e flexível são espiroquetas
2- Descreva o flagelo bacteriano abordando a função, importância e localização na célula.
Flagelos são longos apêndices filamentosos que propelem as bactérias. Eles irão movimentar as bactérias através da quimiotaxia para ambientes mais favoráveis.
Peritréquios: distribuídos ao logo de toda célula
Polares: estão em um ou nos dois lados da célula
Mootríqueo: um único flagelo em um lado da célula
Lofotríqueo: um tufo de flagelos na extremidade da cél.
Anfitríquio: Flagelos em ambas as extremidades.
3- Explique como uma bactéria móvel é capaz de perceber a localização de um agente atrativo e mover-se em sua direção.
As bactérias móveis contém receptores que captam os estímulos químicos (como O2, galactose e ribose). Em respostas a esses estímulos, a informação é passada p os flagelos. Se o sinal for atrativo, as bactérias se movem em direção ao estímulo com muitas corridas e poucos desvios, se o sinal for negativo ( repelente) a frequencia de desvios aumenta à medida que a bactéria se move para longe do estímulo.
4- Descreva a composição e estrutura de parede celular de Bactérias destacando as diferença entre Gram-negativas e Gram-positivas.
A parede celular de uma célula bacteriana é uma estrutura complexa, semirrígida, responsável pela forma da célula. É formada por peptídioglicanos que formam uma rede que circunda e protege a célula. A peptídio glicana consiste em um di sacarídeo que é composto de monossacarídeos que são denominadoas NAG e NAM que estão relacionados à glicose.
Gram- positivas: A parede célula consiste em muitas camadas de peptídioglicano formando uma estrutura expressa e rígida.
Gram-negativas: As paredes celulares consitem e uma ou poucas de peptídioglicano e uma membrana externa.
5- Cite algumas funções da membrana externa de bactérias Gram-negativas. 
A membrana externa possui várias funções especializadas. Sua forte carga negativa causa lise de células e promove fagocitose, fornece também uma barreira para certos antibióticos, enzimas digestivas com a lisosima, detergentes, metais pesados, sais biliares e certos corantes. Apresentam proteínas de membrana (purinas) que formam canais que permitem a passagem de nutrientes. O lipopolissacarídeo da membrana externa é composto por lipídeo A (funcionam endotoxinas), cernipolissacarídeo (fornece estabilidade) e polissacarídeo O (antígeno. Serve para diferenciar espécies de bactérias gran negativas).
6- Explique como a coloração de Gram funciona para diferenciar bactérias Gram-negativas e bactérias Gram-positivas.
O cristal violeta cora as células grã positivas e gram negativas de púrpura penetrando no citoplasma de ambas. Quando o lugol é aplicado, forma cristal com o corante que soa muito grandes para escapar pela parede celular. O álcool desidrata a paptídioglicana das células gram-positvas tornando-as mais permeáveis ao cristal violeta-iodo. Porém, seu efeito nas gram – negativas é diferente: ele dissolve a membrana externa da célula deixando pequenos buracos na fina camada de peptídioglicanos pelos quais os cristais se difundem deixando-as incolores. A Adição de safranina tornará as células gram negativas cor de rosa. Embora as células gram positivas também absorvam a safranina, sua coloração rosa é mascarada pela cor púrpura já existente nas células.
7- Compare e contraste os seguintes tipos de transporte:
 
Difusão simples e difusão facilitada
Ocorrem de um meio mais concentrado para o meio menos concentrado até que haja uma distribuição uniforme das moléculas ou íons, não há gasto de energia. Na difusão facilitada a membrana celular possui proteínas integrais que funcionam como carreadores que facilitam a transição de moléculas através da membrana. Na difusão simples, não existem proteínas facilitadoras.
Transporte ativo e difusão facilitada
O transporte ativo ocorre contra o gradiente de concentração ( do menos para o mais) e há gasto de ATP, enquanto a difusão facilitada ocorre a favor ( do mais para o menos) e não há gasto de energia. Ambos precisam de proteínas transportadoras
Transporte ativo e translocação de grupo
A translocação de grupo é uma forma especial de transporte ativo que ocorre exclusivamente em procaritos, a substância é alterada quimicamente durante o processo de deslocamento através da membrana. Uma vez que a substância é alterada e está dentro da célula, a membrana plasmática torna-se impermeável a ela, então a substância permanece dentro da célula. Esse mecanismo é importante pois permite à célula acumuar várias substâncias mesmo que estejam em baixas concentrações fora dela. Há gasto de ATP.
8- Explique a correlação entre as proteínas carreadoras da membrana plasmática na manutenção das atividades celulares.
As proteínas carreadoras permitem a entrada de moléculas na célula que irão participar de suas atividades metabólias.
9- Funcionalmente, qual a diferença entre um esporo bacteriano de um esporo de fungos filamentosos? Explique.
Os esporos de bactérias são células altamente duráveis comparedes expessas. Quando liberadas no ambiente podem sobreviver a temperaturas extremas, falta de H2O e exposição a substâncias tóxicas. Ocorre quando há interrupção de nutrientes ou condições físicas extremas. Os esporos de fungos filamentosos são estruturas reprodutivas.
10- Descreva a função de cada uma das seguintes estruturas:
a. Parede celular: Resistência e proteção celular				
b. Endósporo	: Estrutura de resistência 
c. Fímbrias : Aderência em superfície ou a outras células
d. Flagelos: Movimentação					
e. Glicocálice: Reconhecimento celular, aderência		
f. Pili		: Mobilidade celular e transferência de DNA				
g. Membrana plasmática	: Proteção, permeabilidade seletiva, transporte de nutrientes		
h. Ribossomos : Síntese proteica

Outros materiais