Buscar

Conceitos de Atuária FAMAZ 09.02.2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NOÇÕES DE ATUÁRIA
Conceitos Básicos 
Prof. MSc. Valter Barbosa Guimarães Junior
Contador CRC MA 6624/T/PA
Valter1707@hotmail.com
Belém
Fev-2018
1
1
O que é atuária?
2
As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas, principalmente na administração de seguros e pensões (previdência social ou privada)
Ramos da atuária?
3
A atuária é dividida em dois ramos: VIDA e NÃO VIDA.
1 - RAMO VIDA: características de longo prazo, estuda os modelos relacionados à aposentadoria, pensões, seguro de vida e saúde. No ramo vida, os cálculos de prêmio envolvem basicamente os riscos de sobrevivência e os riscos de morte, com prêmios únicos e puros; ou seja, prêmios pagos a vista em uma única parcela e que cobrem a esperança matemática dos sinistros futuros agregados à margens técnicas de segurança; podendo variar conforme sua temporariedade, diferimento e coberturas. 
2 – RAMO NÃO VIDA: características de curto prazo, estuda os modelos relacionados a seguros em geral como automóveis, responsabilidade civil, entre outros. Atua principalmente nos segmentos de: 
Seguros e capitalização; 
Previdência social e privada; 
complemento; 
Resseguro; e 
Instituições financeiras. 
O Atuário
4
O ATUÁRIO procura mensurar e relacionar o acaso – equivalência de aleatoriedade – o tempo - duração dos processos financeiros. 
“Entende-se por Atuário o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações, e em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações benefícios e reservas matemáticas”
Art. 1 do Decreto-Lei nº 806, de 04.09.1969 -Regulamentação da profissão
O Atuário
5
Entre as ATRIBUIÇÕES DA PROFISSÃO DE ATUÁRIO estão a elaboração dos planos técnicos e avaliação das contribuições e reservas matemáticas das empresas privadas de seguros e de capitalização, das instituições de Previdência Social, das associações ou caixas mutuarias de pecúlios ou sorteios e dos órgãos oficiais de seguros e resseguros. 
O atuário deve assegurar tanto a solvência econômica – o equilíbrio entre o total dos haveres e o total das obrigações-, quanto a solvência financeira da empresa – pagar as obrigações que se vencem a cada dia. 
 
O atuário é o responsável pela determinação e tarifação dos prêmios de seguros, de capitalização e especiais ou extra prêmios relativos a riscos especiais e pela análise atuarial dos lucros dos seguros e das formas de sua distribuição entre os segurados e portadores de títulos de capitalização. 
O Atuário
6
A lógica que o atuário utiliza para os cálculos, de forma a considerar as diferenças para os diversos ramos da ciência, está nas condições de equilíbrio do sistema. Ex.:
 
Seguros: o equilíbrio se dá apenas fazendo receita igual a despesa; 
Fundos de pensão (previdência privada fechada): o equilíbrio se dá na solidariedade, ou seja todos pagam sempre a mesma coisa, não importa a idade ou o gênero e a consideração de igualdade entre receita e despesa é secundária; 
Previdência social: a principal consideração é distribuição de renda, ou seja quem recebe o benefício o recebe porque necessita dele e não porque pagou. Mesmo que não tenha pagado nada tem direito a receber o benefício. A solidariedade é dada pelo pagamento de contribuições iguais para todos os que são obrigados a contribuir e a igualdade entre receita e despesa é absolutamente secundária, pois sempre há garantia que não faltará recurso para o pagamento dos benefícios pelo tesouro nacional. 
Somente o atuário pode assinar, como responsável técnico, os balanços das empresas de seguros e de capitalização, as carteiras dessas especialidades, mantidas por instituições de previdência social e outros órgãos oficiais de seguros e resseguros e os balanços técnicos das caixas mutuarias de pecúlios ou sorteios, quando publicados. 
Regimes de Financiamento de Previdência
7
Gestão de Risco
8
Origens da gestão dos riscos
9
Em 1347, foi registrado o primeiro contrato de seguro marítimo com emissão de apólice foi redigido em Genova – Itália. Os sistemas jurídicos da época consideravam o seguro como um “jogo” por isso sua regulamentação foi muito dificultada.
 
Em 1684,Londres, foi criado o seguro contra incêndio. 
Em 1690, foi criada a LLOYD`S - a maior e mais tradicional empresa de seguros do mundo.
Em1972, quase destrói Catedral de Saint Donatien, estilo Gótico do Século 19, em Nantes.
Evento, Risco e Oportunidade
10
Um evento é um acidente ou uma ocorrência gerada com base em fontes internas ou externas da organização, que afeta a realização dos seus objetivos.
O eventos podem causar impacto negativo, positivo ou ambos.
Os eventos que geram impacto negativo representam RISCOS.
Os eventos que geram impacto positivo representam OPORTUNIDADES.
RISCO é, portanto, representado pela possibilidade de ocorrência de determinado evento que afetará negativamente a realização dos objetivos da organização,
CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS
11
Risco de Mercado - variabilidade de preços e das variáveis externas.
Risco de Liquidez – deficiência de fundos, decorrentes da dificuldade de obter recursos, que impossibilita honrar compromissos.
Risco de Crédito – não recebimento de créditos.
Risco Operacional – fraudes, erros de sistemas, erro humano etc.
Risco Legal – documentação incorreta, descumprimento de legislação, novas normas e leis, decisões judiciais. Se subdivide em:
Risco de legislação – multas.
Risco tributário – não recolhimento de tributos.
Risco trabalhista – processos trabalhistas.
CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS
12
Risco Atuarial - metodologias e/ou cálculos incorretos na precificação de prêmios e contribuições, na retenção de riscos, a inadequada constituição das provisões técnicas;
Risco estratégico – falta da capacidade de proteger-se e adaptar-se à mudanças;
Risco de Imagem – publicidade negativa;
Risco Sistêmico – possibilidade de perdas financeiras em virtude de dificuldades financeiras de outras instituições capazes de provocar dano no mercado.
PILARES DA GESTÃO DE RISCOS
13
1º Pilar: Princípio do Mutualismo 
é a formação de um grupo de pessoas com interesses em comum, constituindo uma reserva econômica, para dividir o risco de um acontecimento não previsto.
2º Pilar: Princípio das Probabilidades
2.1 TEORIA DAS PROBABILIDADES - “Sem números não seria possível calcular probabilidades. Sem as probabilidades o único meio de lidar com o risco é apelar aos deusese o destimo” Peter Bernstein.
2.2 TÁBUAS DE MORTALIDADE - Tábua de Mortalidade, também chamada de Tábua de Vida ou Tábua Atuarial, é uma tabela utilizada principalmente no cálculo atuarial, em planos de previdência e seguros de vida, tanto no setor público quanto no setor privado, para calcular as probabilidades de vida e morte de uma população, em função da idade. As tábuas de mortalidade caracterizam-se por ser um modelo tabular da análise demográfica, que permite traçar políticas públicas e estudos demográficos.
PILARES DA GESTÃO DE RISCOS
14
3º Pilar: Lei dos Grandes Números
3.1 Os indivíduos se comportam de modo bem diferente das multidões. É muito mais fácil prever o comportamento da multidão que o de um individuo isolado.
3.2 Se você joga uma moeda, não tem como saber se vai cair cara ou coroa. Se você jogar a moeda 1 milhão de vezes, certamente dará coroa cerca de 500 mil vezes.
15
A Demografia é uma área da Ciências Sociais que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas. Estas não são estáticas, variando devido à natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento. A análise demográfica centra-se também nas
características de toda uma sociedade ou um grupo específico, definido por critérios como a Educação, a nacionalidade, religião e grupo étnico.
DEMOGRAFIA
Qual definição de População?
As populações são estáticas?
Se elas aumentam ou diminuem, como controlar este processo?
Genealogia: ciência que estuda os movimentos dos ancestrais e sua documentação familiar (árvore genealógica).
DEMOGRAFIA
16
Eugenia: ciência que estuda a hereditariedade sob o ponto de vista científico.
DEMOGRAFIA
Busca o melhoramento genético na população. Entretanto, há conflitos éticos na aplicação da Eugenia em seres humanos.
17
Censo: Coleta de informações e dados de aspectos sociais. Exemplos: nascimentos, casamentos, separações, envelhecimento óbitos etc.
Conurbações e densidade demográfica.
Você saberia dizer se a sua família tem aumentado?
DEMOGRAFIA
18
Biometria: parte da estatística de grande importância para a ciência atuarial no estudo de pessoas, a qual efetua grupamento e análise de dados sobre a expectativa de vida. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente.
DEMOGRAFIA
19
Patometria: Parte da estatística que estuda as patologias do ser humano e suas morbidades.
DEMOGRAFIA
20
21
REFERÊNCIAS
ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS. Dicionário de Seguros, DISPONÍVEL EM Http://www.funenseg.org.br/dicionario-de-seguros capturado em 15.01.2018.
_________ Prêmios de seguro: como são calculados. Disponível em http://www.tudosobreseguros.org.br/portal/pagina.php?c=1449#P4 capturado em 11.01.2018.
SOUZA, S. Seguros: Contabilidade, Atuária e Auditoria. 2a. ed. rev. E atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais