Buscar

OPPI PEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OPPI 
1 - Em seu planejamento, além da elaboração de atividades, da organização da rotina e da previsão do tempo..... Explique a relação que se estabelece entre a organização do espaço as concepções de criança e educação defendidas atualmente. 
RESP: o ambiente assume a identidade do grupo, mostra a inatividade ou a interação, a passividade ou tentativas de desenvolvimento da autonomia da criança, conforme a disposição de seus materiais e mobiliários. Todo ambiente é um espaço organizado, que espera determinados resultados. Para assumir essas concepções é preciso dar a ela “espaço no espaço” permitir que tenha acesso aos materiais para utiliza-los com autonomia, promovera oportunidade de escolher o que quiser fazer, de tomar iniciativas em relação as suas atividades, de produzir e ser, de fato, construtora de sua aprendizagem. Uma das formas utilizadas é o trabalho com cantos temáticos é bastante interessante, pois estes proporcionam o acesso direto das crianças aos materiais, ao mesmo tempo em que se desperta o interesse delas pela variedade de propostas. Deve organizar o espaço de modo que estimulem a exploração dos interesses, rompendo com a mesmice e o imobilismo de certas propostas de trabalho de muitas instituições de educação infantil. 
2 - A adaptação da criança a escola pode ser mais ou menos dolorosa..... Quais os procedimentos adequados no caso de afastamento de uma professora gestante? 
RESP: Considerando-se a importância dos vínculos estabelecidos com os adultos nessa faixa etária, a substituição dos professores deve ser pensada e planejada com atenção e antecedência, preparando as crianças para essa situação. É bom que a transição seja feita paulatinamente com o professor antigo cedendo gradativamente o lugar para o novo. 
3 - As aprendizagens infantis se dão pela exploração do espaço e pela interação entre crianças e adultos. ... divergência de opiniões e conflitos entre crianças e é muito desejável que isso aconteça. Por que os conflitos são benéficos para a formação e desenvolvimento da criança?RESP: Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir// As divergências contribuem para que as crianças aprendam a defender suas posições, argumentar, ceder, fortalecer sua identidade e obter confiança para agir, possibilitando viver democraticamente em sociedade. 
4 - No espaço da escola de ensino infantil, há inúmeras alternativas de trabalho por meio das quais as crianças podem construir seu conhecimento de forma ativa. .... Uma forma bastante interessante de faze-lo é pelo trabalho com projetos. Defina e explique o que é um projeto de trabalho? 
RESP: O projeto de trabalho com crianças de ed. Infantil é um tipo de trabalho cientifico e investigativo, porém, sobre assuntos e vivências que são familiares a elas. A partir de uma pergunta dentro do grupo, o professor procede a um levantamento dos conhecimentos das crianças sobre o assunto e sente a temperatura do interesse a cerca dele, se for alta, levanta as hipóteses de resposta e solicita a busca de informações sobre ele, escolhendo com os educandos os meios e materiais pra pesquisa. 
5 - O desenvolvimento infantil segundo as teorias construtivistas, sofre uma evolução progressiva, mas não linear, .... Em quais momentos escolares ficam evidenciados os descompassos entre a prática e a teria do desenvolvimento infantil? 
RESP: esse é um momento importante pois a criança está se vendo separada do grupo, porém na ed. Infantil nesse período tudo é compartilhado (lápis de cor, giz de cera, livros, etc) e todas as crianças fazem as mesmas atividades ao mesmo tempo (comer, escovar os dentes e até mesmo ir ao banheiro e beber agua), dificultando assim a superação da sociabilidade sincrética. Os descompassos ficam evidenciados no momento em que a escola não respeita a individualidade das crianças, quando todas fazem as mesmas atividades ao mesmo tempo 
6 - Luciana Esmeralda Ostetto, em um dos capítulos de seu livro Encontros e Encantamentos na Educação Infantil, ...Quais as considerações negativas feitas pela autora sobre o planejamento baseado em datas comemorativas? 
RESP: Resposta: Em relação às implicações pedagógicas, essa perspectiva torna se tediosa na medida em que é cumprida ano a ano, o que não amplia o repertório cultural da criança. Massifica e empobrece o conhecimento, além de menosprezar a capacidade da criança de ir além daquele conhecimento fragmentado e infantilizado. 
7 - Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educando valoriza a transmissão de conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos: as formas de convivência entre as pessoas, o respeito, as diferenças, a cultura escolar (PROGETÃO, 2001, p. 45). .... O plano de desenvolvimento da escola (PDE) não é um substituto da proposta ou do projeto politico-pedagógico (PPP) da escola e com ele não se confunde. Defina planejamento, estabeleça a função do planejamento escolar e defina PDE e seus objetivos. R: O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas. O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou de parte do seu planejamento. O PDE Escola é uma ferramenta de gestão DA escola e PARA a escola. Só será útil, portanto, se ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas. Para isso, as respostas do diagnóstico devem corresponder à realidade e devem ser pensadas coletivamente. Objetivos: Índice de qualidade, Provinha Brasil, Transporte escolar, Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa, Brasil Alfabetizado, Luz para todos... Etc... 
8 - O planejamento das ações relacionadas ao cuidar .... Explique esses 3 aspectos de acordo com o livro texto da disciplina de OPPI. R: Pagina 25 a 29 
RESP: Crescimento: relacionado ao aumento físico, quantitativo do corpo. Desenvolvimento: aumento das capacidades de realizar funções cada vez mais complicadas. Aprendizagem: Habilidades adquiridas em função da interação com o meio, em estímulos apresentados as crianças. 
9 - No decorrer da historia foram varias as concepções sobre crianças.... Em seu planejamento pedagógico, o professor deve refletir essa ideia de aluno ativo e intelectualmente capaz de primar pela intencionalidade no ato de planejar. 
O que significa ter intencionalidade no planejamento pedagógico? Resp: Intenção é uma palavra importante para um trabalho de qualidade, de elaborar o seu planejamento o professor deve se perguntar constantemente: para quem?; o quê:; como?; por quê?. Para quem ou qual tipo de aluno é composta a sala de aula? O que ou quais objetivos são importantes para a aprendizagem do aluno? Ter intencionalidade no planejamento significa o desejo do professor por um trabalho de qualidade que visa ampliar as aprendizagens infantis. Sem os questionamentos não há como o professor refletir e avaliar seu trabalho para melhorá-lo,as perguntas que definem se há ou não intencionalidade no trabalho do profissional. 
10 - Em seu planejamento diário, o professor precisa prever situações que envolvam conversas, ...Qual deve ser a conduta do professor para mediar os conflitos infantis e ensinar as crianças a resolvê-los? 
RESP: As situações propostas para incentivar a interação entre as crianças devem prever o espaço adequado, bem como as condições materiais e a oferta de uma quantidade suficiente de objetos que facilitem a exploração, a troca e minimizem os conflitos. Também é preciso pensar em um espaço de interação que garanta a segurança física das crianças. O professor não deve ter por objetivo eliminar os conflitos, mas ajudar as crianças a resolvêlos sem violência. Sempre que precisarem, o professor tem de se dispor a ajudar sem tomar partido, ensinando cada parte a argumentar em seu favor. Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir. 
11 - A organização do espaço em cantos temáticos é bastante interessante, pois viabiliza a movimentação... de mundo do referencial curricular nacional para a educação infantil. Escolha 3 cantos, apresente seu principal objetivo e descreva alguns materiais que possam compô-los.

Outros materiais