Buscar

Trabalho fichamento gerenciamento da qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a) Osmar José Fontes
Trabalho da disciplina: Gerenciamento da Qualidade
Tutor: Professor Eduardo de Moura
Local: Biblioteca Virtual da Universidade
Ano 2014
Compaq Computer: Divisão de Notebooks para Consumidores 
Gerenciamento da Qualidade
Estudo de caso
Referências: 
David E. Bell
Ann Leamon
Introdução
O cenário apresentado pela Compaq Computer: Divisão de Notebooks para Consumidores destaca-se pela trajetória de desafios e sucesso, mediante a implementação de gestão de mudanças de projetos, mudanças empresarias e de mudanças de negócios.
Os novos rumos tomados pela empresa e os interesses empresarias criou condições estratégicas para aceleração da produção e a presença da organização no mercado global, tornando a empresa líder em vendas de notebooks para consumidores.
Histórico
Fundada em 1982 por três empresários, Rod Canion, Bill Nurto e Jim Harris a partir de um esboço num guardanapo de papel, fabricou os primeiros PCs portáteis do mundo compatíveis com o padrão IBM. Todas as partes do microcomputador podiam ser compradas em qualquer loja especializada, o principal desafio era copiar o chip da BIOS do IBM-PC sem violar a lei de patentes.
Objetivo 
 
Inicialmente seu objetivo era a fabricação de computadores do mundo de desktops, notebooks e servidores com uma parcela significativa do mercado de PCs para clientes corporativos, o fracasso nas vendas levou a Compag a se reorganizar passando de uma empresa orientada para produtos para uma orientada para mercados.
O esforço era idealizar o empreendimento e agilizar a combinação de recursos direcionados para o segmento de mercado. Sendo assim, inovou o produto baseado no aprendizado de tecnologias-chave e estratégicas e na conquista do mercado.
Perspectivas
Desde a sua fundação consolidou-se como uma empresa que se tornou um dos maiores fabricantes de computadores do mundo de desktops, notebooks e servidores. Ao longo do tempo a empresa passou por uma série de mudanças para alinhar o produto no mercado em função de mudanças de tecnologia e ameaças competitivas. 
Entende-se que a preocupação da Compaq Computer estava direcionada em promover a melhoria contínua, criando artifícios de diferenciação do produto para o concorrente, buscando alternativas de confiabilidade através das ferramentas da qualidade, visando conhecer o consumidor e suas atitudes, utilizando meios para retenção do cliente, tendências para o segmento, mudanças orientadas para os mercados, relações corporativas entre outros. 
O estabelecimento de métodos padronizados e sistêmicos para gestão de projetos é responsabilidade do gerente de projetos que tem como objetivos buscar subsídios para elaboração de um plano de negócios, visando à melhoria e desempenho no desenvolvimento das ações estratégicas (programas e projetos) para a organização Compaq Computer.
A integração do gerenciamento de projetos é de suma importância, pois o envolvimento entre as diversas áreas de conhecimento cria condições para buscar ferramentas para implementação dos serviços e é fundamental o envolvimento e atuação das áreas de conhecimentos.
Constantemente as organizações passam pelos processos de transformação e ameaças, sejam elas através de mudança de tecnologia ou aprimoramento de processos ou produtos.
Todo projeto tem como base o planejamento que consequentemente deve ser monitorado e controlado utilizando ferramentas para garantir a confiabilidade nos resultados.
As mudanças ocorrem em qualquer projeto e o fortalecimento de uma estrutura criou condições que através do conhecimento no mercado consumidor, direcionou a responsabilidade para Greg Memo que iniciou a investigação utilizando a pesquisa de mercado, procurando entender como a concorrência estava agindo, através da resposta buscou alternativas para estabelecer novos métodos estratégicos estruturados em função de projetos.
A reorganização de vários fatores na organização incluindo pessoas, processos e produtos, tendo como alvo principal o consumidor, criou condições de mudanças para valorização do desempenho do produto, cujo objetivo foi otimizar o produto e o serviço, aumentando o grau de confiabilidade, atendendo as condições especificas dos requisitos, satisfazendo as necessidades, os desejos e as expectativas dos clientes e a competitividade no mercado.
Conclusão
É importante a integração e o envolvimento com as áreas de conhecimento temáticas, como: escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, engajamento das partes interessadas, riscos e aquisições e são elementos importantes atingir os resultados esperados.
As atitudes positivas da Compaq Computer serviram como modelo para encorajar o crescimento, conscientizando e internalizando a missão, visão, valores e inovando cada vez mais a fim de que as ameaças competitivas não sejam obstáculos para manter-se no mercado.
Criou oportunidade de transformar, produtos, serviços e mercados, levando a organização a interagir no mundo competitivo diante da tecnologia oferecida, medindo o grau de satisfação do cliente e atraindo novos clientes, qualidade do produto e velocidade no atendimento, inovação do produto e serviço, pesquisa de mercado entre outros. 
Compaq Computer considerada uma das maiores empresas no ramo de fabricação de notebooks para consumidores, delineou uma gestão de mudanças, otimizando os notebooks e sua modularidade.
Utilizou ferramentas em busca da qualidade do produto e serviços criando relações corporativas com os clientes varejistas, cujo resultado foi a inovação do produto, aceitação no mercado e satisfação do cliente.
3

Outros materiais