Buscar

Aula 02 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
Professor José Eduardo de Araujo Duarte
Aula 2
Tipologia das sociedades:
Características
Finalidade (objeto social)
Registro (ou não)
Regramento
Nome empresarial
Responsabilidade dos sócios
Utilização dos tipos societários nos dias atuais
2
Estabelecimento empresarial
Visando o exercício de atividade econômica há a necessidade do empresário organizar os fatores de produção aplicando capital a um conjunto de bens, sejam eles materiais ou imateriais. A este conjunto de bens específico, que respalda a atividade econômica, dá-se o nome de estabelecimento empresarial, que é elemento básico da sociedade empresária.  
O novel Código Civil é claro neste sentido, dispondo que considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária. 
3
SOCIEDADES PERSONIFICADAS E NÃO PERSONIFICADAS
	
* As sociedades são assim designadas – não personificadas - por ausência do arquivamento dos seus atos constitutivos no órgão registral, o que contribui para a existência de uma atividade paralela, pautada na economia informal, antes de transparência nebulosa para responsabilização dos sócios atuantes naquela prática empresarial.
	* Já as personificadas apresentam seus registros nos órgãos próprios que – dependendo do seu objeto – poderão ser realizados no Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou nas Juntas Comerciais.
4
Sociedade não personificada
Novo Código Civil: a personalidade jurídica da sociedade começa com o registro de seus atos constitutivos. Não obstante, possui dispositivos que regem o que denomina de sociedade não personificada, denominação sob a qual acolheu a sociedade em comum (antiga sociedade de fato) e sociedade por conta de participação.   
Considera-se sociedade não personificada aquela cujo ato constitutivo ainda não foi registrado no órgão competente, ou seja, aquela que não possui personalidade jurídica.
5
Sociedades não personificadas
Exceções
Excetuam-se deste conceito (sociedades sem registro), as sociedades anônimas e as sociedades em comandita por ações, uma vez que, de acordo com a legislação de regência, não podem funcionar sem que sejam arquivados e publicados os seus atos constitutivos (art. 982 do Novo Código Civil). 
6
Sociedades não personificadas:
Subdivisão
Sociedade em comum: 
Embora não tenha, ainda, seus atos constitutivos registrados, é uma sociedade de fato, cuja existência é comprovada, independentemente de ter ou não contrato escrito. Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade em comum, mas os terceiros podem prová-la de qualquer forma. 
A responsabilidade dos sócios é solidária e ilimitada. 
7
Sociedades não personificadas
Sociedade em conta de participação
É dispensada do arquivamento de seus atos constitutivos no registro competente. Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, sendo formada para realizar negócios de curta duração, extinguindo-se após sua concretização.
8
Sociedade em conta de participação
A constituição da sociedade em conta de participação independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios em direito admitidos. 
O contrato social produz efeitos somente entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade
9
SOCIEDADES PERSONIFICADAS
Considera-se sociedade personificada aquela que possui personalidade jurídica, obtida mediante registro de seus atos constitutivos no órgão competente.
As sociedades personificadas se subdividem em sociedade empresária e sociedade simples.
10
SOCIEDADE EMPRESÁRIA
É àquela que tem por objeto o exercício de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, ou seja, considera-se sociedade empresária a antiga sociedade comercial.
Antes de iniciar a atividade econômica, o empresário individual ou a sociedade empresária, que a ela for se dedicar, deverá inscrever-se no Registro Público de Empresas Mercantis, a cargo das Juntas Comerciais, tendo como elemento essencial o nome empresarial.   
11
Sociedade empresária:
Tipos jurídicos
SOCIEDADE EMPRESÁRIA:
	
	a) sociedade em nome coletivo;
	b) sociedade em comandita simples;
	c) sociedade limitada;
	d) sociedade anônima;
	e) sociedade em comandita por ações.
12
NOME EMPRESARIAL
FIRMA OU DENOMINAÇÃO ?
Firma: o nome empresarial é o nome civil de um ou mais sócios. Então se não aparecer o nome civil, não poderá ser firma. Na firma tem que constar no mínimo um nome civil. Os nomes civis podem ser por extenso ou abreviados e havendo mais de um, se algum deles for omitido, deverá ser usada a expressão "& Cia" ou "e companhia" ao final da firma, pois se usada no início vai caracterizar sociedade anônima e esta só pode usar denominação. Também pode haver combinação dos nomes civis com o ramo de atividade desenvolvida.
13
NOME EMPRESARIAL
Denominação: o nome empresarial é o objeto da empresa, ou seja, o ramo de atividade desenvolvida. Se não constar o ramo de atividade não poderá ser denominação. Aqui também pode haver a combinação da atividade desenvolvida com nomes civis. Não se pode só olhar para o nome empresarial para saber se se trata de firma ou denominação. Por vezes é necessário verificar no contrato social. Certo é que se no nome empresarial não constar nome civil algum, não pode ser firma; e se não constar a atividade, não pode ser denominação.
14
Sociedade em nome coletivo
Sociedade em nome coletivo é aquela em que todos os sócios devem ser, necessariamente, pessoas físicas e respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, entretanto, poderão estipular limites de responsabilidade pelas obrigações sociais entre si, mas que não terão quaisquer eficácia perante credores.
A administração da sociedade cabe exclusivamente aos sócios, sendo vedada a nomeação de terceiros para tal função.
15
Sociedade em nome coletivo
A sociedade em nome coletivo deve adotar firma social, não sendo permitido o uso de denominação social.
 Exceto pelo fato de poder exercer atividade empresária, este tipo de sociedade é praticamente idêntico ao da sociedade simples. Nesta sociedade somente podem participar pessoas físicas, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais. Sem prejuízo da responsabilidade perante terceiros, podem os sócios, no ato constitutivo, ou por unânime convenção posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um.
16
Sociedade em Comandita por ações
	É aquela constituída por sócios que possuem responsabilidade ilimitada e solidária pelas obrigações sociais e sócios que respondem apenas pela integralização de suas respectivas cotas, sendo estes denominados de comanditários e aqueles de comanditados.
	
17
Sociedade em comandita por ações
A sociedade deve ser administrada por sócio comanditado. Em sua ausência, os sócios comanditários deverão nomear um administrador provisório, para realizar os atos de administração, durante o prazo de cento e oitenta dias. O sócio comanditário que praticar atos de gestão e fizer uso da firma social estará sujeito às responsabilidades de sócio comanditário, ou seja, solidária e ilimitadamente.
18
Sociedade em comandita simples
 * Na sociedade em comandita simples tomam parte sócios de duas categorias, a saber:
os comanditados, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e
os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota. 
19
Sociedade Limitada
Sociedade limitada é aquela que realiza atividade empresarial, formada por dois ou mais sócios que contribuem com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro para formação do capital social. 
A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor do capital social, porém respondem solidariamente pela integralização da totalidade do capital, ou seja, cada sócio
tem obrigação com a sua parte no capital social, no entanto poderá ser chamado a integralizar as quotas dos sócios que deixaram de integralizá-las.
20
Sociedade limitada
Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
21
Sociedade anônima
Na sociedade anônima ou companhia, o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir. A sociedade anônima rege-se por lei especial (Lei n° 6.404/76 e disposições posteriores), aplicando-se lhe, nos casos omissos, as disposições do Novo Código Civil (artigos 1.088 e 1.089). 
22
Sociedade anônima
As sociedades anônimas podem ser de capital aberto ou capital fechado. É uma pessoa jurídica de direito privado, e será sempre de natureza eminentemente mercantil, qualquer que seja seu objeto.
A sociedade poderá participar de outras sociedades, e será designada por denominação acompanhada das expressões companhia ou sociedade anônima, expressas por extenso ou abreviadamente, todavia, vedado a utilização da abreviação "Cia ao final da denominação. 
23
Sociedade em comandita por ações
Esta sociedade tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima. Todavia, neste tipo societário, somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade (artigos 1.090 a 1.092).
24
Sociedade Simples
É considerada sociedade simples aquela cujo objeto social seja decorrente de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com concurso de auxiliares ou colaboradores, ou seja, considera-se sociedade simples a antiga sociedade civil.
As cooperativas são consideradas sociedades simples, independentemente de seu objeto de funcionamento.
25
Sociedades Simples
Neste tipo de sociedade, os bens particulares dos sócios (inclusive àqueles que ingressem em uma sociedade já constituídas) poderão ser executados por dívidas da sociedade, mas apenas depois de executados os bens sociais, se estes forem insuficientes para saldar as dívidas. Neste caso, os sócios responderam com o seu patrimônio social na proporção que participem das perdas sociais, salvo se houver no contrato social cláusula estipulando a responsabilidade solidária.   
26
...na próxima aula veremos
Agentes Econômicos da Sociedade. 
Responsabilidade dos sócios e dos administradores (não sócios) na sociedade limitada, ilimitada e a sociedade anônima.
Direitos e deveres dos sócios e normas gerais sobre administração de sociedades.
27
FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO 
Professor José Eduardo de Araujo Duarte
Atividade 2
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1
 1 - As sociedades em comum: 
a) Acarretam responsabilidade limitada de seus sócios.
b) Não apresentam seus atos constitutivos arquivados no órgão registral. 
c) Adotam como nome empresarial firma social. 
d) Não podem ser constituídas no direito brasileiro. 
29
Gabarito – Exercício 1
1 - As sociedades em comum: 
a) Acarretam responsabilidade limitada de seus sócios.
b) Não apresentam seus atos constitutivos arquivados no órgão registral. 
c) Adotam como nome empresarial firma social. 
d) Não podem ser constituídas no direito brasileiro. 
30
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2
2 - Respeitando as normas do direito societário, em relação às sociedades em conta de participação pode-se afirmar, salvo: 
a) Todos os sócios respondem ilimitadamente.
b) Os sócios participantes não têm responsabilidade em relação à terceiros.
c) São sociedades sem registro nos órgãos de registro.
d) Os sócios ostensivos respondem ilimitadamente.
31
Gabarito – Exercício 2
2 - Respeitando as normas do direito societário, em relação às sociedades em conta de participação pode-se afirmar, salvo: 
a) Todos os sócios respondem ilimitadamente.
b) Os sócios participantes não têm responsabilidade em relação à terceiros.
c) São sociedades sem registro nos órgãos de registro.
d) Os sócios ostensivos respondem ilimitadamente.
32
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 3
3 - Em relação às sociedades em comanditas simples pode-se afirmar:
a) Todos os sócios apresentam a mesma categoria de tratamento de responsabilidade. 
b) Os sócios comanditados respondem até a participação do capital social.
c) Adotam sempre a denominação como forma de nome empresarial.
d) Podem ser sociedades simples ou empresária.
33
Gabarito – Exercício 3
3 - Em relação às sociedades em comanditas simples pode-se afirmar:
a) Todos os sócios apresentam a mesma categoria de tratamento de responsabilidade. 
b) Os sócios comanditados respondem até a participação do capital social.
c) Adotam sempre a denominação como forma de nome empresarial.
d) Podem ser sociedades simples ou empresárias.
34
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 4
(CESPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Advogado) 
A distinção entre a sociedade simples e a empresarial não reside no intuito lucrativo, pois há sociedade simples com escopo de lucro. O que caracteriza a pessoa jurídica de direito privado como empresarial é o fato de explorar empresarialmente o seu objeto social. Embora haja esse critério, como regra, para fins de distinção, toda cooperativa é uma sociedade simples e toda sociedade anônima é empresarial, independentemente da forma pela qual seu objeto é explorado. Comente o enunciado.
35
Gabarito – Exercício 4
Afirmação correta. As sociedades simples podem ser simples pura (natureza própria) ou ter a roupagem das outras modalidades. O seu caráter simples advém de seus sujeitos que se enquadram na ALICI (Artístico, Literário, Científico). As sociedades simples podem sim visar a obtenção de lucro. Ademais, as cooperativas são obrigatoriamente sociedades simples, bem como as sociedades por ações (S.A. e Comandita por Ações), que serão obrigatoriamente empresárias, por determinação expressa do Novo Código Civil.
36

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais