Buscar

Aula 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Contabilidade
Wellinton Figueiredo
Aula 4
OBJETIVOS
1 – Conhecer os Princípios de Contabilidade.
2 – Caracterizar os Princípios Contábeis.
3 – Entender a Contabilidade como Ciência Social.
2
Princípios Contábeis
Os Princípios Contábeis são as normas que delimitam a aplicação da Ciência Contábil. 
Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.
3
No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Se não existissem, cada entidade poderia adotar forma própria de registrar os fatos contábeis, tornando impossível a correta mensuração da riqueza patrimonial.
4
Princípios Contábeis
A Resolução CFC nº 750/93 (com alterações dadas pela Resolução CFC nº 1.282/10) dispõe sobre os Princípios de Contabilidade (PC). Tais princípios servem como padrões a serem seguidos na contabilização dos fatos contábeis. 
5
São seis os Princípios de Contabilidade:
 Princípio da Entidade;
 Princípio da Continuidade;
 Princípio da Oportunidade;
 Princípio do Registro pelo Valor Original;
 Princípio da Competência;
 Princípio da Prudência.
6
Princípios Contábeis
Afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes. Por consequência, o Patrimônio da Entidade não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários.
7
Princípio da Entidade
Por exemplo: despesas particulares de pessoas físicas (administradores, funcionários e terceiros) não devem ser consideradas como despesas da empresa; bens particulares de administradores não devem ser confundidos ou registrados na empresa.
8
Princípio da Entidade
O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. 
9
Princípio da Continuidade
Por exemplo: se uma empresa entra em descontinuidade, o valor apurado por seus ativos pode ser significativamente menor, em virtude das circunstâncias em que estão sendo vendidos. Na hipótese de ter utilidade apenas para a própria empresa, pode ser que valha apenas o seu peso em sucata.
 
10
Princípio da Continuidade
Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. A informação divulgada fora do momento adequado e/ou que não seja confiável normalmente deixa de ser importante para o público nela interessado.
 
11
Princípio da Oportunidade
Por exemplo: no mercado de ações o investidor não pode esperar um relatório contábil por muito tempo antes de tomar decisões. Portanto, é preciso haver agilidade na divulgação da informação, sem se perder de vista a segurança quanto a sua veracidade.
 
12
Princípio da Oportunidade
O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. 
 
13
Princípio do Registro pelo Valor Original 
Por exemplo: No caso de aquisição de um ativo, deve-se adotar o seu custo histórico para efeito de registro, ou seja, o valor pago ou a pagar em dinheiro.
 
 
14
Princípio do Registro pelo Valor Original 
O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
 
 
15
Princípio da Competência 
Por exemplo: a receita de venda é realizada quando da efetiva entrega da mercadoria e a receita de serviço, quando da sua efetiva prestação independente de serem recebidas ou não. 
 
 
16
Princípio da Competência 
O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 
 
 
17
Princípio da Prudência 
Por Exemplo: Quando uma mercadoria em Estoque tiver valor de custo maior do que o valor realizável líquido(valor de venda), será necessário ajustar esse Ativo para o menor valor.
 
 
 
18
Princípio da Prudência 
Na aplicação dos Princípios de Contabilidade, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais, ou seja, para a contabilidade, o mais importante é a realidade concreta dos fatos, e não seus aspectos formais.
 
 
 
19
Essência sobre a Forma
Um exemplo é o registro no Ativo da empresa de bens adquiridos por arrendamento mercantil (leasing), haja vista que em seus aspectos formais podem ser comparados a um aluguel (FORMA), contudo são verdadeiras operações de compra e venda financiada (ESSÊNCIA).
 
 
 
20
Essência sobre a Forma
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de Ciência Social, cujo objeto é o patrimônio das entidades. (CFC 1282/10) 
  
 
21
Contabilidade como Ciência Social
Fundamentos de Contabilidade
Wellinton Figueiredo
Atividade
Vamos identificar quais Princípios Contábeis estão sendo feridos em cada uma das situações apresentadas:
23
A empresa realiza uma venda a prazo em janeiro, contudo só reconhece a receita de vendas em fevereiro, data em que recebeu do cliente.
24
COMPETÊNCIA
Uma empresa em processo de falência mantém em seu Ativo uma Máquina, pelo valor de aquisição, mesmo sabendo que se sua falência for decretada só conseguirá reaver valor bem inferior por essa máquina.
25
CONTINUIDADE
A empresa faz um excelente negócio adquirindo um imóvel abaixo do preço de mercado, de outra empresa que passava por dificuldades financeiras, contudo registra esse imóvel na contabilidade por um valor bem acima do custo de aquisição.
26
Registro pelo Valor Original
O contador para não perder o prazo de apresentação das demonstrações contábeis divulga informações contábeis incompletas.
27
OPORTUNIDADE
O empresário quer trocar seu carro particular, contudo solicita ao financeiro da empresa que realize a compra do veículo em seu nome.
28
ENTIDADE
A empresa apresenta em seu estoque de mercadorias, uma mercadoria cujo custo de aquisição foi de 100, contudo só consegue vender essa mesma mercadoria por 95 e ainda assim não realizou nenhum ajuste em seu valor de estoque. 
29
PRUDÊNCIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais