Buscar

SÓ DISCURSIVAS TEORIA DA CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA DA CONTABILIDADE
- O conhecimento científico aceita a opinião ou o sentimento de convicção como fundamento para justificar a aceitação de uma afirmação? 
R.: Requer a possibilidade de testes experimentais e da avaliação de seus resultados poder ser feita de forma intersubjetiva. 
- Os contadores brasileiros passam por profundas transformações profissionais e comportamentais para serem inseridos no mercado internacional de Contabilidade. Somente nesse aspecto, para os profissionais da Contabilidade haverá uma evolução profissional, uma vez que a norma padroniza o modo de como o contador de qualquer parte do mundo irá proceder para que o processo contábil seja de fácil compreensão para os profissionais da contabilidade e para os usuários da contabilidade. Descreva a luz dos estudos na disciplina Teoria da Contabilidade as mudanças legais introduzidas na LSA, principalmente aquelas que mais impactam as novas Demonstrações Contábeis. 
R.: Uma das principais alterações da LSA é a forma de cálculo do patrimônio das companhias. As 
empresas de capital aberto ainda terão de expor a divisão das riquezas produzidas por elas. Os balanços terão de incluir os bens intangíveis, como marca e localização de um imóvel. Os ativos das companhias serão contabilizados não mais pelo valor pago na época da aquisição, mas pelo preço de mercado.
- O que devemos destacar como muito importante no Postulado da Entidade?
R.: A segregação entre o que pertence a empresa e o que deve ser alocado aos sócios ou proprietários da mesma.
- Considerando a teoria da propriedade como deveríamos apresentar as exigibilidades (passivo) no balanço das empresas? 
R.: As exigibilidades totais deveriam ser apresentadas subtrativamente dos ativos totais e do lado direito apenas os itens que representam a propriedade.
- Qual o objetivo do Comitê de Pronunciamentos Contábeis? 
R.: O estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.
- O conhecimento cientifico se diferencia-se dos demais, não pelo seu objeto ao estudo, mas pela forma como éobtido. A pesquisa científica é voltada, fundamentalmente, para o estabelecimento de teorias. Descreva as razõescontidas nessas pesquisas para se considerar a contabilidade como ciência.
R.: Atribui-se a Contabilidade a dignidade científica, portanto, porque possui: Um objeto próprio e que é o patrimônio da empresa, finalidade própria e que é o aspecto de observação específico; O da eficácia como satisfação da necessidade empresarial; Método próprio de observação e condução do raciocínio para o desenvolvimento e pesquisa, como fonte de conhecimento do comportamento da riqueza empresarial.
- Qual é o objetivo da Demonstração do Valor Adicionado (DVA)? 
R.: Registrar o valor da riqueza gerada pela companhia e a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros,bem como a parcela da riqueza não distribuída.
- A teoria contábil pode ser encarada sob várias abordagens (ênfases) . É impossível que possamos utilizar apenas uma delas para definir todo o modelo contábil. Cite as principais abordagens: 
R.: Abordagem Sistêmica, Abordagem Macroeconômica, Abordagem Ética, Abordagem Comportamental e Abordagem Sociológica.

Outros materiais