Buscar

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação de impactos ambientais
Identificação, Mapeamento e Monitoramento do Impacto em Organizações Híbridas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANIAMENTO BÁSICO
Fichamento de Estudo de Caso
DIOGO MUNIZ DA CRUZ
Trabalho da disciplina: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Tutor: Prof. Ricardo Finotti Leite
RIO DE JANEIRO
2018
REFERÊNCIA: HOLD, Diane; LITTLEWOOD, David Identificação, Mapeamento e Monitoramento do Impacto em Organizações Híbridas EUA: University of California Berkeley, 2015.
O texto aborda uma metodologia direta para organizações híbridas e semelhantes, para identificar, mapear e monitorar qualitativamente os impactos sociais, ambientais e econômicos em diferentes aspectos de suas atividades, construindo indicadores contextualmente relevantes.
As organizações híbridas são identificadas tipicamente por duas características principais. A primeira é que elas existem na interface entre modelos de negócio com fins lucrativos e sem fins lucrativos. A segunda é que elas adotam um objetivo social ambiental, priorizando esse objetivo em detrimento do retorno financeiro. Tais organizações movem-se além da atividade tradicional da responsabilidade social corporativa (CSR), com duas características agindo como pilares fundamentais no modelo de negócio que elas criam e no tipo de impacto que almejam. As organizações híbridas existem em todos os setores, podendo ser de qualquer tamanho (em geral tendem a ser micro ou de pequena a média) e situadas em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. O que pode variar em relação às organizações híbridas diferentes são as forças institucionais que as moldam e a natureza do valor que elas procuram para criar. As organizações híbridas buscam o impacto, e a sua variabilidade conduz aos grandes desafios para capturar esse impacto.
As empresas sem fins lucrativos mais tradicionais estão interagindo cada vez mais com as organizações híbridas. Quando essas interações ocorrem, é importante saber compreender e relatar os impactos criados ou desgastados. Um lugar onde tais interações podem ocorrer é na cadeia de suprimentos, quando uma empresa tradicional adquire produtos de uma organização híbrida e particularmente quando incorpora a responsabilidade corporativa no desenvolvimento sustentável.
O termo Organização Híbrida ganhou recentemente a atenção internacional como um termo mais do que Empresa Social, refletindo a heterogeneidade de formas legais, missões e contextos diversos. A crescente proliferação de modelos de empresa social “lucrativa”, particularmente na África, levou a discussões acaloradas sobre a definição, quando “puristas” sugeriram que nenhuma empresa social deve obter lucros, apenas operar puramente sem fins lucrativos. Como exemplo dessa diversidade, exige-se que uma organização se cadastre como uma organização não governamental internacional (ONG), porque a empresa utiliza o nome do pais sede. Na realidade, elas possuem características de ONG, empresa com fins lucrativos e associação comunitária, ou seja, essencialmente elas são híbridas. É essa diversidade que sugere que um processo de mapeamento de impacto, através de uma análise indutiva de nossos casos, resulta em uma contribuição que pode amplamente aplicada. 
As pesquisas sugerem que as Organizações híbridas podem ter nascido dessa forma ou se transformado em híbrida com o tempo. A empresa Khayelitsha Cookies (KCC), baseada na África do Sul, começou como um negócio que empregasse mulheres das comunidades locais, em virtude do desemprego elevado e dos problemas sociais relacionados. A KCC descreve-se como “criando oportunidade a cada mordida”, com uma missão dupla de produzir os melhores biscoitos da África do Sul e de melhorar as vidas de suas empregadas. Em geral, essas mulheres têm poucas habilidades e instrução limitada e, para muitas, esse trabalho representa a primeira chance em um emprego formal. Os empregados recebem um salário e possuem participação acionária de 30% no negócio, com os dividendos enviados para um fundo de fideicomisso para as despesas. Alternativamente, as organizações híbridas que historicamente teriam existido como organizações de caridade estão evoluindo agora para um modelo híbrido, enquanto migram para a autossuficiência econômica. Um exemplo é a organização híbrida Learn to Earn (ensinando a ganhar), na África do Sul, que é um centro de desenvolvimento e treinamento que iniciou como um centro de treinamento da instituição religiosa Igreja Batista. O foco dela agora é em fornecer o impacto econômico e social para os marginalizados, especialmente a juventude, incluindo a facilitação para oportunidades de emprego com os parceiros do setor corporativo sul-africano.
O modelo Hy-Map oferece um mecanismo capaz de gerar uma visão holística de uma organização híbrida e seus impactos potenciais em várias partes interessadas. Enquanto o modelo oferece aos usuários uma maneira de identificar uma escala de impactos, as organizações híbridas podem desenvolver seus próprios mapas de impacto a partir do diálogo com suas partes interessadas mais relevantes. Independentemente de sua imensa variabilidade em estrutura, missão, local e governança, todas as nossas organizações híbridas compartilham elementos comuns que podem ser mapeados e que definem o tamanho e a natureza de sua hibridação, Isso está incluído na estrutura de análise Hy-Map. Essa estrutura também permite o equilíbrio entre investimentos sem fins lucrativos e distribuições com fins lucrativos a serem visualizados com a consideração do equilíbrio entre as dimensões sociais e ambientais da missão de uma organização. Figura abaixo, ilustra o modelo Hy-map:
No mundo todo, as organizações híbridas serão criadas para preencher os diversos espaços existentes e para responder a questões sociais ou ambientais de relevância específica para uma nação ou uma região. Sua hibridação e o equilíbrio de sua missão entre a criação de valor social e ambiental, ao custo da produção ou da distribuição do capital financeiro, serão alinhados aos contextos legais, políticos e econômicos que surgirem. Capturar essa imensa variabilidade e poder comparar as organizações híbridas em vários contextos são, portanto, um desafio inacreditável. Para lidar com esse desafio, nosso processo Hy-Map oferece ideias para vários profissionais, incluindo: 
empresas tradicionais que trabalham com organizações híbridas em suas cadeias de valor ou dando suporte através de CSR, que desejam compreender os impactos que elas venham a ter; 
organizações híbridas que procuram provar seus impactos; 
investidores de impacto procurando financiar empresa com um impacto de desenvolvimento sustentável forte; 
partes interessadas, como comunidades, que podem avaliar os impactos potenciais decorrentes das iniciativas de desenvolvimento conduzidas pela empresa.
Biblioteca On Line Universidade Estácio de Sá

Outros materiais