Buscar

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PROTAGEM DE UMA SMART VILLAGE ESCALÁVEL PARA CRIAR SIMULTANEAMENTE O DESENVOLVIMENTO E OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO DA EMPRESA
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANIAMENTO BÁSICO
Fichamento de Estudo de Caso
DIOGO MUNIZ DA CRUZ
Trabalho da disciplina: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Tutor: Prof. MARIA CECILIA TRANNIN
RIO DE JANEIRO
2018
REFERÊNCIA: DARWIN, Solomon; CHESBROUGH, Henry. Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente) escalável para criar simultaneamente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de crescimento da empresa. EUA: University of California Berkeley, 2017.
O conflito do texto esta baseado na preocupação do chefe de estado Chandrabadu Naidu em melhorar as condições de vida nas áreas mais rurais do estado de Andhra Pradesh, na Índia. Em 2012 por meio de um Pada Yatra, uma serie de visitas em aldeias de camponeses foi realizada por Naidu, em dois anos percorreu mais de dois mil quilômetros, esse movimento foi impulsionado pelas derrotas do partido de Naidu o Telugu Desam, nas eleições de 2004. Dessa forma obteve muitas informações importantes, a principal é que os programas governamentais ajudaram a melhorar a vida dos moradores, mas em graus variados e não na medida prevista. Naidu verificou que os moradores precisavam ser capacitados e que isso ajudaria no resultado de programas de desenvolvimento, além disso era necessário reduzir o êxodo de pessoas das aldeias rurais. Estava claro para Naidu que esses programas se concentravam em um aspecto da vida das aldeias, em vez de ter uma visão holística. 
Em gestões anteriores de Naidu houve a transformação das principais cidades de Andhra Pradesh em peças para investimentos estrangeiros, incluindo serviços de tecnologia da informação, biotecnologia e terceirização. Mas as aldeias rurais sofriam com a seca e com suicídio de agricultores endividados, com isso Naidu assumiu o compromisso de encontrar maneiras inovadoras de melhorar aldeias rurais e declarou que iria tornar seu estado em um dos três melhores até 2022 e o melhor até 2029, para isso o governo deveria ter um compromisso de desenvolvimento holístico. Inicialmente Naidu precisava construir um protótipo que desse valor tanto para as aldeias quanto para iniciativa privada, assim, elegeu a aldeia de Mori, para ser seu cartão de visitas.
Mori era uma aldeia de oito mil habitantes onde muitos trabalhavam na agricultura e na industrialização de alimentos. Havia um déficit em saneamento que acarretava na proliferação de vetores de doenças como a dengue a malária, o acesso a saúde era precário para todos os habitantes, era comum que “curandeiros” fossem a única opção para tratamento de doenças. Na educação, não era diferente, haviam poucas escolas, e o transporte era irregular. A economia era pobre, as oportunidades em industrias era cada vez menor, a agricultura enfrentava problemas com a escassez de água e o solo sofria com a carcinicultura de água salgada, que impregnava o solo com sal, reduzindo a qualidade do solo para cultivo. Nesse cenário muitos moradores migravam para zonas urbanas da Índia ou para países do Oriente Médio, o grande problema é que nesses movimentos as aldeias perdiam mão de obra qualificada. Durante anos a aldeia recebeu a chamada ajuda dos Programas de Auxilio Tradicional, Mori e outras aldeias da Índia receberam ajuda do governo por meio do programa de empregos descrito anteriormente. Outro programa de ajuda é implementado nas escolas, onde todas as crianças recebem almoços gratuitos para ajudar a incentivar o comparecimento. Embora esses programas ajudem os aldeões em curto prazo, eles não estabelecem as bases para o desenvolvimento econômico sustentável. O programa de trabalho não melhora, por exemplo, o conhecimento ou as habilidades dos aldeões. Esses resultados não são exclusivos da Índia. Os programas de auxílio tradicional muitas vezes levaram a consequências não intencionais, resultados negativos e crescimento econômico reduzido.
Naidu desenhou seu desejo de melhoria baseado em cinco pilares: pobreza (com o objetivo de criar uma sociedade sem pobreza), justiça social, bem-estar dos agricultores, emprego juvenil e governança adequada. Era grande a necessidade de projetar um programa que adotasse uma abordagem integrada para esses objetivos isso gerou 20 itens não negociáveis para o projeto de prototipagem, entre eles: a aldeia tem seu próprio plano de desenvolvimento dinâmico preparado pela comunidade participativa, os aldeões têm acesso a um desenvolvimento de habilidades e um Centro de Desenvolvimento de Empresas nas Aldeias com vínculos bancários e de mercado, a aldeia possui conectividade com telecomunicações / Internet, a aldeia tem um centro de informações funcionais, laboratório de informática e centro de "autosserviço", cada casa da aldeia tem uma conta bancária funcional, a aldeia tem um sistema funcional para resolver queixas. 
O conceito de cidade inteligente não é novo. A ideia de cidades inteligentes já está sendo implementada em lugares como Dublin, Irlanda, onde a cidade aplica análises de dados para ajudar a otimizar uma ampla gama de serviços públicos e trabalha para envolver cidadãos, líderes empresariais e estudiosos para melhorar a vida da cidade e Naidu era movido pelo mesmo sentimento, ele quer capacitar os aldeões com acesso à tecnologia inteligente e simples, informações transparentes, ferramentas digitais fáceis de usar e recursos para desenvolver habilidades empresariais e acesso direto aos mercados globais. 
O valor compartilhado é uma nova perspectiva de mercado, pode beneficiar as empresas e a sociedade sendo uma abordagem da inovação onde as empresas procuram maneiras de crescer e sustentar seus próprios negócios e criar valor societário, atendendo às necessidades e desafios da sociedade. Esse sistema tem ainda como benefício a possibilidade de ganho em escala, principalmente se comparados aos programas tradicionais de assistência popular. Para as pessoas da Andhra Pradesh se beneficiarem do protótipo criado em Mori, a escalabilidade dos benefícios sociais e financeiros pretendidos é essencial. Para o setor público, um protótipo escalável pode eventualmente aliviar a necessidade de intervenções políticas nas cidades Para o setor privado, a escalabilidade é igualmente fundamental. As receitas de qualquer aldeia são simplesmente muito baixas para justificar os custos de investir em tecnologia e outras soluções. No entanto, a oportunidade total na Índia e outros países em desenvolvimento é potencialmente grande. O design de um protótipo que pode escalar com sucesso é, portanto, crucial para a participação do setor privado, o que, por sua vez, é crucial para o sucesso do conceito de Smart Village.
Para sucesso do Programa em Mori, Naidu e sua equipe desenvolveram um processo de monitoramento e apoio do sucesso usando os indicadores para métrica do sucesso e intervindo onde era necessário. Os servidores incorporaram essas métricas em seus departamentos e tinham resultados em tempo real de fatores relacionados ao clima, aos níveis das águas subterrâneas e ao consumo de energia. Por meio de programas estaduais o governo comprometeu se com o investimento de oito bilhões de dólares americanos em cinco anos e continuaram incentivando a participação de pessoas de diversos setores, como: organizações não-governamentais, indianos não residentes e celebridades.
Biblioteca On Line Universidade Estácio de Sá

Outros materiais