Buscar

4700 associativismo e cooperativismo producao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Associativismo e cooperativismo
ramo da produção
Marcelino Colla
Acadêmicos:
Introdução
Importância do cooperativismo;
Ramo da produção;
Exemplos de cooperativismos de produção.
Importância do cooperativismo 
Ramo de Produção 
Estimula o empreendedorismo em que um grupo de profissionais com objetivos comuns na exploração de diversas atividades produtivas se reúne para produzir bens e produtos como donos do seu próprio negócio. A ênfase maior desse ramo está nos setores da agropecuária e industrial.  
Ramo de Produção 
Composto por cooperativas dedicadas à produção de um ou mais tipos de bens e mercadorias, sendo os meios de produção coletivos, por meio da pessoa jurídica (cooperativa), e não individual do cooperado. É um ramo relativamente novo, cuja denominação pertencia antes ao ramo agropecuário. 
Ramo de Produção 
Para os empregados, cuja empresa entra em falência, a cooperativa de produção geralmente é a única alternativa para manter os postos de trabalho. 
Atualmente existem cerca de 235 cooperativas de produção, que geram 3669 empregos diretos beneficiando mais de 11450 associados .
Exemplos de cooperativa de produção
Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac – COOPERCRUTAC 
COPAVI - Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda.
COOPERCRUTAC
Constituída em 08 de dezembro de 1970.
COOPERCRUTAC teve suas raízes a partir do trabalho desenvolvido pelo Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC.
A COOPERCRUTAC é de uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no município de São José de Campestre/RN e escritório em Natal. Sendo uma organização civil
COOPERCRUTAC
Tem como missão o desenvolvimento comunitário, visando à ascensão sócio-econômica dos seus cooperados, mediante a educação voltada para o sistema cooperativista.
Desde sua criação, em 1970, a Cooperativa vem atuando junto a comunidades carentes, com um trabalho de incentivo á atividade artesanal, em especial na qualificação de artesãos
COOPERCRUTAC
Diante da nova realidade sobre as questões do desemprego, têm concentrado o foco das suas ações em projetos de qualificação profissional para trabalhadores/as menos favorecidos
COPAVI - Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda.
A COPAVI - Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda., do assentamento Santa Maria em  Paranacity-PR, reúne 24 famílias organizadas de forma coletiva, que trabalham na produção agroecológica, beneficiamento e comercialização dos seguintes produtos:
Açúcar mascavo, 
Melado,
 Cachaça,
 Queijo,
 Iogurte, 
Doce de leite e
 Verduras.
Comercialização
A comercialização de seus produtos é feita em diversos canais: comercialização direta de porta-em-porta, venda em pontos comerciais de Paranacity e Cruzeiro do Sul, nas Lojas da Reforma Agrária, (ligadas ao MST), e até mesmo a exportação através do comércio justo.
Conclusão
Cooperar é, então, mais do que organizar cooperativas. É, sobretudo, um valor que se transforma em importante recurso para superar as dificuldades decorrentes da insuficiência de políticas públicas, especialmente agrária e agrícola, que possibilitem ao trabalhador rural produzir e reproduzir-se no campo.
REFERÊNCIAS
Copavi. Disponível em: http://antonio-ozai.blogspot.com.br/2008/11/cooperativa-de-produo-agropecuria.html. Acessado em 02/04/12. 
Importância do cooperativismo como ferramenta de transformação da sociedade. Disponívelem:http://www.bcb.gov.br/pre/microFinancas/arquivos/horarioarquivos/apres_50.pdf.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais