Buscar

Prova

Prévia do material em texto

- Conceitue planta daninha.R: planta que vegeta em local ou época indesejável. São chamadas de plantas daninhas, erva daninha, mato ou inços.
- Escreva sobre os benefícios das plantas daninhas.
R:. Protegem o solo da erosão, Adicionam MO ao solo, São apícolas, Medicinais, Potencial de plantas úteis, Abrigo para inimigos naturais de pragas e doenças, Ornamentais.
- As plantas daninhas possuem algumas características morfológicas e fisiológicas que lhe conferem maior ou menor sensibilidade ao seu controle, indique quais são e como elas interferem na sensibilidade de controle.
R: as característica morfológicas como habito de crescimento, se são monocotiledôneas ou dicotiledôneas, presença de cutícula espessa ou menos espeça, a pilosidade as características fisiológicas; idade da planta, estado nutricional, vigor, quanto menos nutrida a planta mais sensível é, presença de algumas substancias que podem interferir na ação do herbicida.
- Descreva os métodos de controle das plantas daninhas.
R: Prevenção: consiste em impedir ou evitar a infestação de plantas invasoras em áreas agrícolas ou pastagens nativas; Erradicação: consiste no extermínio total da planta invasora de determinada área. É um controle radical. É aplicado em pequenas áreas, como em sementeiras e viveiros. Pode ser feito por processos físicos (calor) ou químicos (brometo de metila); Proteção ou controle: significa limitar o grau de infestação nas áreas agrícolas de forma que não cause dano econômico de modo qualitativo ou quantitativo; Controle cultural: consiste em utilizar as características ecológicas da cultura e das plantas invasoras de modo que a cultura leve vantagem competitiva com a invasora. Deve ser sistemático e integrado; Controle físico: irrigação: método eficaz para o combate das plantas de sequeiro – mata por asfixia, pois não possuem aerênquima; drenagem: é eficaz, no entanto se restringe as espécies aquáticas; fogo ou queima: é um método não seletivo indicado quando a invasora é tão densa que outro; roçadas: a eficiência depende do número de vezes e época em que é realizada; cobertura vegetal morta: diminui a incidência de luz e a variação da temperatura do solo; Controle mecânico: fica limitado à áreas pequenas ou como complemento de outro método (lavoura para produção de sementes); Controle químico: consiste na utilização de substâncias químicas sintéticas que tem a finalidade de inibir ou matar as plantas, não causando danos nas culturas além do ponto de recuperação das mesmas. 
- Dentre os métodos de controle de plantas daninhas há o método químico, que faz uso de herbicidas. O que são herbicidas e quais as suas principais propriedades?
R: São agentes biológicos ou substancias químicas capazes de matar ou suprimir o crescimento de espéciesespecificas. Suas principais Propriedades são: solubilidade e propriedades ácidas.
- Qual a classificação dos herbicidas, descreva-os.
- quanto a sua seletividade : seletivos e não seletivos
- quanto a sua época de aplicação: herbicidas: pré-plantio, pré-emergente, pré-plantio incorporado, emergente e pós emergente
- quanto ao seu grupo químico: onde atuam se são de contato ou sistemicos
- Descreva os fatores que afetam a eficiência de um herbicida.
Volatilidade, solubilidade em água; dose do produto – teor de argila, MO; espécie da planta – cultura x invasora; tamanho da semente - > tamanho, > reserva; estrutura da planta – planas ou eritófilas; idade da planta – mais jovens, mais sensíveis; taxa de crescimento – planta que cresce rápido é mais sensível; aplicação apropriada – tipo de bico, regulagem, altura da barra, pressão, bom equipamento, incorporação adequada; fatores climáticos – chuva, temperatura, vento, URar; incompatibilidade com outros insumos – herbicidas x inseticidas.
- O que são herbicidas seletivos e não seletivos? R: seletivos – são aqueles que não causam danos na cultura além do ponto de regeneração da mesma. Pode ocorrer fitotoxidade, mas é reversível. 
Não seletivos ou de ação total – são aqueles que não causam seletividade, controla todas as culturas.
- Descreva as possíveis causas da fitotoxidade.
 Dose aplicada; Sensibilidade cultural – ocorre resposta diferente entre cultivares da mesma espécie; Sensibilidade por fator de crescimento – estádio em que o produto é aplicado; Resíduos anteriores; Lixiviação - herbicidas pré-emergentes – solubilidade em água; Arrastamento pelo vento; Aplicação dirigida defeituosa; Incompatibilidade com outros insumos; Contaminação do equipamento com outros produtos;
- De acordo com os seminários apresentados em aula, indique quais as plantas invasoras mais importantes das culturas apresentadas pelo seu grupo e como elas podem ser eliminadas.
- Qual seria a sua recomendação como técnico para um controle eficiente de plantas daninhas.
R: Rotação de cultura, controle antecipado a implantação da cultura, com produto indicado na dose indicada para tal.

Outros materiais