Buscar

Provas digitadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

- Conceitue planta daninha.R: planta que vegeta em local ou época indesejável. São chamadas de plantas daninhas, erva daninha, mato ou inços.
- Escreva sobre os benefícios das plantas daninhas.
R:. Protegem o solo da erosão, Adicionam MO ao solo, São apícolas, Medicinais, Potencial de plantas úteis, Abrigo para inimigos naturais de pragas e doenças, Ornamentais.
- As plantas daninhas possuem algumas características morfológicas e fisiológicas que lhe conferem maior ou menor sensibilidade ao seu controle, indique quais são e como elas interferem na sensibilidade de controle.
R: as característica morfológicas como habito de crescimento, se são monocotiledôneas ou dicotiledôneas, presença de cutícula espessa ou menos espeça, a pilosidade as características fisiológicas; idade da planta, estado nutricional, vigor, quanto menos nutrida a planta mais sensível é, presença de algumas substancias que podem interferir na ação do herbicida.
- Descreva os métodos de controle das plantas daninhas.
R: Prevenção: consiste em impedir ou evitar a infestação de plantas invasoras em áreas agrícolas ou pastagens nativas; Erradicação: consiste no extermínio total da planta invasora de determinada área. É um controle radical. É aplicado em pequenas áreas, como em sementeiras e viveiros. Pode ser feito por processos físicos (calor) ou químicos (brometo de metila); Proteção ou controle: significa limitar o grau de infestação nas áreas agrícolas de forma que não cause dano econômico de modo qualitativo ou quantitativo; Controle cultural: consiste em utilizar as características ecológicas da cultura e das plantas invasoras de modo que a cultura leve vantagem competitiva com a invasora. Deve ser sistemático e integrado; Controle físico: irrigação: método eficaz para o combate das plantas de sequeiro – mata por asfixia, pois não possuem aerênquima; drenagem: é eficaz, no entanto se restringe as espécies aquáticas; fogo ou queima: é um método não seletivo indicado quando a invasora é tão densa que outro; roçadas: a eficiência depende do número de vezes e época em que é realizada; cobertura vegetal morta: diminui a incidência de luz e a variação da temperatura do solo; Controle mecânico: fica limitado à áreas pequenas ou como complemento de outro método (lavoura para produção de sementes); Controle químico: consiste na utilização de substâncias químicas sintéticas que tem a finalidade de inibir ou matar as plantas, não causando danos nas culturas além do ponto de recuperação das mesmas. 
- Dentre os métodos de controle de plantas daninhas há o método químico, que faz uso de herbicidas. O que são herbicidas e quais as suas principais propriedades?
R: São agentes biológicos ou substancias químicas capazes de matar ou suprimir o crescimento de espéciesespecificas. Suas principais Propriedades são: solubilidade e propriedades ácidas.
- Qual a classificação dos herbicidas, descreva-os.
- quanto a sua seletividade : seletivos e não seletivos
- quanto a sua época de aplicação: herbicidas: pré-plantio, pré-emergente, pré-plantio incorporado, emergente e pós emergente
- quanto ao seu grupo químico: onde atuam se são de contato ou sistemicos
- Descreva os fatores que afetam a eficiência de um herbicida.
Volatilidade, solubilidade em água; dose do produto – teor de argila, MO; espécie da planta – cultura x invasora; tamanho da semente - > tamanho, > reserva; estrutura da planta – planas ou eritófilas; idade da planta – mais jovens, mais sensíveis; taxa de crescimento – planta que cresce rápido é mais sensível; aplicação apropriada – tipo de bico, regulagem, altura da barra, pressão, bom equipamento, incorporação adequada; fatores climáticos – chuva, temperatura, vento, URar; incompatibilidade com outros insumos – herbicidas x inseticidas.
- O que são herbicidas seletivos e não seletivos? R: seletivos – são aqueles que não causam danos na cultura além do ponto de regeneração da mesma. Pode ocorrer fitotoxidade, mas é reversível. 
Não seletivos ou de ação total – são aqueles que não causam seletividade, controla todas as culturas.
- Descreva as possíveis causas da fitotoxidade.
 Dose aplicada; Sensibilidade cultural – ocorre resposta diferente entre cultivares da mesma espécie; Sensibilidade por fator de crescimento – estádio em que o produto é aplicado; Resíduos anteriores; Lixiviação - herbicidas pré-emergentes – solubilidade em água; Arrastamento pelo vento; Aplicação dirigida defeituosa; Incompatibilidade com outros insumos; Contaminação do equipamento com outros produtos;
- De acordo com os seminários apresentados em aula, indique quais as plantas invasoras mais importantes das culturas apresentadas pelo seu grupo e como elas podem ser eliminadas.
- Qual seria a sua recomendação como técnico para um controle eficiente de plantas daninhas.
R: Rotação de cultura, controle antecipado a implantação da cultura, com produto indicado na dose indicada para tal.
1. Os herbicidas são agentes biológicos ou químicos capazes de matar ou suprimir o crescimento de espécies específicas. Um herbicida aplicado as folhas de plantas daninhas deve:
( v ) ser retido pela folhagem
( v) penetrar/ultrapassar a cutícula
( v) mover-se nos espaços com água ao redor da célula
( v) entrar na célula, passando através da membrana celular
( f) atingir o local de ação, geralmente uma enzima
( v) ligar-se à enzima-alvo e inibi-la
( f) nem uma das respostas anteriores.
2. Quais são as características de um herbicida para que ele possa ser considerado seletivo. Explique e dê exemplos.
Afetar o local de ação da planta daninha, mas não na cultura ser metabolizado ou degradado pela cultura e não pela planta daninha atingir somente a planta alvo.
Ex: o glyphosate e o paraquat, não são seletivos, afetando todas as plantas naturais ou não trangenicas, já o metsulfuron-methyl é celetivo para cereais controlando muitas espécies de dicotiledôneas.
3. O que é um “sitio de ação”?
Os herbicidas possuem locais específicos para agir denominados sítios de ação.
 
4. Cite as principais características dos herbicidas aplicados ao solo?
Possuem atividades e níveis de residual variáveis; Podem requerer incorporação para reduzir a volatilização e a fotodecomposição; São decompostos por microorganismos do solo; Condições de alta umidade e temperatura favorecem a sua decomposição; 
5. Quais são os processos que afetam a persistência dos herbicidas aplicados ao solo? Cite-os e comente.
A quantidade de herbicida necessária para matar as plantas daninhas é apenas uma pequena parte do total aplicado. Existem sete processos diferentes que afetam a eficácia do herbicida no solo sendo eles:
Decomposição química: Após a aplicação no solo, podem alterar e decompor pares das moléculas, podem ocorrer varias reações, expondo moléculas a um ambiente capaz de alterála quimicamente; decomposição microbiana: a ação dos microrganismos sobre moléculas de herbicida, pode eliminar seu efeito residual, sobrevivem através de compostos orgânicos; lixiviação: movimento do herbicida tanto ascendente como descendente, ajuntamente com a agua. , adsorção: onde as moléculas de herbicidas se ligam aos coloides do solo. foto decomposição: decomposição da molécula pela luz, provoca rompimento de ligações químicas., volatilização: processo de perda p/ atmosferana forma de gás. e remoção pelas plantas.
6. Em relação à fisiologia da planta daninha o melhor controle de espécies anuais é obtido em estádios iniciais de desenvolvimento tanto para herbicidas aplicados ao solo quanto para os pós-emergentes. Discorra sobre a afirmação acima.
No caso de herbicidas aplicados no solo, uma plântula pode absorver quantidade suficiente de herbicida para ser controlada, já quando a planta esta grande necessita de uma quantidade maior de herbicida pelo seu desenvolvimento de raiz e parte aereaestando com seu mecanismo de defesa bem desenvolvido.E no caso de herbicidas aplicados em pós emrgencia é melhor aplicar quando as plantasforem jovens pois possuem menor área foliar e apresentam as folhas em pleno crescimento sem a camada protetora (cutícula) bem desenvolvida.
7. Os herbicidas inibidores de polimerização da tubulina pertencem ao grupo químico das Dinitroanilinas_ ,afetam_ ___mais as raízes que a parte aerea_____,provocam a formação de raízes engrossadas e atrofiadas______.
8. Vários herbicidas agem na síntese de aminoácidos entrentanto cada grupo inibe uma enzima diferente. Quais são os grupos que agem na inibição da síntese de aminoácidos?
ALS (acetolactato sintase), EPSPS () e GS (glutamina sintase)
9.Comente sobre a absorção e translocação dos Inibidores de ALS, EPSPS e ACCase. 
ALS: pode ser absorvido tanto via foliar como pode ser absorvido do solo sendo translocado tanto via floema como via xilema.
EPSPS: é absorvido pela parte aerea ou seja tecidos vivos se movimentando através de camadas de lipídios.
ACCase: penetram na cutícula a mobilidade no floema é suficiente para proporcionar o controle de espécies gramíneas perenes.
1-Caracterize os herbicidas do FSI e FSII e de exemplos .
Inibidores do FSI : utilizados para controle total de vegetação com ação rápida e de controle não seletivo causam rápida dessecação das plantas são absorvidas de forma irreversível pelos coloides do solo sem mobilidade no solo apresentam somente mobilidade foliar (pós-emergentes).paraquat
Inibidores do FSII:possuem grande espectro de ação são seletivos, podem lixiviar e atingir aguas subterrâneas possuem variabilidade nas propriedades físico-quimico entre moléculas pertencem a diversos grupos químicos .atrazina
O que e resistência ao herbicida e quais são os aspectos que devem ser completados para um biótipo de planta daninha ser considerado resistente a um herbicida .
E definida como capacidade adquirida e herdavel de biótipos de plantas daninhas em sobreviver a doses herbicidas que em condições normais controlam os demais componentes da população. São três biotiposde planta daninha se tornar resistentes a um herbicida. – a espécie normalmente e sensível ao herbicida –os biótipos resistentes sobrevivem a dose letal aos demais componentes da população.- A capacidade de sobreviver ao tratamento herbicida e transferida geneticamente ou seja as sementes produzidas pelas plantas resistentes originam outros igualmente resistentes .
Defina oque é resistência: resistência e definida como capacidade adquirida e herdavel de biótipos de plantas daninhas em sobrevivem em doses herbicidas que em condições normais controlam os demais componentes da população os três aspectos de resistência de um herbicida são as espécies normalmente sensíveis ao herbicida ,os biótipos resistentes sobrevivem em dose letal aos demais componentes da população a capacidade de sobreviver ao tratamento de herbicida e transferida geneticamente por sementes produzidas por plantas originaram a resistência. A buva hoje podemos ver uma planta resistente ao paraquat .
 Resistencia múltipla e resistência cruzada ? A resistência cruzada ocorre quando biótipos de plantas daninhas são resistentes a dois ou mais herbicidas de um mesmo mecanismo de ação, devido a um só mecanismo de resistência. A resistência múltipla ocorre quando um biótipo possui dois ou mais mecanismos de resistência distintos que conferem o comportamento resistente a um ou vários herbicidas com diferentes mecanismos de ação.

Outros materiais