Buscar

PSICOMOTRICIDADE IV (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: GILDO JORGE GALVAO DA SILVA
	Matrícula: 201702283641
	Disciplina: SDE0539 - PSICOMOTRICIDADE 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		Segundo Jean Le Boulch, a educação psicomotora visa: I Compreender a criança em sua evolução psicomotora. II Assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a expandir-se. III Ensinar um repertório de conhecimentos indispensáveis para a vida adulta. IV Tomar como base experiências psíquicas no desenvolvimento neuropsicomotor.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas
	
	
	Apenas I e II estão corretas;
	
	
	Estão corretas I, II, III
	
	
	Todas as opções estão corretas
	
	
	As alternativas III e IV estão corretas
	
	
		2.
		Sobre os conceitos de Psicomotricidade discutidos em sala, julgue as afirmativas Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
		Quest.: 2
	
	
	
	        
	A educação psicomotora tem o objetivo de ensinar à criança comportamentos motores., possibilitando o desenvolvimento integral de suas habilidades motoras, cognitivas e afetivas.
	
	      
	O corpo é entendido como instrumento que possibilita ao indivíduo, por meio da motricidade, das percepções e sensações, o desempenho das suas atividades e sua relação com o mundo.
	
	      
	Psicomotricidade é uma ciência exclusiva da Fisioterapia, que tem como objeto de estudo o homem de maneira estática em relação ao seu mundo interno e externo e possibilita o avanço no desempenho escolar, além de melhor o desenvolvimento psicomotor e o amadurecimento psicoafetivo dos alunos.
	
	      
	O Desenvolvimento neuropsicomotor inclui o crescimento e a maturação, mas não se restringe a um caráter orgânico. Ele engloba o processo das aquisições psicomotoras, cognitivas e de linguagem e está atrelado à estruturação psíquica da criança, a partir da sua inserção em um mundo simbólico.
	
	      
	Psicomotricidade é uma concepção de movimento desorganizado e integrado em função das experiências vividas pelo sujeito, cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
	
	
		3.
		Em suas investigações neuropsicológicas, o neurocientista Luria demonstrou que o cérebro está organizado em três unidades funcionais que possibilitam qualquer tipo de atividade mental. É incorreto afirmar que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Por suas especificidades corticais, cada unidade funcional atua isoladamente em casos de funções corticais complexas.
	
	
	A terceira unidade é responsável pela programação, regulação e verificação da atividade consciente do homem.
	
	
	As três unidades funcionais estudam a relação entre o cérebro e o comportamento, inclusive o comportamento psicomotor.
	
	
	A primeira unidade funcional não tem relação direta com a formação de intenções de comportamentos complexos.
	
	
	A segunda unidade processa e armazena as informações provenientes do mundo exterior.
	
	
		4.
		A fisioterapeuta de uma equipe de reabilitação fez o atendimento de um lactente de oito meses de idade, nascido a termo. Ela observou que o seu paciente não apresenta sorriso social nem faz contato visual com o examinador, mas olha para os objetos do meio ambiente. Não solicita colo e prefere ser deixado só no berço. Não balbucia. Adquiriu o controle de cabeça com seis meses de idade. Quando colocado sentado, não consegue permanecer nessa postura com o tronco ereto, necessitando de ajuda. O exame dos nervos cranianos é normal, não há presença de reflexos primitivos, os reflexos profundos estão normais e o tônus muscular é discretamente diminuído. O exame oftalmológico foi normal. A causa primária provável deste quadro funcional é:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	linguagem.
	
	
	motora.
	
	
	auditiva.
	
	
	psico-cognitiva
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
		5.
		Em relação a psicomotricidade podemos marque a única alternativa CORRETA.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O psicomotricista é o profissional que trabalha unicamente com indivíduos que apresenta uma patologia do continente psíquico, dos distúrbios da representação de si cuja sintomatologia pode ser apresentado no somático e ou no psíquico.
	
	
	A psicomotricidade estuda o indivíduo no processo de maturação do sistema nervoso onde o corpo é visto como uma reposta estática em relação ao seu desenvolvimento físico e psíquico.
	
	
	A psicomotricidade trabalha o corpo em uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
	
	
	A psicomotricidade atualmente apresenta já uma formação de classe profissional com todas as suas legislações estabelecidas proporcionando um melhor desenvolvimento para o trabalho psicomotor seja na criança, adulto ou idoso.
	
	
	Apresenta como reeducação psicomotora o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a melhor integração individual e social.

Outros materiais