Buscar

2ª AULA-Tipos de trabalhos acadêmicos-METODOLOGIA(1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 PRINCIPAIS TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS
Elaborada pela prof.ª. Martha Almeida
Prof.ª. aplicadora: Ziza Saygli
*
Resenha crítica: Para Andrade(1995,p.61):
“Tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras obras do mesmo gênero.”
A resenha pode ser informativa ou crítica.
*
I – Resenha descritiva:
Estrutura da resenha descritiva:
nome do autor;
título e subtítulo da obra;
se tradução, nome do tradutor;
nome da editora;
lugar e data da publicação da obra;
número de páginas e volume;
*
descrição sumária de partes, capítulos, índices;
resumo da obra, salientando objeto, objetivo, gênero (poesia, prosa, dramaturgia, ensaio literário, político);
métodos utilizados;
ponto de vista que defende.
*
II – Resenha crítica:
Na resenha crítica, além dos elementos descritivos e narrativos, há os dissertativos, a defesa de um ponto de vista, a apresentação de argumentos, provas.
*
 Artigo científico: é um escrito que trata de determinado assunto, destinado a uma publicação, geralmente periódica. 
 Tipos de artigos:
 Artigo original
 O autor (pesquisador) pretende responder uma pergunta (problema). Para isso, ele parte da pesquisa bibliográfica para a de campo.
 Artigo de revisão 
 É uma produção que resume, analisa e discute informações já publicadas. O autor delimita um assunto amplo e procura dialogar com alguns autores tidos como referências teóricas. Nesse diálogo, a voz do pesquisador aparece apresentando, confirmando, refutando, sintetizando o que os outros disseram.
*
Comunicação científica: texto que transmite informações, ideias, fatos e opiniões do pesquisador em eventos como congressos, seminários, simpósios, jornadas, semanas, painéis etc. 
Dissertação: documento que descreve um trabalho de pesquisa que demonstre sólidos conhecimentos sobre a área de estudos a que se dedica. Geralmente, é defendida perante uma comissão avaliadora, a fim de se obter o título de Mestre. 
*
 Ensaio: contribuição que trata determinada faceta de um estudo com menor profundidade do que, por exemplo, um artigo. 
Estudo de caso: estratégia de pesquisa através da qual o pesquisador se concentra sobre um caso, geralmente escolhido por seu caráter considerado típico, a fim de investigá-lo com profundidade. 
 Fichamento: constitui uma das formas de arquivo conciso de informações adquiridas pelo estudante e/ou pesquisador, podendo ser originadas de diversas fontes. 
*
Modelo de fichamento de citações Conforme a ABNT (2002a), a transcrição textual é chamada de citação direta, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.
 
*
 Informe científico: documento que descreve um assunto científico a ser divulgado ao público. Também chamado de comunicação científica. 
 Investigação científica: texto que descreve a metodologia usada e os pormenores científicos resultantes de uma pesquisa sobre determinado assunto. 
 Monografia: texto que descreve um estudo minucioso de um tema restrito. Solicitado como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação ou de Pós-Graduação Lato Sensu. 
*
Pré-projeto de pesquisa: documento que representa a fase inicial de um trabalho científico. Registra as primeiras decisões do pesquisador. 
 Projeto de pesquisa: texto que identifica a fase construtiva do trabalho científico e visa à descrição do caminho que será percorrido pelo pesquisador. 
Relatório técnico-científico: documento que relata um fato que pode ser: o resultado ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e o seu respectivo processo; a realização de uma visita técnica, uma viagem, uma rotina de trabalho; o desenvolvimento de um estágio supervisionado etc. 
*
Referencial teórico: documento que apresenta os estudos sobre o tema, ou problema, já realizado por outros autores.
Revisão de literatura: estudo que apresenta vários autores confrontando um determinado assunto, para que o pesquisador possa identificar e criar seu conceito a partir de fundamentação teórica do assunto.
*
Tese: documento que descreve um trabalho original de pesquisa que demonstre avanço na área de estudo a que se dedica. Geralmente é defendido perante uma comissão para obtenção do título de Doutor. 
Trabalho acadêmico: documento que, apoiado em bibliografia específica, descreve e analisa determinado assunto, ou desenvolve um estudo. Todos os trabalhos anteriormente citados são considerados trabalhos acadêmicos. Cabe ao professor especificar a sua proposta.
*
ANDRADE, Maria Margarida. De. Como preparar trabalhos para cursos de pós- graduação: noções práticas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Informação e documentação: referências e elaboração. NBR 6023, agosto/2002.
FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7.ed.. Belo Horizonte: UFMG, 
2005.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Lendo.org. Como fazer uma resenha. Disponível em: < http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha>. Acesso em 06 ago. de 2011.
MEDEIROS, João Bosco de. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11.ed.São Paulo: Atlas, 2009.
VIEIRA, Keila. Resenha crítica do filme “A grande família”. Disponível em: <http://www.cranik.com/critica_agrandefamilia.html>. Acesso em: 06 ago. de 2011.  
Referências
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes