Buscar

Cerebelo: Funções e Anatomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
CEREBELO
NEUROANATOMOFISIOLOGIA
PSICOLOGIA 
PROF. PATRÍCIA COELHO
2012
 
*
*
A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro." 
Por muito tempo o cerebelo foi considerado a área silenciosa do cérebro, principalmente por que a estimulação elétrica desta área não provoca qualquer sensação consciente e raramente causa algum movimento motor, porém quando o cerebelo é retirado todos os movimentos se tornam muito anormais.
*
O cerebelo é particularmente vital para movimentos musculares rápidos como datilografar, correr, tocar piano e até mesmo falar. 
A perda do cerebelo pode causar incoordenação quase total destas atividades.
O cerebelo ajuda a colocar em seqüência as atividades motoras, monitorando ao mesmo tempo e fazendo ajustes corretivos nos movimentos à medida que estão sendo executados para que sejam executados corretamente.
*
Continuamente o cerebelo recebe informações atualizadas sobre a seqüência desejada das contrações musculares das áreas do controle motor do cérebro recebendo também informações da periferia. 
*
Macroscopia
A substância cinzenta é externa formando o CÓRTEX CEREBELAR.
A substância branca é interna formando o CORPO MEDULAR DO CEREBELO.
No centro da substância branca estão localizados os 4 pares de núcleos do cerebelo : fastigial, globoso, emboliforme, denteado. 
*
*
Pertence ao sistema nervoso supra-segmentar e deriva do metencéfalo;
Localiza-se dorsalmente ao bulbo e à ponte e contribui na formação do tecto do IV ventrículo;
Separa-se do lobo occipital pela tenda do cerebelo e conecta-se ao tronco encefálico pelos pedúnculos cerebelares;
*
ASPECTOS ANATÔMICOS:
ESTRUTURAS E CARACTERÍSTICAS
Vérmis cerebelar = estrutura ímpar e mediana  liga os hemisférios cerebelares;
Superfície do cerebelo = apresenta sulcos transversais que delimitam as folhas do cerebelo (lâminas finas) e as fissuras do cerebelo (sulcos + profundos) delimitam os lóbulos;
*
Divisão anatômica
O cerebelo divide-se em vérmis e hemisférios. 
*
Divisões 
Dividido em 3 lobos: anterior (= paleocerebelo), posterior (= neocerebelo) e floculonodular (= arquecerebelo);
Os lobos são divididos através de fissuras em lóbulos que são:
 Lobo anterior = lóbulos da língula, central e cúlmem;
Lobo posterior = lóbulos declive, folium, tuber, pirâmide e úvula;
 Lobo floculonodular = lóbulo nodular
*
*
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 
*
LÓBULOS E FISSURAS
Corte sagital do vérmis apresenta a seguinte sequência de lóbulos e fissuras:
Língula
Fissura pré-central
Cúlmen
Fissura prima
Declive
Fissura pós-clival
*
Folium
Fissura horizontal
Tuber
Fissura pré-piramidal
Pirâmide 
Fissura pós-piramidal
Úvula
Fissura póstero-lateral
Nódulo 
*
*
*
DIVISÃO ONTOGENÉTICA E FILOGENÉTICA PAREI AQUI!
Tentativa de agrupar os lóbulos em áreas maiores  valor funcional + evidente.
Arquicerebelo (cerebelo-vestibular): lampréia (vertebrados + primitivos)  movimentos ondulatórios e mantém o equilíbrio no meio líquido = lobo flóculo-nodular (primeira fase filogenética)
*
PAREI AQUI
Paleocerebelo (cerebelo-espinhal): peixes (nadadeiras) geram impulsos proprioceptivos que regulam o tônus muscular e a postura do animal =lobo anterior + pirâmide e úvula (segunda fase filogenética);
Neocerebelo (cerebelo-cortical): mamíferos capacidade de usar os membros para movimentos delicados, assimétricos e coordenados = resto do lobo posterior (terceira fase filogenética).
*
Regiões do cerebelo
Arquicerebelo (vestíbulo cerebelo): área mais antiga, relacionada ao controle do equilíbrio, postura e movimento dos olhos.
 
Espinocerebelo: relacionado com a função de impedir a ultrapassagens de movimentos, amortecer movimentos e movimentos balísticos. 
*
Cérebro cerebelo: grande zona lateral dos hemisférios cerebelares que tem função de planejamento de movimentos, determinação da seqüência e marcação do tempo de movimentos complexos. 
O cerebelo jamais atua sozinho, mas sim em intima associação com o córtex cerebral e com o tronco encefálico, realizando as funções já mencionadas anteriormente. 
*
Movimentos balísticos são movimentos que auxiliam o córtex  quando jogamos vídeo game ou tocamos piano o cerebelo aprende o movimento inteiro de uma vez só, então quando executamos estes movimentos o cerebelo envia o pacote completo para o córtex que apenas processa a informação, por isso se o movimento é paralisado no meio do caminho o córtex não sabe realizar por si só estes movimentos complexos, então o cerebelo tem de enviar o pacote novamente e o movimento tem que iniciar novamente do início. 
*
O cerebelo precisa aprender a seqüência de movimentos para que possa executar as correções mencionadas, por isso quando estamos aprendendo algum movimento novo logo no início erramos mais, mas a cada vez que executamos o movimento seja certo ou errado o cerebelo esta aprendendo e aprimorando cada vez mais as seqüências excitatórias e inibitórias que devem ocorrer nos músculos agonistas e antagonistas para que o movimento ocorra corretamente.
É por isso que quanto mais executamos um determinado movimento, nos tornamos mais capazes em realizá-lo corretamente.
*
CITOARQUITETURA CEREBELAR
O córtex cerebelar apresenta a mesma citoarquitetura em todas as folhas e lóbulos, possui 3 camadas de células:
Camada molecular;
Camada de células de Purkinge;
Camada granular.
*
Principais funções do cerebelo:
Manutenção da postura e do equilíbrio corporal (arquicerebelo vérmis contração adequada dos músculos axiais e proximais dos membros =manter a postura normal e o equilíbrio);
Controle do tônus muscular (núcleo denteado e o interpósito = manutenção do tônus);
*
Controle dos movimentos voluntários através do planejamento dos movimentos voluntários e da correção do movimento em execução (zona intermediária do cerebelo compara as características do movimento em execução com o plano motor, núcleo denteado planejamento motor[ativado antes do início do movimento], núcleo interpósitocorreção do movimento [ativado após o início do movimento];
Aprendizagem motora.
*
PRINCIPAIS SINTOMAS DE LESÃO CEREBELAR
Incoordenação de movimentos (ataxia, marcha atáxica, incoordenação na articulação das palavras, voz arrastada);
Perda do equilíbrio (dificuldade de se manter de pé  aumento da base para se manter de pé);
Hipotonia (diminuição do tônus muscular);
*
PRINCIPAIS SÍNDROMES CEREBELARES
Síndrome do arquicerebelo = perda de equilíbrio, não consegue se manter de pé (DISTASIA), quando deitado o tônus e a coordenação são praticamente normais.
 Ocorre com certa frequência em crianças de menos de 10 anos.
Causa: Tumores que comprimem o nódulo e o pedúnculo do flóculo. 
*
Síndrome do paleocerebelo = perda de equilibro (DISTASIA ); anda com base alargada (DISBASIA); ataxia dos MMII; 
Ocorre no homem como consequência da degeneração do córtex do lobo anterior no alcoolismo crônico. 
*
Síndrome do neocerebelo: As lesões do neocerebelo causam como sintoma fundamental uma incoordenação motora (ataxia), que pode ser testada por vários sinais.
Ataxia incoordenação motora.
Dismetria (execução defeituosa de movimentos que visam atingir um alvo, pois o indivíduo não consegue dosar exatamente a ‘quantidade’ de movimentos necessários para isso) Quando ultrapassamos o ponto desejado ao fazermos um movimento.
*
Decomposição (movimentos complexos que normalmente são feitos simultaneamente por várias articulações) São decompostos, ou seja, realizados em etapas sucessivas por cada uma das articulações.
Desdiadococinesia (dificuldade de fazer movimentos rápidos e alternados)Exemplo: tocar rapidamente a ponta do polegar com os dedos indicador e médio,
alternadamente. 
*
Rechaço (verifica-se esse sinal mandando o paciente forçar a flexão do antebraço contra uma resistência que se faz no pulso) Indivíduo normal: resistência retirada, a flexão pára e Indivíduo Doente: músculos custam a agir e o movimento é violento; 
Tremor (característico que se acentua ao final do movimento ou quando o paciente está prestes a atingir um objetivo) Exemplo: apanhar um objeto (tremor intencional); 
Nistagmo (movimento oscilatório rítmico dos olhos, que ocorre especialmente em lesões do sistema vestibular e do cerebelo).
*
IMPORTANTE:
*
CEREBELO
Seu nome vem do latim = pequeno cérebro.
10% do volume total do encéfalo;
Contém 2/3 de todos os neurônios;
Seus neurônios estão arranjados de uma maneira altamente regular que resulta da repetição de um mesmo circuito básico.
*
Coordena todas as ações do SNC: motoras, cognitivas e neurovegetativas; 
Reforça e ressintetiza impulsos motores, gradua e harmoniza a contração muscular, tanto no movimento voluntário como na manutenção da postura. Refinamento dos movimentos. Respostas são mais fortes e mais precisas, e os movimentos voluntários são mais uniformes e mais sincronizados. 
*
Recentes pesquisas demonstraram que o cerebelo pode ter funções em diversas outras atividades, como memória de curta duração, emoções, atenção, controle de atos impulsivos, etc. 
*
*
TERMINOLOGIA DOS SINAIS DE DISFUNÇÕES CEREBELARES:
Abasia = insegurança durante a marcha.
Assinergia = decomposição dos movimentos ou falta de coordenação dos movimentos executados pelos diversos grupos musculares.
Astasia = insegurança na posição de pé.
Ataxia = perda da coordenação motora dos membros, sobretudo nas extremidades, acompanhada de desvio da marcha e do corpo para o lado correspondente à lesão.
*
Desdiadococinesia ou adiadococinesia = incapacidade de realizar os movimentos que exigem alternância rápida entre agonistas e antagonistas (pronação e supinação);
Dismetria = incapacidade para avaliar corretamente a distância , de modo que os movimentos cessam precocemente ou ultrapassam o alvo (hipermetria); 
Fala escandida = é a fala mal articulada, lenta e hesitante, com acentuação imprópria de algumas sílabas, de modo que algumas palavras são proferidas de forma explosiva. (comprometimento dos músculos da fala).
*
Fenômeno do rechaço = devido à incapacidade do indivíduo para se adaptar prontamente as alterações da tensão muscular, o relaxamento muscular, após a contração, é seguido de movimento descontrolado e violento.
Hipotonia = diminuição do tônus muscular, produz flacidez e enfraquecimento da musculatura ipsilateral.
Incapacidade para discriminação do peso = o indivíduo sempre terá a impressão de menor peso, quando segura um objeto na mão correspondente ao lado da lesão cerebelar.
Tremor de intenção = tremor que aparece durante a ação muscular e aumenta com a proximidade do objeto (apontar com dedo um objeto).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais